Eu acabei de pegar a estrada com a eco e revisei algumas coisas.
Se o óleo já está perto da época da troca, adiante antes da viagem. Lembre-se que a eco é famosa esquentadinha e que o óleo vai ser aquecido e exigido acima do normal numa viagem longa. Pelo custo tão baixo, eu sempre troco o filtro junto com o óleo.
Pelo mesmo motivo de aquecimento, não esqueça de ver o nível do fluido de arrefecimento.
Filtro de ar limpo custa merreca, vc msm pode trocar e ajuda o carro a respirar melhor e beber menos na estrada.
Dá uma revisada nos freios pois também serão mais exigidos. Discos muito gastos podem empenar com o aquecimento extra em uma serra, por exemplo. Pastilhas e lonas gastas são um perigo.
Calibre os pneus do carro de acordo com a carga que vai levar (número de pessoas) e malas. Não esqueça de calibrar o estepe também.
Na eco eu ainda não fiz o teste, mas no Tigra e na Kansas, ambos rendem mais na estrada com gasolina de alta octanagem (Shell V-Power ou BR Pódium). O preço mais alto acaba contra-balanceando o rendimento quilométrico extra dos dois, mas o desempenho mais alto ajuda em ultrapassagens (especialmente na kansas que é bem manca).
É o que eu costumo fazer com os meus veículos antes de viajar e nunca tive problemas.
Já quanto a estrada não posso opinar por não conhecer. Apenas recomendar a boa e velha prudência. Lembre-se que o importante é chegar. Se mais cedo ou mais tarde, não faz tanta diferença a não ser q seja no cemitério
Boa viagem
[]s