Postado Seg Abr 29, 2013 6:47 pm
Relembrando a primeira mensagem :
Olá, galera.
Acho muito bacana as alterações feitas pelos colegas do fórum, em especial nas rodas do veículo. Entretanto, gostaria de chamar a atenção para um detalhe importante:
O CONTRAN (Res. 533/78 alterada pela res. nº 569/81) diz que o diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda, desde que o perfil (altura) do pneu compense a mudança do diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema.
Mudando-se o diâmetro total da roda com o pneu, alguns mecanismos do veículo podem ter seu funcionamento alterado. Ex.: velocímetro, odômetro, sistema de injeção eletrônica, caixa de mudanças automática, piloto automático, controles de suspensão e freios ABS.
Mas nenhuma mudança é tolerável? Segundo os fabricantes de pneus, não se deve usar rodas montadas nos pneus se o diâmetro do conjunto ficar 3% maior ou 3% menor do que o original.
Vamos aos números do conjunto padrão – pneu+roda - do EcoSport: 205/65/15 = 647,5 mm.
Altura do perfil do pneu: 205 mm x 65% = 133,25 mm. Altura da roda R15= 15 pol. X 25,4 mm = 381 mm. Diâmetro do conjunto: 133,25 + 381 + 133,25 = 647,5 mm.
Medida da circunferência: 647,5 x 3,1415 (pi) = 2034 mm. Ou seja, a cada volta o carro anda 2,034 metros. O EcoSport tem seus odômetro e velocímetro ajustados para esta medida (O crédito da frase é do colega Dolphim).
Se a troca for feita por um pneu 205/70 R15, o diâmetro final será de 668 mm. Isto representa um aumento de 3,18%.
Se a troca for feita por um pneu 205/75 R15, o diâmetro final será de 688,5 mm. Isto representa um aumento de 6,33%.
Na prática, quando o velocímetro estiver marcando 100 km/hora, a velocidade será 106,33 km/hora. Quando o odômetro marcar 50.000 km, o carro deverá ter rodado algo em torno de 53.165 km.
Se algum colega desejar, poste aqui as medidas de seus pneus/rodas que calculo o diâmetro final e poderemos verificar se a diferença é significativa (± 3%) ou se atende as exigências estabelecidas pelos fabricantes, sem comprometer a atuação dinâmica/segurança do automóvel.
Curiosidade: enquanto a maioria quer aumentar o diâmetro dos pneus, há taxistas que o diminuem, pois assim darão a impressão de terem rodado mais e faturam melhor. Mas isso é crime.
Olá, galera.
Acho muito bacana as alterações feitas pelos colegas do fórum, em especial nas rodas do veículo. Entretanto, gostaria de chamar a atenção para um detalhe importante:
O CONTRAN (Res. 533/78 alterada pela res. nº 569/81) diz que o diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda, desde que o perfil (altura) do pneu compense a mudança do diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema.
Mudando-se o diâmetro total da roda com o pneu, alguns mecanismos do veículo podem ter seu funcionamento alterado. Ex.: velocímetro, odômetro, sistema de injeção eletrônica, caixa de mudanças automática, piloto automático, controles de suspensão e freios ABS.
Mas nenhuma mudança é tolerável? Segundo os fabricantes de pneus, não se deve usar rodas montadas nos pneus se o diâmetro do conjunto ficar 3% maior ou 3% menor do que o original.
Vamos aos números do conjunto padrão – pneu+roda - do EcoSport: 205/65/15 = 647,5 mm.
Altura do perfil do pneu: 205 mm x 65% = 133,25 mm. Altura da roda R15= 15 pol. X 25,4 mm = 381 mm. Diâmetro do conjunto: 133,25 + 381 + 133,25 = 647,5 mm.
Medida da circunferência: 647,5 x 3,1415 (pi) = 2034 mm. Ou seja, a cada volta o carro anda 2,034 metros. O EcoSport tem seus odômetro e velocímetro ajustados para esta medida (O crédito da frase é do colega Dolphim).
Se a troca for feita por um pneu 205/70 R15, o diâmetro final será de 668 mm. Isto representa um aumento de 3,18%.
Se a troca for feita por um pneu 205/75 R15, o diâmetro final será de 688,5 mm. Isto representa um aumento de 6,33%.
Na prática, quando o velocímetro estiver marcando 100 km/hora, a velocidade será 106,33 km/hora. Quando o odômetro marcar 50.000 km, o carro deverá ter rodado algo em torno de 53.165 km.
Se algum colega desejar, poste aqui as medidas de seus pneus/rodas que calculo o diâmetro final e poderemos verificar se a diferença é significativa (± 3%) ou se atende as exigências estabelecidas pelos fabricantes, sem comprometer a atuação dinâmica/segurança do automóvel.
Curiosidade: enquanto a maioria quer aumentar o diâmetro dos pneus, há taxistas que o diminuem, pois assim darão a impressão de terem rodado mais e faturam melhor. Mas isso é crime.
Última edição por Josimar Medeiros em Qua maio 01, 2013 6:07 pm, editado 1 vez(es)