EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ar quente com defeito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Notei que ao ligar o ar condicionado ele esfria o ar, mas logo que se desliga o compressor e fica somente no ventilador em menos de 1minuto começa a vir aquele bafão quente, coisa horrivel. Eu ja tive carro com ar condicionado mas nao era asim....
Creio que a valvula do ar quente nao esta conseguindo reter a agua quente do lado de fora, sendo asssim acaba esquentando desnecessariamente o habitaculo do carro.
jAlgum de voces notaram isso???
Pois desse jeito tem que se fazer a viagem toda com o ar ligado. Haja bolso. No

#2
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
kentakk escreveu:Notei que ao ligar o ar condicionado ele esfria o ar, mas logo que se desliga o compressor e fica somente no ventilador em menos de 1minuto começa a vir aquele bafão quente, coisa horrivel. Eu ja tive carro com ar condicionado mas nao era asim....
Creio que a valvula do ar quente nao esta conseguindo reter a agua quente do lado de fora, sendo asssim acaba esquentando desnecessariamente o habitaculo do carro.
jAlgum de voces notaram isso???
Pois desse jeito tem que se fazer a viagem toda com o ar ligado. Haja bolso. No


A Eco não tem válvula do ar quente. Vou tentar colocar uma do Fiesta na minha para ver como fica.

http://www.walmed.com.br

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
denis.edson escreveu:
kentakk escreveu:Notei que ao ligar o ar condicionado ele esfria o ar, mas logo que se desliga o compressor e fica somente no ventilador em menos de 1minuto começa a vir aquele bafão quente, coisa horrivel. Eu ja tive carro com ar condicionado mas nao era asim....
Creio que a valvula do ar quente nao esta conseguindo reter a agua quente do lado de fora, sendo asssim acaba esquentando desnecessariamente o habitaculo do carro.
jAlgum de voces notaram isso???
Pois desse jeito tem que se fazer a viagem toda com o ar ligado. Haja bolso. No


A Eco não tem válvula do ar quente. Vou tentar colocar uma do Fiesta na minha para ver como fica.

denis eu ja cogitei colocar a valvula do fiesta so que eh mais complicado que vc pensa, pois o botao de controle do fiesta eh diferente do ecosport. Pois da eco eh uma alavanca mecanica que abre as portinholas e do fiesta sao comandos eletricos que varia a tensao na valvula. eu estou pensando em uma valvula do corsa. Mas pra isso vou ter que dar um jeito de tirar um ponto de vacuo do motor e colocar uma valvula eletromagnetica de controle de vacuo+a valvula do corsa propriamente dita. Ate as mangueiras de adaptacao eu ja comprei.

#4
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
kentakk escreveu:
denis.edson escreveu:
kentakk escreveu:Notei que ao ligar o ar condicionado ele esfria o ar, mas logo que se desliga o compressor e fica somente no ventilador em menos de 1minuto começa a vir aquele bafão quente, coisa horrivel. Eu ja tive carro com ar condicionado mas nao era asim....
Creio que a valvula do ar quente nao esta conseguindo reter a agua quente do lado de fora, sendo asssim acaba esquentando desnecessariamente o habitaculo do carro.
jAlgum de voces notaram isso???
Pois desse jeito tem que se fazer a viagem toda com o ar ligado. Haja bolso. No


A Eco não tem válvula do ar quente. Vou tentar colocar uma do Fiesta na minha para ver como fica.

denis eu ja cogitei colocar a valvula do fiesta so que eh mais complicado que vc pensa, pois o botao de controle do fiesta eh diferente do ecosport. Pois da eco eh uma alavanca mecanica que abre as portinholas e do fiesta sao comandos eletricos que varia a tensao na valvula. eu estou pensando em uma valvula do corsa. Mas pra isso vou ter que dar um jeito de tirar um ponto de vacuo do motor e colocar uma valvula eletromagnetica de controle de vacuo+a valvula do corsa propriamente dita. Ate as mangueiras de adaptacao eu ja comprei.



Cara, para o funcionamento da válvula, eu preciso simplesmente de 12v ou 0v para acionar ela, e eu consigo isso, simplesmente colocando um interruptor para que seja acionado quanto a janela do ar quente seja fechada, quando ela chegar no fechamento máximo ela acione a válvula. Porque eu preciso 12v para que a válvula seja completamente acionada, ou 0v para que ela não seja acionada.
Que você acha, será que dá certo?

http://www.walmed.com.br

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
denis.edson escreveu:
kentakk escreveu:
denis.edson escreveu:
kentakk escreveu:Notei que ao ligar o ar condicionado ele esfria o ar, mas logo que se desliga o compressor e fica somente no ventilador em menos de 1minuto começa a vir aquele bafão quente, coisa horrivel. Eu ja tive carro com ar condicionado mas nao era asim....
Creio que a valvula do ar quente nao esta conseguindo reter a agua quente do lado de fora, sendo asssim acaba esquentando desnecessariamente o habitaculo do carro.
jAlgum de voces notaram isso???
Pois desse jeito tem que se fazer a viagem toda com o ar ligado. Haja bolso. No


A Eco não tem válvula do ar quente. Vou tentar colocar uma do Fiesta na minha para ver como fica.

denis eu ja cogitei colocar a valvula do fiesta so que eh mais complicado que vc pensa, pois o botao de controle do fiesta eh diferente do ecosport. Pois da eco eh uma alavanca mecanica que abre as portinholas e do fiesta sao comandos eletricos que varia a tensao na valvula. eu estou pensando em uma valvula do corsa. Mas pra isso vou ter que dar um jeito de tirar um ponto de vacuo do motor e colocar uma valvula eletromagnetica de controle de vacuo+a valvula do corsa propriamente dita. Ate as mangueiras de adaptacao eu ja comprei.



Cara, para o funcionamento da válvula, eu preciso simplesmente de 12v ou 0v para acionar ela, e eu consigo isso, simplesmente colocando um interruptor para que seja acionado quanto a janela do ar quente seja fechada, quando ela chegar no fechamento máximo ela acione a válvula. Porque eu preciso 12v para que a válvula seja completamente acionada, ou 0v para que ela não seja acionada.
Que você acha, será que dá certo?

Denis. É ai que vc se engana.... eu tambem pensei a mesma coisa.... mas nao eh isso dizem as mas linguas que o maximo é 8volts. Entao quando tem 8 volts ele fecha e quanto tem zero volts ele abre. Entao quando queima a valvula o ar fica quente direto, uma sauna.... Outro erro de projeto.
Acho meio inviavel colocar esse controle do fiesta, alem de ter que modificar os botoes do painel.
Acho que se colocar uma valvula de outro carro e um botao o servico fica mais limpo e profissional, eu ate ja comprei um botao original da ecosport para esta finalidade, creio que eh o botao que controla o desembaçador.

#6
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
Comprei a válvula.

Acabei de comprar a válvula do Fiesta, e já desmontei ela toda.

E ela funciona aplicando 12v para fechala ou 0v para que ela fique aberta.

Meu próximo passo agora, é colocar ela na Ecosport.

Vamos ver o que acontece.

http://www.walmed.com.br

#7
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
denis.edson escreveu:Comprei a válvula.

Acabei de comprar a válvula do Fiesta, e já desmontei ela toda.

E ela funciona aplicando 12v para fechala ou 0v para que ela fique aberta.

Meu próximo passo agora, é colocar ela na Ecosport.

Vamos ver o que acontece.

Me diz uma coisa notei que a medida das mangueiras que saem do motor tem diametros diferentes.... Mas acho que a entrada que vai ate o radiador interno tem diametros iguais.... Sera que da pra dar uma verificada nisso. Se der para medir o diametro melhor. Agradeço...

#8
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
kentakk escreveu:
denis.edson escreveu:Comprei a válvula.

Acabei de comprar a válvula do Fiesta, e já desmontei ela toda.

E ela funciona aplicando 12v para fechala ou 0v para que ela fique aberta.

Meu próximo passo agora, é colocar ela na Ecosport.

Vamos ver o que acontece.

Me diz uma coisa notei que a medida das mangueiras que saem do motor tem diametros diferentes.... Mas acho que a entrada que vai ate o radiador interno tem diametros iguais.... Sera que da pra dar uma verificada nisso. Se der para medir o diametro melhor. Agradeço...



Assim que eu for colocar a válvula, verifico isso.

http://www.walmed.com.br

#9
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
denis.edson escreveu:
kentakk escreveu:
denis.edson escreveu:Comprei a válvula.

Acabei de comprar a válvula do Fiesta, e já desmontei ela toda.

E ela funciona aplicando 12v para fechala ou 0v para que ela fique aberta.

Meu próximo passo agora, é colocar ela na Ecosport.

Vamos ver o que acontece.

Me diz uma coisa notei que a medida das mangueiras que saem do motor tem diametros diferentes.... Mas acho que a entrada que vai ate o radiador interno tem diametros iguais.... Sera que da pra dar uma verificada nisso. Se der para medir o diametro melhor. Agradeço...



Assim que eu for colocar a válvula, verifico isso.

Um outro detalhe.... Notei que as braçadeiras de fabricas sao do tipo especial que nao eh roscado. Como faço pra tirar isso? Sera que precisa de um alicate especial?

#10
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
Não precisa nenhum alicate especial, acabei de tirar as mangueiras da minha com um alicate comum.

Aquelas abraçadeiras é só apertar com o alicate.

E a mangueira tem o mesmo diâmetro em toda ela, 18mm na parte interna da mangueira.

E o melhor de tudo é que serve perfeitamente na válvula de fiesta que comprei.

http://www.walmed.com.br

#11
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
denis.edson escreveu:Não precisa nenhum alicate especial, acabei de tirar as mangueiras da minha com um alicate comum.

Aquelas abraçadeiras é só apertar com o alicate.

E a mangueira tem o mesmo diâmetro em toda ela, 18mm na parte interna da mangueira.

E o melhor de tudo é que serve perfeitamente na válvula de fiesta que comprei.

Olha eu poderia jurar que olhando a saida de agua do motor(no cavalete de plastico) tem diametros diferentes, ahco que 18 e 15mm... Mas o seu motor eh 1.6 ou 2.0 ?
Mas se der pra colocar vai ficar show de bola.
Voce ja bolou qual tipo de interruptor vai colocar? No painel tem espaco para colocar aquelas botoeiras originais.

#12
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
A minha Eco é 1.6.

A minha ideia, é colocar uma micro chave colocada naquele local que se enxerga quando a gente tira o porta luvas.
Ar quente com defeito Microinterruptor




Ali tem uma portinhola que se fecha quando queremos só ar frio, o que vou fazer é o seguinte, quando o bracinho da portinhola chegar no fim do seu curso, ele acione esta micro chave, que ligará a válvula e interrompera a passagem de água quente.

Espero que funcione.

http://www.walmed.com.br

#13
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Olá denis.edson. Tá ficando interessante o projeto. Merece até um passo a passo como fotos quando concluir. Pense nisto.

gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#14
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
Está foto mostra exatamente onde vão as mangueiras, são de mesmo diâmetro.

Ar quente com defeito Carcaaecosportfrum





kentakk escreveu:
denis.edson escreveu:Não precisa nenhum alicate especial, acabei de tirar as mangueiras da minha com um alicate comum.

Aquelas abraçadeiras é só apertar com o alicate.

E a mangueira tem o mesmo diâmetro em toda ela, 18mm na parte interna da mangueira.

E o melhor de tudo é que serve perfeitamente na válvula de fiesta que comprei.

Olha eu poderia jurar que olhando a saida de agua do motor(no cavalete de plastico) tem diametros diferentes, ahco que 18 e 15mm... Mas o seu motor eh 1.6 ou 2.0 ?
Mas se der pra colocar vai ficar show de bola.
Voce ja bolou qual tipo de interruptor vai colocar? No painel tem espaco para colocar aquelas botoeiras originais.

http://www.walmed.com.br

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
denis.edson escreveu:Está foto mostra exatamente onde vão as mangueiras, são de mesmo diâmetro.

Ar quente com defeito Carcaaecosportfrum





kentakk escreveu:
denis.edson escreveu:Não precisa nenhum alicate especial, acabei de tirar as mangueiras da minha com um alicate comum.

Aquelas abraçadeiras é só apertar com o alicate.

E a mangueira tem o mesmo diâmetro em toda ela, 18mm na parte interna da mangueira.

E o melhor de tudo é que serve perfeitamente na válvula de fiesta que comprei.

Olha eu poderia jurar que olhando a saida de agua do motor(no cavalete de plastico) tem diametros diferentes, ahco que 18 e 15mm... Mas o seu motor eh 1.6 ou 2.0 ?
Mas se der pra colocar vai ficar show de bola.
Voce ja bolou qual tipo de interruptor vai colocar? No painel tem espaco para colocar aquelas botoeiras originais.

Putz! Eu poderia jurar que o diametro eram diferentes. Mas agora que vc mostrou a foto.....
Sobre a chave micro-swich boa ideia... Outra ideia era ligar ela perto do proprio botao giratorio que seleciona quente ou frio, ou seja, quando estiver todo a esquerda desligaria o sistema e quando girar um pouco para direita mandaria a agua quente para o sistema.
No meu caso como estou pensando num botao de painel mesmo, eh meio complicado pois o botao original da ford tem terminal da lampadinha piloto e da chave propriamente dita.... Tem que saber ligar para nao estragar...

#16
 denis.edson

avatar
Membro
Membro
Consegui colocar a válvula do ar quente do Fiesta na Ecosport.

Ar quente com defeito Iiire




Funcionou perfeitamente.

Por favor, se alguém souber por onde dá para passar um fio do compartimento do motor para dentro do carro me dê a dica.

Um abraço a todos.

http://www.walmed.com.br

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
denis.edson escreveu:Consegui colocar a válvula do ar quente do Fiesta na Ecosport.

Ar quente com defeito Iiire




Funcionou perfeitamente.

Por favor, se alguém souber por onde dá para passar um fio do compartimento do motor para dentro do carro me dê a dica.

Um abraço a todos.

que legal... da pra postar + fotos?
uma duvida? se ao desligar o motor e a alimentacao cai(zero volts) entao a valvula abre.... Neste caso por convecção sera que a agua quente vai pra dentro do carro? Porque sempre que deixo o carro no estacionamento do supermercado e aovoltar das compras noto que o carro esta super abafado. Depois faz um teste e me conta se abafou ou nao.

#18
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos