Kentakk, pelo que vejo você é o cara que mais estuda este assunto por aqui, mesmo não tendo um Eco 4WD. Desse modo, acho que é maior "autoridade" do pedaço neste assunto.
Dito isso, se você tem esta dúvida, imagine nós, que não estudamos o assunto mais profundamente. Como usuário, só sei que o sistema é muito inteligente ao direcionar a tração conforme a necessidade, e muito "burro" quando acionamos o botão 4WD.
Porque digo isso? Até onde sei, aciona-se mesmo uma trava mecânica que divide a tração nos eixos dianteiro e traseiro por igual, assim como nas rodas. Desse modo o carro fica mais capaz de sair de um atoleiro, por exemplo, mas perde em dirigibilidade e conforto. A direção fica muita dura e é mais difícil manobrar o carro em curvas, mesmo em baixa velocidade. Parece que as rodas não giram em sintonia e acabam atrapalhando o movimento harmônico do veículo.
Por isso raramente aciono o botão. Só mesmo se o areial for muito grande ou estiver subindo um morro, por exemplo.
Não sei se isso acontece no novo Eco, já que houve mudanças no sistema de tração!