EcoSport Club

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Luz de verificação do motor flex - AJUDA

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#1
 Dedê

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Iniciante
Iniciante
Boa Tarde Galera,
Você poderiam me ajudar?

"A luz de verificação do motor Flex" acendeu e não apaga mais... minha Eco é 2.0 e somente GASOLINA.
Sei que não é gasolina de ma qualidade...
Acho que deve ser alguma coisa na bobina ou então filtro de ar....

por favor me ajudem...

valeuuuu

#2
 adilson garcia

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Membro Pro
Membro Pro
Esta luz acende quando tem alguma anormalidade no sitema de injeção, para descobrir o que é, somente passando o scaner, voçe vai ter que ir ate uma oficina.

#3
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Pelo o que tenho visto, o motivo mais comum de acender a luz da injeção é por causa de alguma anomalia na quantidade de ar injetada. Mas passa numa oficina, não devem cobrar muito para passar o scanner e ver qual é o problema.

#4
 Dedê

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Iniciante
Iniciante
Galera, ontem a Luz apagou, e eu rodei normalmente, hoje ela acendeu novamente, e agora o carro esta falando e morrendo ( como tivesse cortando a gasolina) amanhã vou levar no mecanico para fazer um scaner, e ver se descubro o problema, vamos ver, tomara que não seja nada caro.
amanha eu posto aqui o que foi diagnosticado.
Valeuuu

#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Talvez voce não tenha qualquer problema com seu carro pois a luz de anomalia acende pra mostrar que uma falha foi detectada
mas a propria UCE do carro (unidade de comando eletronico) corrige a falha e a luz apaga logo depois.

Em alguns manuais de carros consta a informação que se a luz acender por "breves períodos" não há motivos pra preocupação.

luz do motor - Luz de verificação do motor flex - AJUDA LUZ+DE+INJE%25C3%2587%25C3%2583O

#6
 Dedê

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Iniciante
Iniciante
Marcos, valeu pela dica....
Vou ficar atento nesse detalhe... espero que não seja nada de mais... porque foi tenso voltar da onde eu estava com a carro desligando e sem freio kkkkkk só no freio de mão... mais vamos scanner pra ver o que é... essa luz maledita rs

#7
 betokuster

betokuster
Membro
Membro
Olá galera do fórum, pegando um gancho no assunto, a 4 dias atrás, ao tentar ligar minha eco pela manhã, descobri que a luz de salão tinha dormido acesa e a bateria descarregada. Então resolvi botar pra pegar com uma chupeta com o carro do meu mano. Fiz o procedimento conforme orientação do manual, e logo que o motor virou, disconectei os cabos.
Ao voltar pro interior do carro constatei logo a luz de verificação acesa e de lá pra cá, não apagou mais.
O carro tá andando normal com exceção do ar, que só arma na alta!
Alguma dica pra resolver, sem precisar ir pra oficina? Minha eco é 2007 XLS 1.6 flex.
Valeu galera! silent

#8
 JOCEAN

JOCEAN
Membro Advanced
Membro Advanced
Pode ser combustivel de ma qualidade!!!

Um amigo meu foi na ford com esse mesmo pro, eles alegaram combustível...se quiser apagar esta luzinha..deixa o carro em ponto morto ele ligado..e acelera ate ele atingir 5000 rpm, ele disse q o mecanico fez isso so para apagar a luzinha!!...ele disse que na segunda vez que ele colocou o carro em 5000 rpm a luz apagou!!...pode acelerar e segurar...chegou em 5000 giros, solta o acelerador, se nao apagar quando voltar para o normal, acelera denovo com o carro em ponto morto!! nao sei se procede para o ecosport, no caso dele foi um um fiesta...mais o motor é o mesmo de certa forma...

Abraço

#9
 betokuster

betokuster
Membro
Membro
Pô amigão, no meu caso tenho certeza que não é combustivel. O problema só aconteceu depois da chupeta na bateria.
Mais valeu, vou tentar essa dica, depois posto resultado.
Grande abraço. Wink

#10
 peve

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Iniciante
Iniciante
Achei isso na internet, mas não sei se ajuda...

"Os reparadores devem tomar cuidado quando forem realizar a famosa chupeta. Quando a bateria esta aberta, ou seja, sem nenhuma carga, a operação não deve ser feita. Se isso ocorrer a partir do momento em que o alternador começar a gerar carga, toda a energia irá para o sistema elétrico (uma vez que a bateria não acumula mais energia), o que pode causar sérios problemas para a injeção eletrônica em função da sobrecarga. "

http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=2249

#11
 betokuster

betokuster
Membro
Membro
Put's, agora já fiz a chupeta! Espero não ter danificado a injeção, se bem que nesse sentido o carro tá ligando e andando normal. Fiz a dica de acelerar em ponto morto até 5.000 giros, por duas vezes, a luz não apagou na hora mais saí logo em seguida e ao rodar uns 10 min, ela apagou, mais infelizmente pra minha tristeza ela acendeu de novo 5 min depois.
Pô galera, obrigado pelas dicas mais acho que vou ter que morrer numa farpelinha mesmo!
Qualquer novidade no assunto manda pra genti.
Valeu, grande abraço! Sad

#12
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
O jeito é passar o scanner, não tem outra. Se depois de fazer o reset a luz voltou, quer dizer que o problema é mais sério. Mas acho difícil que tenha danificado a injeção. Pode ser só um sensor defeituoso.

#13
 betokuster

betokuster
Membro
Membro
É isso aí, amanhã vou resolver e posto o que era...
Grande abraço a todos. scratch

#14
 betokuster

betokuster
Membro
Membro
Alô a todos, desculpem a demora de postar o resultado mais só hoje comsegui resolver.
Pra começar, fui em duas oficinas pra passar o skaner e nas duas eles nem se deram ao trabalho de faze-lo, dizendo que com certeza era um problema no ar condi, uma vez que ele não armava em baixa rotação. Disseram, é sensor ou rele!?@
Conclusão, fui a uma oficina especializada em ar e eles testaram tudo que tinha direito mas o ar não armava na lenta. Então me mandaram passar o scaner e me indicaram uma oficina de confiança deles e realmente o pessoal muito profissional, hakearam o modulo e em menos de 15 min a luz estava apagada e o ar 100%.
E nada mais era do que o sensor de temperatura da água, estava partido, é mole?
Graças a Deus terminou essa agonia!
Obrigado a todios pela força, abçs. cheers

#15
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Tamos ferrados, agora é o computador que acusa um defeito, antes era o "olhometro" ou "ouvidometro" do mecanico hehehehe
Num futuro muito proximo apenas as concessionarias vão conseguir consertar os carros.



#16
 betokuster

betokuster
Membro
Membro
É por ai mesmo mano, de nóis só resta aquela parte, que eles nunca vão abrir mão, a hora de botar a mão no bolso pra pagar!!! rsrsrsrs...
Abç.

#17
 oliveiracharlesjo

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Iniciante
Iniciante
Prezados,

Tenho uma ECO-2008 flex. A dois dias eu estava andando quando acendeu a luz de verificação do motor, então reduzi. Observei que a indicação de temperatura do motor começou a ociliar e a ventoinha entrou em funcionamento, logo dei uma olhada no manual, o qual recomenda não acelara bruscamente e levar a uma oficina especializada. Recorri ao forum. E conforme o relato do amigo (BETOKUSTER) fui verificar o sensor de temperatura o qual encotrei quebrado. Troquei, liguei e desliguei o motor e a luz apagou, não apresentando mais problemas. Não foi necessário passar o scaner. Comprei o sensor por 40,00 reais e eu troquei. O sensor é bem fácio de trocar é só tirar uma trava e encaixar, ele possui um o-ring para vedação. A localização do sensor é próximo da entrada de água no motor é só percorrer as mangueira que irá encontrá-lo.[justify]

#18
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
oliveiracharlesjo escreveu:Prezados,
Tenho uma ECO-2008 flex. A dois dias eu estava andando quando acendeu a luz de verificação do motor, então reduzi. Observei que a indicação de temperatura do motor começou a ociliar e a ventoinha entrou em funcionamento, logo dei uma olhada no manual, o qual recomenda não acelara bruscamente e levar a uma oficina especializada. Recorri ao forum. E conforme o relato do amigo (BETOKUSTER) fui verificar o sensor de temperatura o qual encotrei quebrado. Troquei, liguei e desliguei o motor e a luz apagou, não apresentando mais problemas. Não foi necessário passar o scaner. Comprei o sensor por 40,00 reais e eu troquei. O sensor é bem fácio de trocar é só tirar uma trava e encaixar, ele possui um o-ring para vedação. A localização do sensor é próximo da entrada de água no motor é só percorrer as mangueira que irá encontrá-lo.[justify]

Olá, Oliveira.

Obrigado por compartilhar a sua experiência. Pode ser bastante útil para os usuários e visitantes do fórum.
study

#19
 BASICO

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Membro Pleno
Membro Pleno
Esta luz que e AMARELA de advertencia pode aparecer

a)Apenas acendendo no painel, sem que veiculo manifeste nenhum problema
potencia etc.

b)Começe a piscar intermitente (mais grave) ai motor perde potencia

A minha depois que fiz serviço no CABEÇOTE (GARANTIA) APARECEU COM ESTE PROBLEMA luz acesa somente, na primeira vez acusaram combustivel (irc) na segunda apos scanner chegaram conclusão MAL CONTACTO SENSOR.

Resolvido 0o problema não acendeu mais..

#20
 antonio silva marques

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Membro Jr
Membro Jr
Marcos-CWB escreveu:Tamos ferrados, agora é o computador que acusa um defeito, antes era o "olhometro" ou "ouvidometro" do mecanico hehehehe
Num futuro muito proximo apenas as concessionarias vão conseguir consertar os carros.



enquanto existir fóruns tops como este,com participantes trocando experiências e dicas esse dia ainda demorará muito!
outro dia minha eco 2008 só andava com a ventoinha funcionando na alta,ao ligar de manhã ela já acionava na alta,pesquisei um pouco aqui no forum e resolvi a parada tirando o soquete do radiador\ventilador e aplicando limpa contato em spray,aproveite e fiz o mesmo em todo soquete que achei pela frente,agora funfa normal,ao custo de 14,00 dilmas !
por isso é importante quando os colegas tiverem um problema ao resolve-lo postarem tb a solução!

#21
 dani06

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Iniciante
Iniciante
,



Última edição por dani06 em Sáb Jul 13, 2013 8:08 am, editado 1 vez(es)

#22
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Ju.

Quando você citou que "a luz acendeu e o carro ficou estranho, meio que oscilando a aceleração", talvez não tenha ocorrido um problema grave, pois a luz de anomalia acende pra mostrar que uma falha foi detectada, mas o próprio veículo pode corrigir o problema e a luz apaga logo depois.

O mais comum é algum impureza ou mesmo má qualidade do combustível. Se for este o caso, uma dica interessante é trocar a gasolina pelo álcool durante algum tempo, para ver se a falha é corrigida.

Quando você citou o "ponteiro da temperatura", não entendi bem, pois creio que o tópico não cita este ponteiro. Talvez você tenha visto esta informação em outro tópico. De qualquer modo, você notou também uma oscilação na marcação da temperatura?  

Se o problema foi resolvido naturalmente, é mais provável que a falha tenha sido causada pelo combustível.

Abs

#23
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Aconteceu algo parecido comigo, uma vez. Desmontei a tampa do filtro de ar para ver como estava, quando montei de novo não devo ter prendido direito... um tempo depois o carro começou a oscilar o giro, chegou a apagar uma hora quando estava manobrando (isso que é automático). Fui ver e a mangueira do filtro de ar estava fora do lugar, deixando entrar muita sujeira. Mas pode ter vários motivos, incluindo o combustível. O ideal é passar o scanner para ver o que é.

#24
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
GALERA SOU NOVO NO FORUM ,
Como  estou pegando uma Eco, adorei a ideia de colocar a imagem do problema, pois ainda não estou com o carro fico perdido sobre o que esta se falando.
abraços a todos

#25
 marcelpimenta

marcelpimenta
Iniciante
Iniciante
Boa noite Pessoal.
Tenho uma eco 2007/2008 xls .Tive o msm problema hj. sai de casa e a luz acendeu e não apagou mais. liguei e desliguei o carro umas duas vezes e nada. deixei o carro parado umas 5h e nada, a luz continuava acesa . depois procurei no manual por um fusível e achei o F15 e F17. quando retirei o F17 e botei no lugar novamente fez um barulho como se estivesse zerando a central, pq zerou o hodômetro parcial tbm . ai virei a chave na posição 2 esperei assim q liguei a luz não acendeu e tentei algumas vezes e nada da luz. Vou ver amanha no q vai dar. espero q vire de boa ou então direto pro mecânico ate amanha galera kkkkkkk .abraço

#26
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