EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Alterar o diâmetro dos pneus/rodas

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Relembrando a primeira mensagem :

Olá, galera.

Acho muito bacana as alterações feitas pelos colegas do fórum, em especial nas rodas do veículo. Entretanto, gostaria de chamar a atenção para um detalhe importante:

O CONTRAN (Res. 533/78 alterada pela res. nº 569/81) diz que o diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda, desde que o perfil (altura) do pneu compense a mudança do diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema.

Mudando-se o diâmetro total da roda com o pneu, alguns mecanismos do veículo podem ter seu funcionamento alterado. Ex.: velocímetro, odômetro, sistema de injeção eletrônica, caixa de mudanças automática, piloto automático, controles de suspensão e freios ABS.

Mas nenhuma mudança é tolerável? Segundo os fabricantes de pneus, não se deve usar rodas montadas nos pneus se o diâmetro do conjunto ficar 3% maior ou 3% menor do que o original.

Vamos aos números do conjunto padrão – pneu+roda - do EcoSport: 205/65/15 = 647,5 mm.
Altura do perfil do pneu: 205 mm x 65% = 133,25 mm. Altura da roda R15= 15 pol. X 25,4 mm = 381 mm. Diâmetro do conjunto: 133,25 + 381 + 133,25 = 647,5 mm.

Medida da circunferência: 647,5 x 3,1415 (pi) = 2034 mm. Ou seja, a cada volta o carro anda 2,034 metros. O EcoSport tem seus odômetro e velocímetro ajustados para esta medida (O crédito da frase é do colega Dolphim).

Se a troca for feita por um pneu 205/70 R15, o diâmetro final será de 668 mm. Isto representa um aumento de 3,18%.

Se a troca for feita por um pneu 205/75 R15, o diâmetro final será de 688,5 mm. Isto representa um aumento de 6,33%.

Na prática, quando o velocímetro estiver marcando 100 km/hora, a velocidade será 106,33 km/hora. Quando o odômetro marcar 50.000 km, o carro deverá ter rodado algo em torno de 53.165 km.

Se algum colega desejar, poste aqui as medidas de seus pneus/rodas que calculo o diâmetro final e poderemos verificar se a diferença é significativa (± 3%) ou se atende as exigências estabelecidas pelos fabricantes, sem comprometer a atuação dinâmica/segurança do automóvel.

Curiosidade: enquanto a maioria quer aumentar o diâmetro dos pneus, há taxistas que o diminuem, pois assim darão a impressão de terem rodado mais e faturam melhor. Mas isso é crime. Suspect
study



Última edição por Josimar Medeiros em Qua maio 01, 2013 6:07 pm, editado 1 vez(es)


#26
 mouraddl

mouraddl
Iniciante
Iniciante
Olá!
Sera que alguem ainda visita aqui? kkkk  

Meu carro é um Idea Adventure. A medida original dos pneus são 205/70/15. Mas penso em fazer o inverso que a maioria aqui: Penso em diminuir a altura do pneu! O motivo, seria que o pneu 205/65/15 se acha com preços muito melhores que o 205/70/15.

Ja usei a calculadora http://www.autoideia.com.br/calculadora_tamanho_pneu_roda  , e a % ficou em 3.1 (nesse caso, 3.1% a menos que a medida original ? )

Rolling Eyes

#27
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Moura.


Como você deve ter observado no site autoideia, a mudança que você deseja é viável, já que a alteração é praticamente de (-) 3%, dentro da margem de segurança que as montadoras aconselham.


Eu fiz o inverso, como você citou, e mudei para perfil 70. Mas depois me arrependi e voltei para 65.



Abs

#28
 mouraddl

mouraddl
Iniciante
Iniciante
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701229897-pneu-dunlop-20570r15-at3-96t-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693796419-pneu-continental-20570r15-crossc-at-96t-_JM

Creio que esse pneu seja bom. Pena que não encontrei review desse pneu. Achei o desenho dele bem bonito, e o preço esta imbativel @@@
Olha o preço desse continental 205/65/15 => 305,00 !
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-765063432-pneu-continental-20565r15-crossc-at-94h-_JM


Obrigado Josimar : )
Meu caso é puramente financeiro mesmo (HAHAkkk..) Mas é estranho um pneu 205/65 custar r$305,00 e outro do mesmo modelo só porque é 205/70 custar uns 150, 160 reais a mais. (o.O)

Li bastante sobre essa provavel modificação e, tenho algumas: a primeira é sobre o tal "índice de carga do pneu"
Esse 205/65, tem 670kg, o 205/70, 710kg. Sera que essa diferença traria algum problema pra estabilidade?

A outra é sobre o ar dentro do pneu: No idea adventure, são 33 Psi (nas 4 rodas) com o veiculo "leve" e, 33Psi nos dianteiros e 44 nos traseiros "pesado". Ele pesa por volta de 1.345Kg vazio.


Li boa parte dos posts sobre o aumento dos pneus no ecosport, e você parecia bem satisfeito com a sua mudança. Oque te desanimou na mudança?


Abc

#29
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Quando fiz a mudança percebi o disparate nos preços. Pelo que lembro, segundo os vendedores, três fatores influenciam diretamente neste preço:


1 - Pneus 65 são mais vendidos. Então automaticamente têm mais concorrência e o preço cai.

2 - O tamanho maior requer mais matéria-prima (esse é meio óbvio, né?).

3 - O pneu tem mais lonas. Por isso aguenta mais peso e é mais caro. 


Mas o peso (e o índice velocidade) são muito similares e não fazem diferença para carros de passeio como os nossos. 


Estabilidade? Pneus menores vão diminuir a altura do centro de gravidade e dar mais estabilidade ao carro. Isso é certo.


A pressão dos pneus é assunto muito particular das montadoras. Sinceramente, do alto dos meus parcos conhecimentos 44 PSI é um bruto exagero!!! O carro deve pular mais que cabrito na montanha!


Mas uma coisa eu sei - a regra é: quanto menor o perfil tem que ter mais pressão. Se num carro com pneu que pede 30 PSI você colocar um perfil menor, terá que aumentar a pressão!


PS: mas isso numa mudança radical - de 70 para 30 ou 25, por exemplo!


Sobre os pneus que você indicou, todos são bem aceitos e confiáveis. Eu pesquisei dezenas de marcas e colocaria qualquer um dos dois.


Por quê me arrependi? A minha velocidade real aumentou - fui pego por radares. O consumo aumentou um pouco, a direção hidráulica ficou mais pesada e, quando fosse trocar - o jogo de pneus seria bem mais caro, rsrsrs.

Abs

#30
 JuniorMT

JuniorMT
Iniciante
Iniciante
Eu vou usar o 215/70r15...vai ficar bem próximo do diâmetro do 205/75r15!!
Tomara que eu não me arrependa igual o amigo Josimar!! Rsrsrs
A minha Eco é a 2.0 das primeiras que saíram, o câmbio é bem curto e tem força em praticamente toda faixa de rotação!!
Pode ser que não sinta muito o peso dos pneus e consumo se mantenha bem próximo do atual!!
Em relação ao velocímetro acho que vai marcar bem exato, pois reparei que nos radares que passo a velocidade marcada é em torno de uns 8% menor que o mostrado no painel do carro!! Sendo assim vai apenas anular o erro do velocímetro!! Assim espero...rsrs

#31
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
pessoal! uma pergunta que nao quer se calar.... Primeiro nasceu um veiculo chamado fiesta.... dai com o tempo nasceu a sua irmã maior a ecosport que alem de ser maior eh mais pesada.... Dai pergunto se o carro fica mais pesado o ideal nao seria alterar a relacao do cambio ou diferencial para aliviar o motor????
Entao o caminho seria ou mudar o cambio ou diferencial ou na pior hipotese diminuir o tamanho da roda/pneu... mas fizeram o contrario.... aumentaram o tamanho da roda e do pneu... O que eh um contra-senso.... E ai... Como fica esta historia????

#32
 JuniorMT

JuniorMT
Iniciante
Iniciante
Amigo Kentakk, mas a Eco tem relações mais curtas que os Fiestas...
E tbm a Ecos 2.0 tem relação mais curta que os Focus 2.0, justamente pelo diamentro da rodagem ser maior!!
Tem um topico no forum Fordhp, que mostra as relações de câmbio e diff de todos os Fords..é bem interessante!!
Se o amigo quiser dar uma olhada posto aqui!!

Abraço!

#33
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
JuniorMT escreveu:Amigo Kentakk, mas a Eco tem relações mais curtas que os Fiestas...
E tbm a Ecos 2.0 tem relação mais curta que os Focus 2.0, justamente pelo diamentro da rodagem ser maior!!
Tem um topico no forum Fordhp, que mostra as relações de câmbio e diff de todos os Fords..é bem interessante!!
Se o amigo quiser dar uma olhada posto aqui!!

Abraço!

ola Junior! se vc puder postar aqui seria otimo... mas pelo que eu tinha pesquisado na net as relacoes seriam iguais... inclusive o diferencial, e que talvez apenas a primeira marcha seria mais curta.....

#34
 JuniorMT

JuniorMT
Iniciante
Iniciante
OK, eu vou abrir um tópico específico e colocar as relações de Eco e Fiesta desde 1.0 até 2.0... pra não fugir do assunto aqui neste tópico!

Grande abraço!

EDIT: Final do mÊs chegam meus pneus 215/70r15...dai vou montar e postar fotos aqui pra quem interessar em ver!! Valew!

#35
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
JuniorMT escreveu:OK, eu vou abrir um tópico específico e colocar as relações de Eco e Fiesta desde 1.0 até 2.0... pra não fugir do assunto aqui neste tópico!

Grande abraço!

EDIT: Final do mÊs chegam meus pneus 215/70r15...dai vou montar e postar fotos aqui pra quem interessar em ver!! Valew!

ok Junior! qdo vc postar da um toque aqui neste forum so para me lembrar.... Obrigado.

#36
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium

#37
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos