EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ecosport não liga - problema na bateria / cabo do alternador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Galera, sei que já discutiu-se um bocado sobre bateria, mas gostaria de compartilhar um caso que ocorreu hoje à tarde.

Meu irmão me ligou no final da tarde e disse que não conseguiu ligar o carro. Aliás, ele não conseguiu nem abri-lo, pois o alarme não funcionava e a chave não abre a porta. Chamou um chaveiro, colocou a chave e não acendia nada no painel.

Me ligou e eu disse: bateria. Ele retrucou dizendo que a bateria era nova, que na semana passada trocou até os terminais. A lâmpada indicadora de tensão indicava que a bateria estava carregada. Por telefone pedi que ele checasse os fusíveis mestre (maxi fusíveis). Todos ok, até que ele disse que havia um cabo desconectado! Fui até o local levando um cabo para partida auxiliar e verifiquei que este cabo era do maxifusível 2.

Liguei o dito cujo, liguei o cabo auxiliar e dei partida no carro. Tudo ok!

Imagino o que aconteceu: ele trocou os terminais da bateria e os competentes eletricistas deixaram o tal cabo solto.
A bateria foi usada até descarregar completamente (ele ligou o carro umas 6 vezes desde que trocou os terminais).

Minha dúvida: será que este cabo era do alternador? No Eco ele é ligado à caixa de maxi fusíveis antes de chegar ao pólo positivo da bateria?

confused

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Que eu saiba em todos os carros o alternador é ligado direto a bateria

#3
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Se não me engano, alternador e motor de arranque são ligados via fusivel na bateria.
Atualmente nada vai ligado direto na bateria, passa sempre por fusivel antes por segurança.

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, eu lembro dos carros mais antigos que esta ligação era direta. Mas parece mesmo que o tal cabo que citei é mesmo do alternador. Como o Marcos citou que todos os equipamentos devem passar pela bateria, faz sentido isso. Só que achei estranho não ter esta informação no próprio manual do carro.

Mas fica a dica para quem tiver problema semelhante: checar sempre os maxi fusíveis, incluindo seus contatos!

#5
 Marinho.LBM

Marinho.LBM
Membro
Membro
Informação nunca fica "velha"! Estou com este problema hj, 07.15.2014, 00:14:50. Tentei dar partida umas 3 vezes e descarregou a bateria. Fiz uma chupeta e pegou na hora. Dei uma rodada com ele, guardei na garagem e desconectei o positivo na bateria para garantir a carga e amanhã vou dar uma olhada graças as dicas deste tópico. Abraços!  Very Happy 

http://www.marinhomorais.com.br

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Marinho.


Que bom que a informação ajudou. Mas este foi um caso bem específico, pois o eletricista que trocou a bateria "esqueceu" de ligar um dos cabos na caixa de maxi fusíveis, certamente o do alternador.


Em geral, quando o veículo apresenta os sintomas de não querer pegar, o problema é a bateria cansada mesmo. Já tive este problema n vezes com Fiesta e Ecosport, quando minha esposa roda muito com o carro (quero dizer, quando eu não rodo muito, porque ele roda todo dia, mas muito pouco). 


Já passei por vários apertos e digo o seguinte: faça diagnóstico e, caso necessário, troque logo a bateria! Não demora e chega a hora em que o carro demora para pegar até com a famosa "chupeta".


Abs

#7
 Marinho.LBM

Marinho.LBM
Membro
Membro
Valeu Josimar! Vou levar para fazer o diagnóstico para troca! Abraços!  vlwww 

http://www.marinhomorais.com.br

#8
 Marinho.LBM

Marinho.LBM
Membro
Membro
Fala galera! Troquei a bateria e tudo ok! Mas no teste foi identificada uma pequena sobre carga, vou levar ao eletricista e verificar o alternador.

http://www.marinhomorais.com.br

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Beleza, Marinho. Agora é ficar sossegado com esse lance de bateria por um bom tempo!


Essa sobrecarga parece ser comum no Eco. Em todos os meus 1.6 o eletricista cita isso mas nunca tive maiores problemas com esta característica.




Será que o alternador é o mesmo nas ecos 1.6 e 2.0? Isso explicaria a diferença, pois nos 2.0 a bateria é de 60 Ah!

#10
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
As baterias de fabrica atendem a quantidade de acessorios que o carro possui na linha de montagem.
Como é comum pra todos, depois que se compra um carro (novo ou usado) o pessoal enche de acessorios
que consomem mais energia (farois auxiliares, modulo de som, lampadas mais fortes) e a bateria continua
com a mesma potencia, depois de um tempo ela não aguenta o tranco.

#11
 Marinho.LBM

Marinho.LBM
Membro
Membro
Pois é galera,

pensei em todas as possibilidades, mas relativo a acessórios, as únicas modificações foram do rádio que me roubaram e substituí por outro bem simples (tenho até que comprar o acessório p/ tampar outro din) e instalei um par de fita Led nos faróis, com ligação direta no farol baixo. E testei a carga com o rádio desplugado e as fitas também. A carga à mais de de 2 pontos à cima, creio que não tem problemas, mas vou levar a um profissional p/ confirmar. Mais uma vez obrigado a todos!!!

http://www.marinhomorais.com.br

#12
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos