EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


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Comprando uma Eco

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#1
 marcos rocha

marcos rocha
Iniciante
Iniciante
Gente, obrigado por me deixarem participar desse grupo. Bom, estou quase adquirindo uma ECOSPORT SPORTLINE 1.6 2012, único dono. Já conversei com várias pessoas e o que me falam é que o motor esquenta demais, peças caríssimas, quebra muito. O que é verdade e o que é mentira? Vale mesmo a pena comprar uma ECO?

#2
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
marcos rocha escreveu:Gente, obrigado por me deixarem participar desse grupo. Bom, estou quase adquirindo uma ECOSPORT SPORTLINE 1.6 2012, único dono. Já conversei com várias pessoas e o que me falam é que o motor esquenta demais, peças caríssimas, quebra muito. O que é verdade e o que é mentira? Vale mesmo a pena comprar uma ECO?

Olá Marcos,problemas que EU tive com o carro.
Bom, tenho o carro a 5 anos,porém quando peguei o carro ele já tinha 6 anos de uso,
ou seja ele foi fabricado em 2003, NUNCA, fiz manutenção preventiva no carro, só  levava no mecânico quando o começava a perceber que o carro estava necessitando de trocas de peças ou qualquer tipo de ajuste mecânico,(lembrando que não sou daqueles donos que judia do motor do carro).
Levando isso em consideração, o carro nunca me deixou na rua, nunca.
Não que motor não quebre porém, é bem resistente, em todo tempo que estou com carro só parou no mecânico 4 vezes em 5 anos, dessas 4 vezes que parou na oficina, 2 vezes foram trocadas embreagem, plato, disco, volante do motor e atuador. custo em torno de 850 reais,com peças originais. Achei o preço até que razoável.

Ás outras 2 vezes, uma foi, troca de 3 engrenagens do cambio, sendo 2º,3º, e RÉ. Custo de 700 reais.

E ultima vez que levei foi mais para um "conforto" digamos assim, pois foi feita a revisão no ar condicionado, onde foi trocado, cilindro, e feita Higienização, e que só foi feito isso tudo pois, não usava muito o ar condicionado do carro,(lembrando que deve-se ligar o ar condicionado pelo menos 2 vezes por mês). Também foi feito cambagem,balanceamento,alinhamento e troca de amortecedores traseiros, custo TOTAL de 500 reais.

Pontos Positivos do carro: Carro ótimo para enfrentar chuvas fortes,o desembaçador dos vidros é super eficiente, amortecedores resistentes a buracos, ar condicionado bom. Com pouco manutenção carro fica parecendo novo,  motor "elástico" que pode ter um bom proveito das trocas das marchas.

Pontos Negativos do carro: Péssima estabilidade em curvas, devido sua altura, suspensão um pouco barulhenta ( numa escala de 0 á 10, eu diria 7), consumo é meio gastão para um motor 1.6L, porém, nada de assustar o motorista, consigo fazer 7,5 km/L (URBANO) e 11 á 12 km/L (ESTRADA), e uso filtro de ar "esportivo" que aumenta um pouco o consumo, diga-se de passagem que gosto de dar umas "esticadinhas" com o carro. RsRsRs

Resumindo: Carro resistente, manutenção não é das mais caras, se tomar cuidado nas curvas não terás muitos problemas com instabilidade, e a posição de dirigir é muito boa. motor com bastante torque apenas em "alta RPM" mas não nada que um filtro de AR  esportivo não resolva.  Wink 

Espero ter ajudado você com a compra de sua ecosport.

Importante: Não leve apenas, minha opinião em consideração veja outros DONOS de ecosport, veja como eles se deram com o carro, lembre-se, comigo o carro foi ótimo, entretanto, algumas pessoas devem ter tido bastante dor de cabeça com carro, isso varia bastante, e acontece com todos os carro do mundo!

Uma dica minha, que tenho para você, é contar quantas pessoas não tiveram dificuldades com carro, como eu, e conte também quantas passaram por situações ruins, assim calculando quantos gostaram e quantos odiaram.
Lembrando que apenas procure ouvir opiniões de donos do carro, não esses "mexânicos" e invejosos que encontramos por ai.

Vlw cara, Abrç

Notas 0/10 ( MINHA OPINIÃO)

MOTOR = 8,0
CONFORTO = 7,5
CONSUMO = 7,5
ESTABILIDADE = 6,5
MANUTENÇÃO = 7,0
AVALIAÇÃO GERAL = 8,0
 Driver

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, MarcosBem vindo ao fórum.

Guilherme, você já está quase um veterano, mas deixe-me dar as boas vindas a você também, já que estou um pouco afastado e não tive chance de fazer isso no momento oportuno...


Por sinal, andei lendo seus posts e gostei muito, especialmente desta última mensagem. Achei muito interessante seu relato.

Marcos, sobre comprar um Eco, acredito que já viu o tópico:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2217-dicas-para-compra-de-ecosport-usado

Sobre custos de manutenção, vale a pena uma olhada neste:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2086-manutencao-da-ford-as-pecas-sao-caras-mito-ou-realidade

Mas é como o Guilherme já explicou - trata-se de um SUV. Então naturalmente a manutenção será mais cara do que um popular 1.0. Mas nada de extraordinário.

