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carro barulhento depois de retificar cabeçote

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#1
 Tibir

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Iniciante
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Pessoal, me socorram, tenho uma eco 1.6 2004 somente gasolina, precisei fazer cabeçote devido junta queimada, acontece que depois de pronto, o carro quando se afunda o pe mesmo estando em baixas velocidades, tipo depois de passar em um quebra molas por exemplo faz um braulho alem do normal, nao e so barulho de alto giro, tem um barulho dos infernos parecendo uma moto CB 300 com escape esportivo ou entao carro com filtro esportivo, ja levei em varios especialistas em escapamento e esta tudo ok, sem vazamentos, ate troquei o intermediario que estava ficando velho, voltei no mecanico e levei em outros doi tambem, nao existem falsa entrada de ar, caixa dofiltro de ar esta bem vedada, mangueira do TBI tambem, enfim, na marcha lenta fica silencioso, se acelerar ate uns 5 mil giros parado tambem o barulho nao aparece, so aparece andando e quando se exige do carro, alguem se habilita a tentar arriscar o que é????

#2
 Xave

Xave
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Tibir, peça para conferir se o motor está no ponto, existem critérios e ferramentas específicas para acertar o ponto na montagem. Se estiver fora de sintonia, mesmo que pouca coisa, as válvulas começam a martelar as sedes no cabeçote pois quando ocorre a explosão na câmara a válvula ainda não se fechou completamente(coisa de 0,5mm mas já bate). Não sou perito mas já vi algo semelhante em um motor de outra montadora.
Abç

#3
 Tibir

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Iniciante
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Xave escreveu:Tibir, peça para conferir se o motor está no ponto, existem critérios e ferramentas específicas para acertar o ponto na montagem. Se estiver fora de sintonia, mesmo que pouca coisa, as válvulas começam a martelar as sedes no cabeçote pois quando ocorre a explosão na câmara a válvula ainda não se fechou completamente(coisa de 0,5mm mas já bate). Não sou perito mas já vi algo semelhante em um motor de outra montadora.
Abç


cara, valeu demais pelo toque, muito obrigado mesmo, havia pensado mesmo que remotamente nessa possibilidade mas achei meio que fora de cogitação devido o carro estar andando teoricamente normal mesmo, mas enfim, tem como tambem a retifica do cabeçote ter ficado mal feita???
Abraço!

#4
 Xave

Xave
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...havia pensado mesmo que remotamente nessa possibilidade mas achei meio que fora de cogitação devido o carro estar andando teoricamente normal mesmo, mas enfim, tem como tambem a retifica do cabeçote ter ficado mal feita???

- Retífica mal sucedida, com a tecnologia atual, creio que não. O que pode ocorrer, em tese, é: o cabeçote ter ficado muito avariado e para corrigir foi necessário aprofundar a usinagem, e, consequentemente ao rebaixar para corrigi-lo, aumenta a taxa de compressão na câmara de combustão. Na minha opinião, a melhor solução quando um cabeçote está muito empenado e é necessário desbastar muito para corrigir, salvo se constatado algo como mencionei anteriormente, é sempre a troca do cabeçote por um novo. Vai de trocar uma idéia com o reparador e avaliar a situação.
PS: manda verificar o funcionamento da bomba de óleo, medir a pressão e conferir qual o óleo que foi colocado.
Abç

#5
 Tibir

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Iniciante
Iniciante
Xave escreveu:...havia pensado mesmo que remotamente nessa possibilidade mas achei meio que fora de cogitação devido o carro estar andando teoricamente normal mesmo, mas enfim, tem como tambem a retifica do cabeçote ter ficado mal feita???

- Retífica mal sucedida, com a tecnologia atual, creio que não. O que pode ocorrer, em tese, é: o cabeçote ter ficado muito avariado e para corrigir foi necessário aprofundar a usinagem, e, consequentemente ao rebaixar para corrigi-lo, aumenta a taxa de compressão na câmara de combustão. Na minha opinião, a melhor solução quando um cabeçote está muito empenado e é necessário desbastar muito para corrigir, salvo se constatado algo como mencionei anteriormente, é sempre a troca do cabeçote por um novo. Vai de trocar uma idéia com o reparador e avaliar a situação.
PS: manda verificar o funcionamento da bomba de óleo, medir a pressão e conferir qual o óleo que foi colocado.
Abç
mais uma vez obrigado pelo retorno!
Entao o que foi feito foi serviço padrao de retifica mais solda, pois o cabeçote estava trincado internamente, mas estou bem decidido sobre verificar o que me falou do ponto, tenho reparado que o carro esta mais "amarrado" e demora demais pra chegar em giro mais alto quando acelero em rodovia por exemplo, acho que esta com o ponto atrasado, vc sabe se para verificar será preciso retirar tampa de valvulas? ou da pra usar aquelas estrobo de pistola???

#6
 Tibir

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Iniciante
Iniciante
acredito que possa o barulho ser proveniente de ressonancia de detonacao dentro do coletor de admissao devido fechamento parcial das valvulas quando acontece a centelha da vela

#7
 Xave

Xave
Membro VIP
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... mas estou bem decidido sobre verificar o que me falou do ponto, tenho reparado que o carro esta mais "amarrado" e demora demais pra chegar em giro mais alto quando acelero em rodovia por exemplo, acho que esta com o ponto atrasado, vc sabe se para verificar será preciso retirar tampa de valvulas? ou da pra usar aquelas estrobo de pistola???

- Sim, tem que remover a tampa de válvulas, observar a posição do PMS do pistão 1, momento em que a posição dos dois elos cobreados da corrente devem estar bem sobre a marca do triângulo da engrenagem do comando de válvulas.
O que pode estar ocorrendo e gerando esse barulho é que, mesmo que tenha sido colocado no ponto o motor durante a montagem, engrenagens do virabrequim e do comando alinhados, o tensionador da corrente está apresentando falhas e consequentemente a corrente, além de fazer barulho, deixa o comando de válvulas trabalhando fora do ponto.
Fica difícil analisar a distância, mas acho válida a consulta com o mecânico sobre o tensionador e se houver dúvidas a melhor solução seria substituí-lo pois o problema pode ser somente ele.
Vou te passar alguma coisa via MP.
Abç

#8
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Tibir leva seu carro na High Torque fica em Belo Horizonte_MG.

Veja os videos no youtube. Por dentro da oficina.

Nos videos eles falam muito de PMS e de concessionárias que deixam o motor fora do ponto.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#9
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