EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine)

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Relembrando a primeira mensagem :

SIMIONI escreveu:Fala galera, tudo certo?

Criei coragem hoje e decidi remover a tampa do filtro de ar condicionado para fazer a troca. Primeiramente preciso dizer que o processo é MUITO fácil, não se assuste com as fotos e etapas do processo, em 30 minutos dá para fazer a troca comum.

Em outros tópicos já discutimos isso, porém as informações e dicas para a TROCA do filtro de ar estavam espalhadas em vários tópicos diferentes, por isso resolvi criar esse tópico exclusivo para o passo a passo!

Vou postar também uma foto com o recorte feito na tampa do filtro, para facilitar as futuras trocas. Na primeira vez (com a tampa original) será preciso retirar todo o console central, porém no futuro, com o recorte feito, será possível fazer a substituição removendo somente a tampa do filtro!

O primeiro passo é remover o porta trecos da parte de trás do console central e a capa do freio de mão. Na minha Eco essa peça é encaixada por pressão, portanto basta puxar na frente e atrás até que a peça se solte. A capa do freio de mão é encaixada também, basta removê-la. *Na Eco manual, remova primeiro a manopla do câmbio, depois o porta treco.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 O8b1w2

Remova os quatro parafusos que fixam o console central. Existem dois parafusos embaixo do porta treco trazeiro e dois embaixo do frontal. O console frontal requer mais cuidado, pois antes da remoção completa dessa peça é necessário desconectar os dois fios do acendedor de cigarros, portanto tome bastante cuidado na hora de remover esse porta treco. Basta puxá-lo pelos lados até que as travas se soltem. Depois disso, remova os dois parafusos que ficam perto do câmbio.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 5cblft

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 2gxr8uv

Na Eco automática, coloque o câmbio na posição N para facilitar a remoção do console central e do porta treco frontal.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 Im427s

Remova também a tampa dos fusíveis para facilitar o acesso e iluminação da tampa do filtro.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 2mn4b4

Com o console removido, basta soltar todos os parafusos da tampa do filtro de ar e removê-la. Existe um parafuso "escondido" atrás do acabamento da coluna central do comando do ar condicionado, com uma chave allen ou similar é possível soltar esse parafuso (com muita paciência). Essa parte é a mais chata, pois o espaço é limitado e escuro cherry 

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 29cs9xi

Após a remoção da tampa será possível acessar o compartimento do filtro do AC:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 2wedkkx

Nesse vídeo é possível ver o passo a passo. Na Eco antiga o processo é um pouco diferente, no vídeo é possível ver isso:



O recorte da tampa pode ser feito de vários jeitos, o importante é manter a verdadeira tampa do filtro de ar intacta para não comprometer a vedação do sistema! Com uma serra, faca quente e uma lixadeira fiz o seguinte recorte:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 26404xx

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 202pnd

Feito o recorte, basta instalar o filtro de ar novo e instalar a tampa. Com a tampa já em posição, instale o console central e os dois porta trecos novamente!

Veja só como ficou a tampa:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 35jcjkm

Agora não será mais necessário remover o console central para fazer a troca! cheers  cheers

Parece complicado, mas é tudo bastante simples de se fazer, vale a pena fazer o recorte também pessoal!

Abraços!





[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 Vi8JTdD


#26
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Essas coisas sao comuns em nosso pais pois veja so, pagamos todos os impostos que nao sao baratos e ainda um item essencial não vem com o carro apesar de amarmos nossos carros é triste ver a montadora querendo apenas vender.

#27
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Sabia que tinha um motivo pra não vir com esse filtro dos infernos...  Twisted Evil  Evil or Very Mad 

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 Vnps

#28
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
sihsihsihsisihis... cada coisa, sei não viu willians...

http://philldesigner.com.br

#29
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
kkk 666.

 Evil or Very Mad Twisted Evil Evil or Very Mad Twisted Evil Evil or Very Mad Twisted Evil 



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#30
 Green Hornet

avatar
Iniciante
Iniciante
Senhores.

Continua a pergunta: alguém sabe onde é que fica e como se troca o filtro do ar condicionado do EcoSport 2013/2014?

#31
 Valter Melchiotti

Valter Melchiotti
Iniciante
Iniciante
Green Hornet escreveu:Senhores.

Continua a pergunta: alguém sabe onde é que fica e como se troca o filtro do ar condicionado do EcoSport 2013/2014?

Esse video já postado neste post vai lhe ajudar:

#32
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Show Valter, que bom que deu certo, é mais um incentivo a galera tentar fazer...



[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 WwmQbLo
[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#33
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
tenho que criar vergonha e trocar. ja tenho renite alergia e não da para despevinir. vou ver se na semana que vem eu troco, ou, coloco esse filtro

agora, porque sera que a fabrica teve que colocar esse 666 no modelo do filtro? dá até medo de comprar kkkkk

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#34
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
só tive problema para tirar o porta objeto traseiro, ele não sai. tem que tirar por completo ou só nas abas lateirais?

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#35
 Green Hornet

avatar
Iniciante
Iniciante
Valter Melchiotti escreveu:
Green Hornet escreveu:Senhores.

Continua a pergunta: alguém sabe onde é que fica e como se troca o filtro do ar condicionado do EcoSport 2013/2014?

Esse video já postado neste post vai lhe ajudar:

Valter.

Esse vídeo mostra como se troca o filtro da primeira geração do EcoSport. Eu quero saber como é que se troca o filtro da nova geração.

#36
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Como esta dando problema de sumir imagens hospedadas no Imageshack estou repetindo o tutorial para não perder a ilustração

SIMIONI escreveu:Fala galera, tudo certo?

Criei coragem hoje e decidi remover a tampa do filtro de ar condicionado para fazer a troca. Primeiramente preciso dizer que o processo é MUITO fácil, não se assuste com as fotos e etapas do processo, em 30 minutos dá para fazer a troca comum.

Em outros tópicos já discutimos isso, porém as informações e dicas para a TROCA do filtro de ar estavam espalhadas em vários tópicos diferentes, por isso resolvi criar esse tópico exclusivo para o passo a passo!

Vou postar também uma foto com o recorte feito na tampa do filtro, para facilitar as futuras trocas. Na primeira vez (com a tampa original) será preciso retirar todo o console central, porém no futuro, com o recorte feito, será possível fazer a substituição removendo somente a tampa do filtro!

O primeiro passo é remover o porta trecos da parte de trás do console central e a capa do freio de mão. Na minha Eco essa peça é encaixada por pressão, portanto basta puxar na frente e atrás até que a peça se solte. A capa do freio de mão é encaixada também, basta removê-la. *Na Eco manual, remova primeiro a manopla do câmbio, depois o porta treco.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 O8b1w2

Remova os quatro parafusos que fixam o console central. Existem dois parafusos embaixo do porta treco trazeiro e dois embaixo do frontal. O console frontal requer mais cuidado, pois antes da remoção completa dessa peça é necessário desconectar os dois fios do acendedor de cigarros, portanto tome bastante cuidado na hora de remover esse porta treco. Basta puxá-lo pelos lados até que as travas se soltem. Depois disso, remova os dois parafusos que ficam perto do câmbio.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 5cblft

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 2gxr8uv

Na Eco automática, coloque o câmbio na posição N para facilitar a remoção do console central e do porta treco frontal.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 Im427s

Remova também a tampa dos fusíveis para facilitar o acesso e iluminação da tampa do filtro.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 2mn4b4

Com o console removido, basta soltar todos os parafusos da tampa do filtro de ar e removê-la. Existe um parafuso "escondido" atrás do acabamento da coluna central do comando do ar condicionado, com uma chave allen ou similar é possível soltar esse parafuso (com muita paciência). Essa parte é a mais chata, pois o espaço é limitado e escuro cherry 

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 29cs9xi

Após a remoção da tampa será possível acessar o compartimento do filtro do AC:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 2wedkkx

Nesse vídeo é possível ver o passo a passo. Na Eco antiga o processo é um pouco diferente, no vídeo é possível ver isso:



O recorte da tampa pode ser feito de vários jeitos, o importante é manter a verdadeira tampa do filtro de ar intacta para não comprometer a vedação do sistema! Com uma serra, faca quente e uma lixadeira fiz o seguinte recorte:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 26404xx

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 202pnd

Feito o recorte, basta instalar o filtro de ar novo e instalar a tampa. Com a tampa já em posição, instale o console central e os dois porta trecos novamente!

Veja só como ficou a tampa:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 35jcjkm

Agora não será mais necessário remover o console central para fazer a troca! cheers  cheers

Parece complicado, mas é tudo bastante simples de se fazer, vale a pena fazer o recorte também pessoal!

Abraços!





[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 Vi8JTdD

#37
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Valeu Zanetti, outro dia eu tentei arrumar as fotos mas não consegui  cheers 

Abs

#38
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Josimar escreveu:Pois é, até hoje não vi ninguém falar que o Eco vinha com filtro, e o colega Flávio já fez até um questionamento à própria Ford e eles responderam, por escrito, que o filtro não vem de fábrica nem mesmo no novo EcoSport...

Sem comentários...

 Mad

Tenho uma Freestyle 2013 e na 2ª revisão o filtro do ar-condicionado (filtro de cabine, filtro antipólen) foi trocado, ou seja, a minha veio com esse filtro. Estou querendo fazer um passo a passo e postar, vou tentar fazer o mais breve possível, pois, vi que a troca é realizada pelo lado do carona e sem retirar console, pelo que vi é retirado quase nada. Vou fazer para conferir.

#39
 Ronaldo Eco 2012

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Apenas uma duvida! Comprei o filtro ar condicionado para trocar, ECOSPORT FREESTYLE 2012/2012, só que nele tem estampado uma seta em preto, creio eu que deve ser sentido de ventilação! Essa seta ela tem que estar direcionada para dentro do carro sentido alavanca do cambio, ou para frente do carro sentido (Motor)???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586425131-filtro-ar-condicionado-ford-ecosport-fiestafusion-_JM

#40
 willian azevedo

willian azevedo
Membro Pro
Membro Pro
Fiz esse procedimento hoje no meu... ficou fácil agora quando eu precisar trocar esse filtro..

Ótimo tutorial!

Abs

#41
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
Membro Jr
Bom dia!
Fiz conforme o orientado neste tutorial. Hoje, 07/06/2020 as imagens postadas não aparecem, mas tem um vídeo no YouTube que, junto.com esse tutorial, ajudam a fazer o serviço. Em relação aos.parafusos, dos 7 ou 8 que existem, no meu carro só tinham 4...

#42
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
Membro Jr
Bom dia!
Fiz conforme o orientado neste tutorial. Hoje, 07/06/2020 as imagens postadas não aparecem, mas tem um vídeo no YouTube que, junto.com esse tutorial, ajudam a fazer o serviço. Em relação aos.parafusos, dos 7 ou 8 que existem, no meu carro só tinham 4...[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 Img_2010[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 Img_2010

#43
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Que bom que conseguiu trocar, infelizmente as imagens são hospedadas pela própria pessoa que criou o tópico, e nós administradores não temos acesso.

Provavelmente ele apagou as imagens do servidor onde foram postadas.

Abraço

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#44
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
Membro Jr
Entendi. Mas mesmo com a descrição, já dá pra meter as caras. Essa foto que eu postei é do filtro antigo. Comprei o carro em setembro/2019 e tem lá no cofre do motor uma etiqueta de que foi feito a higienização em 03/2019, ou seja, a antiga proprietária pagou por uma limpeza e troca de filtro. E olha o estado do filtro!! Todo amassado. Fizeram um serviço beeeeem nas coxas!!! Além disso, na tampa do ar, na parte mais alta dela, tem uma espécie de encaixe por onde passam aqueles canos metálicos do sistema de ar condicionado. Estava todo torto pq foi montado errado, e por esse motivo, a tampa não assentava corretamente e os parafusos não chegavam na rosca. Talvez, por esse motivo é que montaram faltando 4 parafusos... Pq montaram errado!!!!! Enfim, eu gastei 33 reais e fiz o serviço mais bem feito do que as lojas que cobram 120/150 reais (vai, digamos que gastei 35,00... perdi os parafusos que fixam a parte de trás do console... caíram dentro da lataria, debaixo do carpete e tive que comprar mais dois novos...). Tá certo que, imagino eu, fazer a limpeza com essas granadinhas que vendem nas lojas de autopeças não ficar muito bom, masssss...

Aliás, será que funcionam mesmo essas granadinhas ou são só "efeito placebo"??

Ahhh: quando forem montar o console, na parte traseira, coloquem um pano no fundo... se o parafuso cair, vcs não perdem.

É isso aí!

#45
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Esses é o único germicida que eu conheço.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) - Página 2 NnQ0YPk



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#46
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Consegui salvar as fotos pelo tópico do Zanetti. Agora as fotos aparecem na primeira postagem.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#47
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
Membro Jr
efemota escreveu:Consegui salvar as fotos pelo tópico do Zanetti. Agora as fotos aparecem na primeira postagem.

Maravilha!!!
Muito obrigado!!!

Sobre o "limpador de ar condicionado", tem tantas marcas disponíveis... Não sei a composição... nunca lí e não sei se diferem nas fórmulas... Mas tem de 12,00 (que foi o que eu comprei) até 35,00

Aproveitando que as imagens foram recuperadas, faço um questionamento, mas antes, uma introdução.

Em linhas gerais, eu posso dizer que sou totalmente favorável que o carro seja mantido original/genuíno, seja em acessórios ou peças de manutenção. Não me agradam adaptações ou dispositivos milagrosos que prometem desempenho, economia, etc, etc, etc. Acredito que se determinada peça está no carro, se determinada coisa é montada de determinada forma, um motivo deve haver.

Entretanto, essa tampa do ar condicionado tão grande e montada parcialmente por trás do console, não me convence de ter uma real função ou necessidade.

Na postagem inicial, nosso colega Zanetti cortou a tampa dele, separando a parte que efetivamente tampa o filtro do restante da peça. Já ví alguns Fiestas e Ecosports com esse corte, que inegavelmente facilita muito o trabalho, mas que a mim incomoda demais por alterar a peça originalmente projetada (pra mim fica com cara de gambiarra), apesar de eu me sentir muito tentado a cortar pela facilidade que traz.

Portanto, pergunto:
- alguém sabe a real necessidade dessa tampa ser tão grande?
- ao cortá-la, ela "perderia sua função", se é que ela tem alguma outra relevante, além de tampar o alojamento do filtro?
- quem cortou, notou alguma diferença?
- devo deixar de ser "neurótico", afinal, isso é só uma tampa e nada mais!?!??!??!??! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu, pessoal!!

#48
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Fábio - São Mateus/SP escreveu:
efemota escreveu:Consegui salvar as fotos pelo tópico do Zanetti. Agora as fotos aparecem na primeira postagem.

Maravilha!!!
Muito obrigado!!!

Sobre o "limpador de ar condicionado", tem tantas marcas disponíveis... Não sei a composição... nunca lí e não sei se diferem nas fórmulas... Mas tem de 12,00 (que foi o que eu comprei) até 35,00

Aproveitando que as imagens foram recuperadas, faço um questionamento, mas antes, uma introdução.

Em linhas gerais, eu posso dizer que sou totalmente favorável que o carro seja mantido original/genuíno, seja em acessórios ou peças de manutenção. Não me agradam adaptações ou dispositivos milagrosos que prometem desempenho, economia, etc, etc, etc. Acredito que se determinada peça está no carro, se determinada coisa é montada de determinada forma, um motivo deve haver.

Entretanto, essa tampa do ar condicionado tão grande e montada parcialmente por trás do console, não me convence de ter uma real função ou necessidade.

Na postagem inicial, nosso colega Zanetti cortou a tampa dele, separando a parte que efetivamente tampa o filtro do restante da peça. Já ví alguns Fiestas e Ecosports com esse corte, que inegavelmente facilita muito o trabalho, mas que a mim incomoda demais por alterar a peça originalmente projetada (pra mim fica com cara de gambiarra), apesar de eu me sentir muito tentado a cortar pela facilidade que traz.

Portanto, pergunto:
- alguém sabe a real necessidade dessa tampa ser tão grande?
- ao cortá-la, ela "perderia sua função", se é que ela tem alguma outra relevante, além de tampar o alojamento do filtro?
- quem cortou, notou alguma diferença?
- devo deixar de ser "neurótico", afinal, isso é só uma tampa e nada mais!?!??!??!??! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu, pessoal!!

Eu não cortei a tampa da minha, mantive a originalidade do carro. Vai de cada um querer cortar ou não, para alguns é trabalho desmontar e perder algum tempo para fazer a troca do filtro, para outros é prazer em desmontar e cuidar da camioneta.

Abçs

Efemota



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#49
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
Membro Jr
efemota escreveu:
Fábio - São Mateus/SP escreveu:
efemota escreveu:Consegui salvar as fotos pelo tópico do Zanetti. Agora as fotos aparecem na primeira postagem.

Maravilha!!!
Muito obrigado!!!

Sobre o "limpador de ar condicionado", tem tantas marcas disponíveis... Não sei a composição... nunca lí e não sei se diferem nas fórmulas... Mas tem de 12,00 (que foi o que eu comprei) até 35,00

Aproveitando que as imagens foram recuperadas, faço um questionamento, mas antes, uma introdução.

Em linhas gerais, eu posso dizer que sou totalmente favorável que o carro seja mantido original/genuíno, seja em acessórios ou peças de manutenção. Não me agradam adaptações ou dispositivos milagrosos que prometem desempenho, economia, etc, etc, etc. Acredito que se determinada peça está no carro, se determinada coisa é montada de determinada forma, um motivo deve haver.

Entretanto, essa tampa do ar condicionado tão grande e montada parcialmente por trás do console, não me convence de ter uma real função ou necessidade.

Na postagem inicial, nosso colega Zanetti cortou a tampa dele, separando a parte que efetivamente tampa o filtro do restante da peça. Já ví alguns Fiestas e Ecosports com esse corte, que inegavelmente facilita muito o trabalho, mas que a mim incomoda demais por alterar a peça originalmente projetada (pra mim fica com cara de gambiarra), apesar de eu me sentir muito tentado a cortar pela facilidade que traz.

Portanto, pergunto:
- alguém sabe a real necessidade dessa tampa ser tão grande?
- ao cortá-la, ela "perderia sua função", se é que ela tem alguma outra relevante, além de tampar o alojamento do filtro?
- quem cortou, notou alguma diferença?
- devo deixar de ser "neurótico", afinal, isso é só uma tampa e nada mais!?!??!??!??! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Valeu, pessoal!!

Eu não cortei a tampa da minha, mantive a originalidade do carro. Vai de cada um querer cortar ou não, para alguns é trabalho desmontar e perder algum tempo para fazer a troca do filtro, para outros é prazer em desmontar e cuidar da camioneta.

Abçs

Efemota


Ah sim, concordo!!

Mas me preocupa o fato de serem peças plásticas, de encaixe. Com o tempo essas plásticos ressecam e se quebram. Como requer alguma força no desencaixe e encaixe, dá um medinho... kkkk

Mas entendi!

Vou pensar bem... tenho 10 mil km pra pensar... rsrsrsrsrs

#50
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos