EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Pneus mais altos na nova ecosport?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 feumarinho

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá, sou novo no fórum mas já consegui informações valiosas aqui, tenho uma nova ecosport 13mil km, rodas 16 originais da versão titanium, adoro o carro, mas algo que sempre me incomodou foi o perfil dos pneus 205/60/r16.

Sou fan do estilo offroad e gosto muito dos pneus altos das versões anteriores do Eco e fico com certa inveja dos pneus do duster (só dos pneus mesmo)

Hoje vi em um shopping uma eco que chamou minha atenção estava com um jogo de pneus 205/70/r16, ficou linda, gostaria de saber até que altura cabe na minha, talvez 75??


Obrigado dês de já

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Feumarinho. Bem vindo ao fórum.

Vários colegas alteram o conjunto de rodagem dos seus veículos, mas o mais comum é desejarem aumentar o diâmetro da roda e diminuir a largura do pneu, diferentemente do que você está propondo. Mas pelo menos podemos aproveitar esta experiência para calcular o diâmetro máximo recomendado. Foi na Eco antiga, mas o espaço para rodas não mudou:

Alguns colegas já colocaram com sucesso os seguintes tamanhos:

225/50 R17: altura final de 656,8 mm
225/55 R17: altura final de 679,3 mm
245/45 R18: altura final de 677,7 mm

Vamos aos números do conjunto padrão – pneu+roda - do EcoSport: 205/60/16 = 652,4 mm.
Altura do perfil do pneu: 205 mm x 60% = 123 mm. Altura da roda R16= 16 pol. X 25,4 mm = 406,4 mm. Diâmetro do conjunto: 123 + 406,4 + 123 = 652,4 mm.

Vamos calcular as que você deseja:

205/70/16: altura final de 693,4 mm - OK - há algum tempo calculei um limite de 700 mm para o conjunto.

205/75/16: altura final de 713,9 mm - Acho que está demais - possível arrasto na carroceria.

Neste link explico melhor como fazer os cálculos:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1788-alterar-o-diametro-dos-pneus-rodas#19685

Abs

#3
 feumarinho

avatar
Iniciante
Iniciante
Cara muito obrigado, inclusive o outro topico tambem foi muito esclarecedor, acho que vou pensar melhor no assunto pois vi que meche com muita coisa, cambio, abs, e etc.

Obrigado

#4
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Lembrando que, neste caso, mantendo a roda de mesmo raio, ao aumentar o perfil do pneu, vai alterar diretamente o diâmetro do conjunto roda+pneu.
Além de ser proibido pelo Código de Trânsito, também vai alterar a precisão do seu velocímetro (vai marcar menos do que efetivamente está andando).

Como não existia a legislação na época, fiz isso num Logus que tive (na verdade mantive o perfil mas aumentei a roda. O carro ficou MUITO melhor visualmente, mas eu tinha que regular o pé em pardais para não ser multado.

Eu comentei com a minha esposa ontem enquanto voltamos de viagem na nossa eco que eu gostei muito da nova eco, mas que ela perdeu o jeito de off-road. Ficou meio com cara de crossover avantajado. Indiscutivelmente mais bonita e moderna que o modelo antigo, mas acho que se pudessem falar, as novas ecos diriam que tem nojinho de lama Razz

[]s

#5
 feumarinho

avatar
Iniciante
Iniciante
Foi bom tocar no assunto dos pardais. Moro no interior mas acho que o uso de um gps ajudaria no caso. O engracado que apesar de nao ser possivel pelo codigo de transito eu vi uma vendendo no shopping com esse perfil 70. Acho que vou ver na consecionaria o que eles falam sobre isso na proxima revisão

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:Lembrando que, neste caso, mantendo a roda de mesmo raio, ao aumentar o perfil do pneu, vai alterar diretamente o diâmetro do conjunto roda+pneu.
Além de ser proibido pelo Código de Trânsito, também vai alterar a precisão do seu velocímetro (vai marcar menos do que efetivamente está andando).

Como não existia a legislação na época, fiz isso num Logus que tive (na verdade mantive o perfil mas aumentei a roda. O carro ficou MUITO melhor visualmente, mas eu tinha que regular o pé em pardais para não ser multado.