Em relação à suspensão, posso dizer que, após 4 Ecosports e uns 150.000 km rodados (em sete anos), só duas vezes mexi no bolso para gastar com suspensão: a primeira foi um vacilo meu. Encarei uma estrada de terra em péssimas condições (põe péssimo nisso) a uns 80 km/h, daí gastei R$ 500,00 trocando amortecedores, buchas e etc. Na semana passada fiz questão de trocar buchas de bandeja e bieleta do meu Eco 4WD, pois não deixo de encarar estradas de terra, não. Aliás, costumo desviar do asfalto só para levantar poeira, e nunca fiz mais nada de suspensão nos meus carros (ainda tenho 2 Ecos).


Quanto ao consumo, você deve ter lido algo que falei no tópico específico sobre TODO E QUALQUER carro consumir mais enquanto o motor não aquece adequadamente, o que leva só uns poucos minutos. Isso pouco afeta o desempenho de quem roda muito com o carro.

Mas há colegas que acusam o consumo de 6,0 ou 7,0 km/L (gasolina) em circuito urbano. Daí acham que há algo errado com o carro. E eu pergunto: qual o trajeto?  2, 3 ou 4 km a cada trecho. O carro fica parado por horas e então mais 2 km na volta. Por isso o consumo maior.

Gosto do Eco principalmente pelo aspecto robusto. Então não posso reclamar de consumo. Faço 7,6 km/L na cidade e 12,0 km/L na estrada...

Abs

#4
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Apenas resumindo:

- Qualquer carro dá dor de cabeça se vc não cuidar. É uma máquina e tem desgaste.

- As peças não são caras, muito pelo contrário. Se comparar com os da mesma categoria, são até baratas. Mas se comparar com um carro popular, vai ser assustar. O fato é que é um carro médio, fora da linha de entrada da montadora. Logo, os preços são condizentes. Não dá pra esperar que um carro que custava (zero) 60 mil, tenha peças e manutenção iguais a de um carro que custava 25.

- O carro não esquenta. Se estiver esquentando, está com problema no sistema de arrefecimento. Já usei o meu por horas a fio em engarrafamentos cinematográficos, com o ar ligado e a temperatura se manteve dentro da faixa normal.

Mas isso se tratando do modelo antigo.
O modelo novo tem tido um bocado de reclamações de problemas bobos aqui no fórum. Nada grave, mas que incomodam quem acabou de comprar um carro mais caro de uma empresa consolidada e esperava qualidade a altura.

[]s

#5
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Marcos, seja bem vindo! espero que compre seu EcoSport e entre de vez no clube, um fato aqui no fórum é: Só troco meu EcoSport por outro Ecosport, como o Josimar, que já perdi as contas de quantos EcoSport ele teve...

Não sei quem te falou isso sobre o EcoSport, mas sem dúvida nunca possuiu um EcoSport, ou é muito invejoso caramba sihsihsihsis, o único EcoSport que eu nunca recomento a ninguém é o 1.0, que pra mim foi a maior burrada da FORD, todas as outras versões se foram bem cuidado pelo antigo dono é uma excelente opção, e se for freestyle ai é show!

Meu pai que é membro aqui do fórum (Dolphim) tem o consumo de  6.5km/L na cidade e 11,0 km/L na estrada, é uma 2007 xlt freestyle, ele já tem uns 4 anos com ele e não teve problemas mecânicos, essa do motor esquentar é baléla (na verdade não entendi a crítica, já que o motor funciona melhor quente, e se for super aquecimento já estaria na cara que o carro estava com algum problema de refrigeração)...

Sobre peça, o EcoSport tem muita peça compartilhada ao seu irmão menor: Fiesta, um popular... E as que são propriamente do EcoSport ainda tem um valor mais em conta do que seus concorrentes...

Faça um teste, escolha peças que normalmente se troca em manutenções rotineiras, e verá o valor razoavelmente baixo (originais)...

Gostei do que os colegas acima falaram e que você pode tomar por princípio de decisão, EcoSport não é um popular, é um SUV, então o peso e seu aspecto mais robusto tem um preço, seja no consumo ou no valor de algumas peças mais cara do que de carros populares...

Mais te digo uma coisa, já comprovei aqui entre familiares que o EcoSport 1.6 é mais econômico na cidade do que um Gol, e um Pálio, deixe-me explicar...

Um carro 1.0 precisa acelerar mais para sair com mais agilidade e cada acelerada dessa é uma injeção de combustível, e dependendo do motorista essa é a diferença de um 1.0 popular e um 1.6 no caso o EcoSport, também não é um Corolla, se quer agilidade mesmo o EcoSport não é o carro... Resumindo ( depois de escrever um monte de coisa vem com história de resumir né? ) Dirija o carro, veja se te agrada a posição de dirigir, sinta o conforto de um carro mais robusto, e se gostar fique com ele, se o seu problema não for com o carro e sim com manutenção e medo de mecânico, o seu problema já está resolvido porque o EcoSport é um carro muito confiável...



Comprando uma Eco WwmQbLo
Comprando uma Eco NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#6
 marcos rocha

marcos rocha
Iniciante
Iniciante
Colegas, estou impressionado com o retorno do meu post a cerca de minhas dúvidas sobre a aquisição de uma EcoSport. Senti-me "o cara", dada a atenção dos senhores GUILHERME GRIZOTTO, JOSIMAR MEDEIROS, WILLIANS SANTANA, PHILL LIMA, espero não ter esquecido de ninguém. Seguinte, porque penso numa EcoSport? O carro é lindo demais, é alto, o painel do carro é pra lá de bonito, cheio de porta trecos, lugares escondidos pra guardar isso e aquilo outro, coisa que nao vi ou nao dei importância em olhar no FOX, na TR4, na Sportage... Bom, minha esposa é professora da Universidade Federal do Ceará - UFC e de 15 em 15 dias ela precisa viajar a fim de ministrar aulas no interior do nosso estado, reclamando sempre da dependência do ônibus pra ir e voltar. Como possuo um Siena 1.0, Celebration, inclusive já fiz uma única e última viagem de curta distância com ele, chegando em Fortaleza o carro não quis pegar nem com muita reza. Preciso de um carro com "motor", onde eu possa ligar o A/C e o carro não "morrer", porque com o Siena, se eu ligo o A/C e o carro está com sua capacidade máxima de passageiros em seu interior, alguém tem que descer pro carro seguir viagem ou até qdo tenho que subir ladeira, tenho que desligar o A/C dele. Preciso de um carro alto, pois infelizmente aqui em Fortaleza, hoje precisamos escolher em qual buraco na rua iremos cair. Estou muito tendencioso em comprar a ECO que me referi em meu post, Já pensei em L200, Corolla, Golf, enfim, as respostas de vocês só estão me incentivando a comprar a ECO. Espero estar fazendo um ótimo negócio. O carro está em excelentes condições, pois o dono é zeloso demais, único dono, só nao gostei porque nao tem airbags...

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Marcos.


Não quis comentar da primeira vez, mas acredito que o Eco que você almeja é um Freestyle, certo?

É que na primeira mensagem você citou "Sportline", talvez fazendo uma analogia com carros da Volks, tipo Golf, Spacefox, etc., que tem este modelo.


Esclarecido este ponto, você poderia repassar o anúncio deste carro, para que possamos avaliar melhor? Quando se trata de comprar usado, as opções são muitas e vale a pena garimpar mais um pouco, na busca por um modelo mais adequado.


Entendo sua preocupação em não comprar se não tiver Air Bag. Eu não compraria. Há 15 anos só compro carros se tiverem este acessório, e de preferência com Freios ABS também.


Aí no Ceará deve ter centenas de Ecos usados à venda. Aqui na PB deve ter quase isso. Veja 86 ofertas apenas em apenas um site:


http://www.pesquisauto.com/site/Pesquisa.aspx?PR=true&cod_categoria=1&cod_cidade=&grupos=10,11&descricao_veiculo=ecosport&order=1


Se sua esposa viaja com frequência, seria interessante pensar em um Modelo Automático. Se a grana não der, pense em um modelo 2011. Uma das vantagens deste modelo é que ele é completo.


Tem vários colegas aqui no fórum que possuem EcoSports com mais de 10 anos de uso que funcionam perfeitamente. Um 2010, 2011 ou 2012 são seminovos...


Boa sorte!

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Por curiosidade, dei uma olhada nas ofertas do OLX no Ceará. Encontrei 206 anúncios:


http://ceara.olx.com.br/nf/search/ecosport


Como eu disse antes, vale a pena dar uma procurada para encontrar o melhor custo-benefício...


 Cool

#9
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu tô preguiçoso hoje e não li todos os comentários mas se não falaram eu só recomendaria a comprar um 2.0 que é o motor certo para um caro como a Eco.

Um detalhe importante ao comprar um carro é olhar na direção dos faróis por dentro do cofre do motor se as longarinas não estão deformadas, isso demonstra que o carro sofreu uma batida frontal que afetou a estrutura do carro

#10
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Ja ouvi falar que o motor a partir de 2012 é uma porcaria. na verdade estou bem satisfeito com a minha 2008 e nao troco por nada!!! cheers 

#11
 marcos rocha

marcos rocha
Iniciante
Iniciante
Tou dando preferência a esse meu amigo, pois sei que ele é muito zeloso, já andei nela, toda durinha, não bate nada, 2012, completinha, câmera de ré, aros esportivos, estribos cromados, vermelha, 27 mil rodados como ja disse. Ele tá pedindo R$ 38.000,00... tá no preço?

#12
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Se fosse no RJ estaria barata, mas como ai carro é bem mais barato acredito que esteja dentro do preço

Veja a tabela FIPE

Comprando uma Eco E9ey4p

#13
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