EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Problema com embreagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 rodrigo86

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal!

Tenho uma Eco 2007 adquirida a pouco mais de um ano. Gosto muito do carro, porém à algum tempo atrás apresentou problemas com a embreagem (quando acionado o pedal fazia um barulho, tipo raspando) levei ao mecanico e foi trocado o kit (atuador e disco), pois estava desgastado (rodados aprox. 76000 km). Até esse ponto tudo certo.

O problema é que ontem, por duas vezes, percebi um estalo e o pedal "baixou", colando no assoalho, não engatando a marcha, porém ao soltar o pedal e tentar engatar voltou a funcionar.

Gostaria da opinião de vocês, antes de retornar ao mecânico, sobre qual o problema que pode estar acontecendo, visto que o conjunto de embreagem é novo (aprox. 3 meses).

Grato!

#2
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
quando vc trocou a embreagem voce troco os atuadores de pedal e caixa? isso parece ser atuador !

#3
 rodrigo86

avatar
Iniciante
Iniciante
renan.rj21 escreveu:quando vc trocou a embreagem voce troco os atuadores de pedal e caixa? isso parece ser atuador !

Renan,

O atuador, disco e platô foram trocados, agora a caixa não sei dizer se foi tb.

Lendo outro post, fiquei sabendo de um possível vazamento de fluido na atuador, verifiquei e não está vazando, mas o eixo do acionador está meio que escapando do pedal (assim como em uma ilustração do post).

Pode ser essa a causa do problema?

Segue o link do post que acompanhei: https://ecosportclub.forumeiros.com/t398-atuador-do-pedal-da-embreagem?highlight=embreagem

#4
 Edmarceneiro

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Se o pedal ficar bem leve, vai até no fundo e não dá embreagem para engatar marcha, deve ser problema no cilindro mestre também chamado de atuador de pedal de embreagem, que é diferente do atuador de embreagem que vai na caixa , que deve ser o que você trocou, pelo que sei até uma entrada de ar no fluido pode causar esse tipo de problema, aí é necessário fazer o sangramento do sistema, é possível que o mecanico não tenha tirado todo ar quando mexeu em seu sitem de embreagem !!!

Espero ter ajudado, Abraço...

#5
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Pior q pode ser ar mesmo ... e pode ser DOT errado tb ... drena TUDO e coloca logo DOT 5 !

#6
 rodrigo86

avatar
Iniciante
Iniciante
Beleza galera!!

Vou pedir para drenar o fluido e trocar pelo DOT5, e verificar pra ver como fica!!

Valeu!!

#7
 Edmarceneiro

avatar
Membro Pro
Membro Pro
renan.rj21 escreveu:Pior q pode ser ar mesmo ... e pode ser DOT errado tb ... drena TUDO e coloca logo DOT 5 !

Só uma pergunta, no manual da eco diz utilizar fluido dot 4, eu sei que o dot 5 é superior, mas será que não tem problema ? pois no manual não diz dot 4 ou superior, então fica a pergunta, será que as vedações aguentam ? E a viscosiadade é a mesma ? Só estou perguntado, pois eu costumo sempre seguir o manual, e colocar de boa qualidade !!!!

#8
 Leandro Matos

Leandro Matos
Membro Pro
Membro Pro
Edmarceneiro escreveu:
renan.rj21 escreveu:Pior q pode ser ar mesmo ... e pode ser DOT errado tb ... drena TUDO e coloca logo DOT 5 !

Só uma pergunta, no manual da eco diz utilizar fluido dot 4, eu sei que o dot 5 é superior, mas será que não tem problema ? pois no manual não diz dot 4 ou superior, então fica a pergunta, será que as vedações aguentam ? E a viscosiadade é a mesma ? Só estou perguntado, pois eu costumo sempre seguir o manual, e colocar de boa qualidade !!!!

Olá pessoal... bom, troquei disco e platô há um mes... minha eco eh 07/07 e acabou de completar 94 mil km... até q ainda rodava mais um pouco, rsss mas decidi trocar qndo tentei dar ré com 4 pessoas no carro em uma ladeira e não saiu do lugar... kkk aproveitei e troquei tb o óleo da caixa e o óleo de freio, o mesmo utilizado para a embreagem hidráulica, conforme especificaçoes do manual. O que pode ter ocorrido no seu caso, é não ter extraído o ar totalmente, daí a embregaem nao chega, pois se fosse atuador, acredito que estaria vazando fluido... espero q tenha resolvido. Abraços

#9
 carvalho a+

avatar
Iniciante
Iniciante
Srs,

A minha é uma lindooona 2004, gasolina/gvn. Tá com 99.000 km. Peguei vai fazer 2 meses.

Mas primeiro ela apresentou problemas na marcha lenta: não segurava, acelerava muito e morria toda hora. Limpei os bicos, as velas, o atuador da marcha lenta... mas somente depois de trocar o atuador, foi que o problema resolveu. Até postei detalhes num outro tópcio.

Dia desse o carro começou a ratiar. Dia depois começou a fazer um barulho de vez em quando no motor (como se tivesse trabalhando meio seco).
Troquei as velas (ia trocar os cabos tb, mas me venderam errado). Troquei o óleo e o filtro do motor. Problemas resolvidos. Ficou sereninho.
Só estranhei que só arriou 1 litro de óleo!!! Mas o carro não tava queimando óleo, e tb não havia sinal de um vazamento que justificasse isso. Fiquei intrigado.

Agora é a embreagem parece ter chegado ao fim. O carro está patinando direto. Apenas a 1ª marcha tem força. As demais, quase não tiram o carro do lugar.
Apesar que todas as marchas entram normalmente, inclusive a ré. O pedal tb não parece pesado.

Antes de chegar a esse ponto, andei pegando umas subidas engarrafadas nesses últimos dias, e numa certa vez queimou/fumaçou bastante.
Também andei trafegando com mais 4 passageiros direto. Certamente, isso acelerou a necessidade da manutenção.

Só que eu to com algumas dúvidas.

Já li por ai que o óleo do motor pode fazer a embreagem patinar (!?!?!?!?). Como assim? Será q aquele nível do óleo tão baixo tem haver com esse problema na embreagem?

Se for caso de trocar o kit da embreagem, além do disco e do plato, como saber a necessidade de trocar o colar e o atuador?

Eu estou cotanto.
Achei o kit original por R$ 360,00 (disco e plato - na Forcel, Autopeças especializada Ford).
Achei um kit recondicionado por 315,00 (R$ 165,00 + R$ 150,00 de M.O) A.P São Jose, oficina especializada em embreagens).
Achei outro recondicionado por R$ 320,00 colocado (na Embre Rio, tb especializada em embreagens).
Se eu comprar o kit original e levar para eles trocarem, eles cobram R$ 180,00 de M.O.

A opção por recondicionada seria pela situação atual (to meio apertado agora e é emergencial, pois não tá dando pra andar com o carrão assim).
Alguém tem inf sobre embreagem recondicionada?

Obrigado pela ajuda!!








#10
 Edmarceneiro

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Embreagem recondicionada não compesa, até porque a mão de obra é muito cara, tem que tirar a caixa etc.... coloque um kit LUK, cuidaddo com peças na caixa da ford comprada fora da concessionária , pode ser falsificado... o ideal é trocar o atuador, mas se não tiver grana na hora de desmontar peça pro mecânico averiguar o estado.... mas fique sabendo que vai acabar gastando mais, pois quando o atuador ficar ruim vai pagar a mesma mão de obra de novo, e sem falar que se o serviço não ficar bom o mecânico vai colocar a culpa no atuador !!!

abraço...

#11
 Leandro Matos

Leandro Matos
Membro Pro
Membro Pro
carvalho a+ escreveu:Srs,

A minha é uma lindooona 2004, gasolina/gvn. Tá com 99.000 km. Peguei vai fazer 2 meses.

Mas primeiro ela apresentou problemas na marcha lenta: não segurava, acelerava muito e morria toda hora. Limpei os bicos, as velas, o atuador da marcha lenta... mas somente depois de trocar o atuador, foi que o problema resolveu. Até postei detalhes num outro tópcio.

Dia desse o carro começou a ratiar. Dia depois começou a fazer um barulho de vez em quando no motor (como se tivesse trabalhando meio seco).
Troquei as velas (ia trocar os cabos tb, mas me venderam errado). Troquei o óleo e o filtro do motor. Problemas resolvidos. Ficou sereninho.
Só estranhei que só arriou 1 litro de óleo!!! Mas o carro não tava queimando óleo, e tb não havia sinal de um vazamento que justificasse isso. Fiquei intrigado.

Agora é a embreagem parece ter chegado ao fim. O carro está patinando direto. Apenas a 1ª marcha tem força. As demais, quase não tiram o carro do lugar.
Apesar que todas as marchas entram normalmente, inclusive a ré. O pedal tb não parece pesado.

Antes de chegar a esse ponto, andei pegando umas subidas engarrafadas nesses últimos dias, e numa certa vez queimou/fumaçou bastante.
Também andei trafegando com mais 4 passageiros direto. Certamente, isso acelerou a necessidade da manutenção.

Só que eu to com algumas dúvidas.

Já li por ai que o óleo do motor pode fazer a embreagem patinar (!?!?!?!?). Como assim? Será q aquele nível do óleo tão baixo tem haver com esse problema na embreagem?

Se for caso de trocar o kit da embreagem, além do disco e do plato, como saber a necessidade de trocar o colar e o atuador?

Eu estou cotanto.
Achei o kit original por R$ 360,00 (disco e plato - na Forcel, Autopeças especializada Ford).
Achei um kit recondicionado por 315,00 (R$ 165,00 + R$ 150,00 de M.O) A.P São Jose, oficina especializada em embreagens).
Achei outro recondicionado por R$ 320,00 colocado (na Embre Rio, tb especializada em embreagens).
Se eu comprar o kit original e levar para eles trocarem, eles cobram R$ 180,00 de M.O.

A opção por recondicionada seria pela situação atual (to meio apertado agora e é emergencial, pois não tá dando pra andar com o carrão assim).
Alguém tem inf sobre embreagem recondicionada?

Obrigado pela ajuda!!




Boa tarde!

Sobre o barulho no motor após a troca do óleo, verifique se foi instalado um filtro de óleo conforme instruções do manual, pois se colocam um menos de ford ka, por ex, pq eles acham q eh o mesmo, pode ocorrer um barulho e tb prejudica o motor, veja no manual onde fala sobre isso.

Não coloque embreagem recondicionada, segure um pouco mais ou se for muito urgente, procure outra maneira de trocar, formas de pagamento mais extensas.

Abraços e boa sorte



#12
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos