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Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0

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#1
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Relembrando a primeira mensagem :

Galera, meu carro tava falhando/engasgando principalmente em 2ª marcha, depois de mandar limpar os bicos injetores e trocar as velas acabei descobrindo que o problema era na bobina de ignição, então fui comprar uma nova e descobri que além de ser muito dificil de achar aqui em Curitiba, a bobina pro motor 2.0 custa R$ 220,00 !! A bobina do Ecosport 1.6 pra voces terem uma ideia custa menos da metade.

Procurei alguma explicação na internet e achei em um forum de mecanica que um proprietario de Ecosport 2.0 comprou a bobina do motor
1.6 e, segundo ele, o carro ta rodando lisinho e gastando menos.

Não deu outra, saí pra comprar a bobina do motor 1.6 e o custo foi de apenas R$ 85,00 (marca Magneti Marelli, primeira linha !)

Esta é a foto da bobina que eu comprei (reparem que não vem marcado as posições dos cabos !):
Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0 - Página 2 Bobina2

Agora reparem que as unicas diferenças entre as bobinas dos motores 1.6 e 2.0 são as posições dos cabos conforme fotos abaixo:

Bobina de ignição original que estava no motor 2.0
Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0 - Página 2 Bobina420

Bobina de ignição motor 1.6
Bobina de Ignição - dica importante para Ecosport com motor 2.0 - Página 2 Bobina416

Ao fazer a instalação eu notei que como a posição dos cabos é difente na bobina do motor 1.6, os cabos originais não iriam alcançar os
lugares certos de encaixe, então bastou eu montar a bobina invertendo o lado e problema resolvido hehehe

Fica a dica de economia de R$ 135,00 no preço das bobinas e economia de tempo pois a bobina de motor 1.6 é moleza de achar.


#26
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Devem ser os da primeira geração, Zanetti. Da segunda em diante só vi com bobina individual.


Tudo indica que foi com cabo de vela até os modelos 06/07. Os modelos 2007 saíram de fábrica com bobina individual por cilindro!


confused 


A julgar por alguns outros componentes, como o filtro de ar, é mesmo possível que pequenas modificações tenham sido feitas nos motores Duratec.


O seu ainda é mono (gasolina - não vale citar o GNV)? Parecer que só a partir de 2009 surgiram os 2.0 flex, não é mesmo?

#27
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sim, graças a Deus o meu é só gasolina e acho que flex saiu no segundo semestre de 2008, acho.

Por falar nisso estou revoltado, tem uns 4 meses que abasteci com 100,00 de gasolina e já esta quase na reserva.

#28
 Rodrigo maiolla

Rodrigo maiolla
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:ola.... eu sei que a bobina do 1.6 8v  funciona aos pares olhando a bobina de frente ao conector de entrada as duas saidas da esquerda sao dos cilindros 1-4  e as saidas a direita do conector de entrada sao as saidas dos cilindros 2-3.... como disse eles estao em serie entao nao faz diferença entre 1 e 4 e entre 2 e 3.
Mas originalmente veio  assim 1-4-2-3 no sentido horario começando pela saida esquerda inferior olhando o conector de frente.


Opa valeu meu camarada, ja clareou as coisas por aqui.!!!!!
Wink

#29
 Rodrigo maiolla

Rodrigo maiolla
Iniciante
Iniciante
Salve salve Rapaziada, bobina instalada, perfeitamente funcionando, agora vamos ver como se comporta no dia a dia.

#30
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Nem sabia que tinha duratec sem ser com bobina individual.

Zanetti! vc sabe responder se na 2.0 as bobinas dao descarga individualmente?  pois na 1.6 sao de 2 em 2.... Isto é ruim porque desgasta as velas precocemente, ou seja, duraria a metade pois 1 das faiscas sao desperdiçadas.....
Pela resposta de nosso amigo Rodrigo parece que funciona. So nao sei se o plug de entrada sao compativeis...
O ruim da ligacao em serie é que se der falha numa das velas pode fazer com que 2 cilindros fiquem inativos o que piora a situacao do motor em caso de emergencia....

#31
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Isso não sei te informar, no Duratec moderno como são independentes acredito que devam funcionar uma a uma.

No caso do modelo antigo que usa bobina dupla, em sabia que existia.

#32
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Isso não sei te informar, no Duratec moderno como são independentes acredito que devam funcionar uma a uma.

No caso do modelo antigo que usa bobina dupla, em sabia que existia.

De qquer forma é melhro que usar distribuidor, pois uma peca a mais pra dar problema.

#33
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Poxa, saudades do velho platinado...

#34
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Poxa, saudades do velho platinado...

Platinado.. eu heim.... No
ouvi dizer que tinha carro que tinha 3 cilindros e 1 platinado para cada cilindro... imagine ficar regulando isso a toda hora?

#35
 DioTeixeira

DioTeixeira
Iniciante
Iniciante
Boa noite, galera.
Sou novo aqui.
Me bateu uma dúvida aqui. Não aparece pra mim as abençoadas fotos do parceiro aí.
Mas comprei uma bobina dessa do 1.6 e em pesquisa vi que os polos são iguais do original do Duratec. Tanto que instalei na mesma posição e funcionou de boas normalmente, mas a persistir o maldito falhamento com o qual eu já estava brigando. Alguém em as fotos deste post aí pra dar uma clareada nas ideias aqui.
Prazesão, valeu.

#36
 JuniorMT

JuniorMT
Iniciante
Iniciante
Amigo Dio Teixeira, tbm não entendi a mandinga que esse povo tava falando no início do tópico não...hehe
A minha bobina do Duratec, a ordem dos pólos é exatamente igual a do Zetec, mas dos ZETEC Rocam Mono...a bobina dos Flex é um pouco diferente, mais comprida e pelo jeito muda a ordem dos pólos!!
Quem comprar a bobina do Rocam de 99 a 2006 Gasolina, é só tirar um e colocar o outro na mesma ordem os cabos, e os parafusos são no mesmo local, cabe tudo plug n play!!
Fica a dica pro pessoal aí...bobina de Courier Gasolina e Fiesta Street de 99 a 2006 é a que serve sem adaptar nada!!

Valew!!

#37
 Lamek

Lamek
Iniciante
Iniciante
Olá amigos sou novo aqui no fórum estou com uma dúvida referente a ligação da bobina de 1.6 em 2.0 a final é ou não pra inverter os cabos? E se for como seria a ordem os cilindros começam da esquerda do motor par direita olhando de frente para o capu infelizmente as fotos colocadas no tópico não estão aparecendo mais .

#38
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