Olá! Tudo bem? Na verdade, sou novo no Fórum. Também não tenho e nunca dirigi uma EcoSport, sendo assim, não conheço o comportamento do veículo, bem como não posso opinar nada; mas, como tanto a EcoSport quanto o Ford Fiesta Rocam 1.6 2012/2012 que eu tenho, posso tentar dar uma opinião quanto à motorização, afinal, ambos praticamente têm o mesmo motor. O maior problema da Ford, ou melhor, os dois maiores problemas da Ford são as relações Pesos e Torque/Potência, dando aquela sensação de que o nosso carro não anda ou não está de acordo com as especificações do Manual do Proprietário. Bom, isso é conversa para outro momento. Quanto ao Chip, eu posso lhes garantir dois aspectos: 1) o Chip que se encontra no Mercado Livre, na verdade, não é um Chip e sim um potenciômetro que “simula” a entrada de ar mais frio dando a impressão de que o carro acabou ganhando torque e potência. Na verdade, não ganha nada, mas dá uma sensação mais gostosa, porque o carro acaba respondendo mais rápido. Quer um exemplo? Sabe quando o carro está frio, e ele responde um pouco melhor na arrancada? Então, o Chip dá a mesma sensação, só que constante. Ele deixa o carro esperto, como se tivesse ar gelado o tempo todo, dessa forma, mexe nos cálculos ar/combustível. Nunca li ou ouvi falar que ganhou torque e potência no dinamômetro, e já pedi aos fornecedores provarem, porém eles se negam. Realmente, é uma dúvida que todos nós temos, porém não ganhará nada, e sim lhe proporcionará uma sensação mais agradável, como se tivesse dirigindo um carro mais eficaz. 2) O que realmente funciona é a reprogramação da ECU ou Injeção Eletrônica. Mas cuidado: ele não dá 15% de melhora, como se lê ou se ouve por aí. Ele lhe dará, sendo otimista, 8% em torque e potência. O princípio é basicamente quase igual ao Chip do Mercado Livre, ao qual mexerá na relação ar/combustível, porém alguns aspectos também são levados em conta, como o tempo da ignição e aquela coisa toda. Já li e vi testes em dinamômetro que realmente funcionam e isso deve ser levado em consideração. Mas nem todos os veículos podem fazer e, em alguns casos, até pioram. Portanto, requer cuidado. Por fim, ou melhor, por conclusão, se realmente quer uma melhora e sem gastar muito, instale um Turbocompressor, que será mais barato e lhe dará mais torque e potência, porém mexerá no coração do carro, o que não é muito interessante na hora da venda. Quer dar uma pequena melhorada, instale um filtro de ar esportivo que lhe dará no máximo, repito: no máximo, 2cv em altas rotações (não mexerá no torque, são raros os veículos que isso acontece), e como nosso carro funciona muito bem em altas rotações, isso lhe será útil. Como os filtros de ar esportivo têm maior vazão de ar, isso ajudará na queima mais completa do combustível, tendo economia e melhor performance em baixa rotação, cujos nossos carros são deficientes. Por fim, pessoal, Chip (potenciômetro) lhe dará a mesma sensação de quando você dirige o carro frio; e a reprogramação lhe dará maior resultado.
Os testes no dinamômetro que eu fiz deram os resultados:
Filtro de ar esportivo Inflow in box + Militec-1
1ª Rodada:
Inflow + Militec 1
109,01 cv e 15,4kgfm a 4000rpm
2ª Rodada:
Inflow + Militec 1
109,92 cv e 15,42kgfm a 4200rpm
3ª Rodada:
Inflow + Militec 1
109,92 cv e 15,5kgfm a 4500rpm
4ª Rodada:
Inflow + Militec 1
110,29 cv e 15,8kgfm a 5500rpm
São bons resultados, dando uma boa impressão, mas não se deve levar como valores 100% exatos.