Eu comentei com a minha esposa ontem enquanto voltamos de viagem na nossa eco que eu gostei muito da nova eco, mas que ela perdeu o jeito de off-road. Ficou meio com cara de crossover avantajado. Indiscutivelmente mais bonita e moderna que o modelo antigo, mas acho que se pudessem falar, as novas ecos diriam que tem nojinho de lama Razz

[]s
Willians, dê uma olhada Neste link que recomendei para o Feumarinho:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1788-alterar-o-diametro-dos-pneus-rodas#19685

Como você tem experiência com o assunto, pode dar alguma sugestão.

Abs

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dando uma olhada noutro assunto, descobri que o colega Dirceu Ximenes trocou os pneus originais por 225/70/R15:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t380-freestyle-2011-12-novas-fotos-e-up-s#5168

225/70/15: altura final de 696,0 mm - OK - há algum tempo estimei um limite de 700 mm para o conjunto, mas foi por pura observação.

Apesar das inegáveis mudanças nos equipamentos do carro, devo admitir que gostei do resultado final no Eco do colega:

Pneus mais altos na nova ecosport? Vzd4

Cool

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Fiquei curioso para saber se o colega Dirceu teve algum problema por trocar os pneus. Então enviei um e-mail e ele prontamente respondeu e autorizou a publicação da mensagem aqui no fórum: 

Olá, Dirceu. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meu nome é Josimar, sou participante do Fórum EcoSport Club.

Faz algum tempo que você não aparece aqui no fórum, e eu gostaria de tirar uma dúvida, já que você trocou seus pneus por 225/70/R15.

Com o tempo, sentiu alguma diferença no comportamento do veículo? Tipo arrastar os pneus na lataria, dificuldades em frenagens, sustos em curvas, etc., que pudesse ser atribuída à troca dos pneus?

Também tenho vontade de aumentar o diâmetro dos pneus para aumentar a altura do carro, além de deixá-lo com mais jeito de jipe, como você citou no fórum.

Agradeço a atenção.

Resposta ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá Josimar,

Realmente nunca mais apareci por lá, faz tempo que vendi meu Eco.

Bem, sobre os pneus não recomendo, arrasta fácil, vc não pode passar por buracos mais fortes ou areia, no meu caso uma vez chegou a arrancar aquela proteção de plástico, 100 reais jogados fora. Fica bacana, mas não presta.

Abçs.

Dirceu Ximenes

#9
 Edbergo

Edbergo
Iniciante
Iniciante
Sei que o tópico é antigo, mas alguém sabe falar a marca e modelo do pneu que o colega citou, 205.70.16??

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não sei, mas a marca Continental tem um deste tamanho:


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725268059-pneu-continental-20570r16-pro-contact-96h-_JM


Segundo consta no anúncio, é a medida do novo Tracker 14-15 e da Hilux 2006-15.


Vi seu outro tópico. Sugiro uma lida no que escrevi acima. Acredito que perfil 70 é demais para seu carro.


Perfil 65 já aumentaria a altura consideravelmente. 


Gosto do Goodyear Wrangler SUV. Excelente custo/benefício. Mas não tem nestas medidas.


O Dunlop 205/65/16 custa em torno de R$ 400,00.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793143762-pneu-dunlop-20565r16-20565-r16-95h-sp-lm704-_JM

Pneus mais altos na nova ecosport? Pneu-dunlop-20565r16-20565-r16-95h-sp-lm704-632605-MLB25031710670_092016-O


A Michelin tem o Tl Agilis Grnx nesta mesma medida, mas custa quase R$ 700,00 e não é tão bonito.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759503421-pneu-michelin-tl-agilis-grnx-20565-r16-107105-t-_JM

Pneus mais altos na nova ecosport? Pneu-michelin-tl-agilis-grnx-20565-r16-107105-t-650521-MLB20779068516_062016-O

#11
 Edbergo

Edbergo
Iniciante
Iniciante
Eu tava pensando em colocar 205.80/16

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Edbergo, eu acredito que fica muito grande para o Eco!


Deve arrastar nas curvas e se tiver alguém ou carga no banco traseiro/mala, mesmo com calços!


Vamos aos números do conjunto padrão – pneu+roda - do EcoSport: 205/60/16 = 652,4 mm.


Vamos calcular a que você deseja:

205/80/16: altura final de 734,4 mm! Um aumento de 12,6%.


Cálculos - perfil do pneu: 205 mm x 80% = 164 mm. Altura da roda R16= 16 pol. X 25,4 mm = 406,4 mm. Diâmetro do conjunto: 164 + 406,4 + 164 = 734,4 mm.



Neste link explico melhor como fazer os cálculos:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t1788-alterar-o-diametro-dos-pneus-rodas#19685


Abs

#13
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos