Fala Galera!
Hoje (finalmente) fiz a troca do óleo da minha DH. Antes de tudo fui atrás do óleo ATF Texamatic 7045 E, comprei na Casa do Óleo ali na Avenida dos Bandeirantes. Comprei dois litros, pelo que vi o sistema utiliza aproximadamente 600 ml. Com dois litros você faz a troca, limpeza e ainda sobra meio litro. Depois disso adquiri um par de cavaletes (ainda não tinha) que são essenciais para fazer a troca corretamente.
Primeiramente será necessário remover o farol
direito do carro. Eu já aproveitei para remover a grade dianteira para facilitar o serviço de montagem e desmontagem do farol, mas é opcional. O reservatório da DH fica escondido atrás do farol, sem removê-lo fica impossível de acessar as linhas hidráulicas que abastecem o reservatório.
O próximo passo é apoiar o carro nos cavaletes. Utilize um dos pontos indicados no manual do carro para fazer isso com segurança.
Com o carro apoiado, identifique as mangueiras do reservatório da DH e proteja a área com um pano ou plástico para evitar que o óleo do reservatório contamine a correia de acessórios e outros componentes do motor. Existem duas mangueiras, uma grossa (no fundo do reservatório) e uma mais fina (na parte mais alta do reservatório). A mangueira da parte inferior alimenta o sistema (sugando o óleo) e a mangueira da parte mais alta do reservatório faz o retorno do óleo para o mesmo. Isso foi feito para evitar que o sistema seja contaminado por ar.
Agora é que a coisa começa a ficar suja! Vamos soltar a abraçadeira da mangueira de retorno do óleo e depois desconectar a mangueira do reservatório. Reforço a importância de proteger a área com um pano para evitar que o óleo do reservatório entre em contato com os componentes do motor. Para soltar a abraçadeira utilize um alicate bico de papagaio ou a ferramenta especial. Para soltar a mangueira, faça movimentos circulares e procure "torcer" a mangueira até que ela se solte.
Solte a mangueira e tape a saída do reservatório imediatamente com os dedos (ou algo do tipo). Eu acabei usando um "dedo" de luva de látex com uma abraçadeira para tapar a saída do reservatório, funcionou muito bem.
Antes de tapar o reservatório aproveitei para sangrar todo o óleo velho que estava lá dentro. Complete o nível do reservatório até a boca. Com a ajuda de outra pessoa, ligue o motor do carro por alguns segundos e desligue-o logo em seguida. Você vai notar que o óleo velho começa a sair rapidamente pela mangueira, portanto tome cuidado para não deixar o sistema sugar ar para dentro. Repita esse processo até que o óleo novo comece a sair (2-3 vezes é o suficiente). Com a ajuda de outra pessoa acredito que seja possível fazer a troca de uma vez só, adicionando o óleo novo conforme o velho sai, porém a probabilidade de sujar o motor e ar entrar no sistema é maior!
Reconecte a mangueira ao reservatório e complete o nível. Agora você pode ligar o carro e esterçar o volante várias vezes de um lado para o outro (de preferência um lado de cada vez, retornando até o meio somente). Solte a mangueira novamente e repita a primeira etapa com a mangueira dentro da garrafa PET para fazer uma última limpeza no sistema. Vale lembrar que não será necessário colocar a abraçadeira durante a limpeza do sistema, a mangueira por si só dá conta do recado (sem vazamentos). Quando você estiver satisfeito com a limpeza basta completar o nível do reservatório até a marca MAX e pronto!
Você vai notar que o óleo velho é bastante escuro e muito menos denso e "grudento". Faça o teste você mesmo ou veja uma foto mostrando a diferença gritante entre um óleo velho e o novo:
Notei uma leve diferença na direção, ficou mais macia/leve. O nível de ruídos emitidos pela DH (quando utilizada com o carro parado) também diminuiu. O processo foi simples e barato, vale muito a pena fazer essa troca pessoal... Acredito que de 50 em 50 mil isso deveria ser feito, com certeza vai prolongar a vida útil da DH!