Marcos,
eu já tinha feito o teste em ambas as condições: seja só "virando a chave", seja efetivamente ligando o carro, a função de "um toque" para cima não funciona na primeira vez em que uso o carro no dia.
Já testei também isso que você falou, após o destravamento das portas... e não há funcionamento antes de virar a chave, o que eu até acho normal. Após desligar o carro, e em conformidade com o manual, os vidros funcionam normalmente durante alguns segundos , acho que 60s (repito, se já tiverem sido reprogramados para "um toque" para cima antes...).
Por falar no manual, no meu, mais precisamente na página 2-180, a Ford descreve esse problema que mencionei expressamente na seção sobre vidros elétricos, como que já soubesse do defeito em alguns de seus módulos RKE (grifos meus):
"PERDA DO MOVIMENTO AUTOMÁTICO DOS VIDROS (SE EQUIPADO)
Caso o veículo apresente perda do fechamento automático com um toque para cima ou através do controle remoto, siga o procedimento abaixo:
- Empurre para baixo o interruptor desejado até o fechamento (sic!) total do vidro, assim que o vidro estiver totalmente fechado (sic!), puxe o interruptor para cima sem soltar até a abertura (sic!) total do vidro.
- Se o problema persistir, procure os serviços de um Distribuidor Ford."
Percebam que eles até se enrolam no texto: onde se lê fechamento entenda-se abertura, e vice-versa, no primeiro item.
Bem, já cientifiquei novamente a concessionária; vou levar o carro lá outra vez para inspeção.
Abraços,
Adriano.
P.S.: Em tempo, a referência do "dia seguinte" é apenas para ilustrar que o problema parece se manisfestar após um certo número de horas.