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#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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vi umamateriamuito interessante sobre esp, Muito util para subir em superficies escorregadias como neve.
Entao seria bom um carro com tracao 4x4, blocante de diferencial e ESP.
Dizem que o diferencial traseiro da eco 4wd(fluido viscoso) é meia-boca, de producao maciça e mais barata que as mecanicas de alto custo. Quebra o galho, mas nao eh o mais eficiente...
Tem um video que mostra o ESP do canal Discovery. So nao sei o nome do programa que passou o video.
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7MZer-IkvYM#!
Alias o ESP funciona de 2 formas. Uma é pinçando o freio eletronicamente impedindo que a roda continue escorregando. E a segunda forma eh cortar eletronicamente a potencia do motor momentaneamente.

#2
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Por outro lado o diferencial por meio viscoso é bom porque atua como diferencial e com blocante ao mesmo tempo. pois qto mais patina uma roda mais o liquido cria atrito para puxar a outra roda que esta parada.
Veja no final da pagina do site:
http://landmania.pt/_forum/viewtopic.php?p=16503

#3
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Muito legal esse vídeo. Estou no meu primeiro carro com controle de tração e estabilidade, mas, tenho um amigo que possui um Audi com esse sistema e já precisou vê-lo funcionar. Ele me disse que realmente funcionou e manteve o carro "na mão". Claro que é melhor não precisar que o sistema atue, mas, já precisei dar umas desviadas bruscas em estrada e com certeza com esse sistema teria sido mais tranquila a manobra.

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Muito interessante o vídeo, Kentakk. E o artigo sobre o diferencial é muito didático. A Ford utiliza no 4WD o "truque" descrito pelo autor:

"Para contornar este problema os fabricantes utilizam um truque que consiste em distribuir a tracção (frente/trás) de uma maneira desigual, fazendo com que esse diferencial central esteja sempre a trabalhar por muito pouco que seja (isto só é valido para diferenciais centrais), assim quando é solicitado através de o deslizamento de uma roda, ele já está relativamente quente e o tempo de resposta diminui drasticamente."

Por isso para o EcoSport 4WD não se aplica o que o autor fala numa frase anterior "[...] este conjunto tem [...] uma eficácia quase nula."

Qualquer recurso que venha a ajudar a dirigibilidade é sempre muito bem vindo. No Brasil não temos tanto problema com neve, mas temos óleo nas estradas, poças de água, barro e lama sobre o asfalto, buracos e por aí vai (e só estou falando de vias pavimentadas...).

Desde 1999 só compro carros se tiverem ABS. Faz uma diferença enorme. Há um ano resolvi comprar a versão 4WD do Ecosport, após ter experimentado 3 versões 4x2. Não vou ficar falando das qualidades do veículo e da tração, pois o BASICO já fez isso muito bem.

Não tenho necessidade de um veículo tracionado na maior parte do tempo. Na verdade ando mais no asfalto mesmo, porém ainda assim sinto uma grande diferença na estabilidade. O carro fica "grudado" no chão. Mas no fim de semana moro na praia, em local sem calçamento e a minha rua é enladeirada. Quando chove, o barro desliza muito e carros 4x2 podem não conseguir subir. Então alguns amigos deixam o carro no começo da rua... Eu, claro, não preciso...

Já aviso aos caminhões de entrega que não desçam, pois já houve atolamentos e aí só piora a situação para os carros pequenos. Imagine a situação: juntam-se buracos, barro, mato e lama em terreno inclinado. Só que para o 4WD não faz diferença, passa sem reclamar...

Quando eu estava em dúvida sobre comprar ou não a versão 4WD, um sobrinho disse algo que foi decisivo - todo carro devia ser 4x4...

cheers

#5
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