Postado Sáb Fev 10, 2024 9:25 am
Alguem sabe pra que serve aquele martelinho ou contrapeso quefica na entrada da caixa de marchas? pra mim éum peso morto que so veio pra atrapalhar... esta é a famosa cagada dos engenheiro da Forde.
Toda vez que se mexe a alavanca pra frente de pra tras temos que arrastar esse contrapeso. Acho que a ideia inicial era ajudar no engate das marchas, pois eh criado uma forca de inercia ate vencer a forca da mola-e-esfera dos garfos... ai qdo vence a força da mola a alavanca desloca e como criou uma forca de inercia o conjunto se deloca comforça garantindo um bom engate, por isso escutamos o famoso "Clank" qdo engamos parece clank de cambio de caminhão Feneme dos anos 70...kkk ja nos vw ou fiat nao tem essa palhaçada.
Esse contrapeso tambem atrapalha qdo eu troco da segunda para terceira marcha, pois qdo a alavanca passa pelo ponto morto devido a força de inercia do martelinho isso acaba fazendo a marcha enrroscar entre a segunda e terceira...
Estou seriamente pensado e cortar boa parte dessa peça inutil, acho que se cortar vai sobrar 1/4 do peso total...
Sem falar que esse peso inutil acaba virando uma academia de Ginastica ja que temos qe arrastar esse peso toda vez que troca de marcha...
Toda vez que se mexe a alavanca pra frente de pra tras temos que arrastar esse contrapeso. Acho que a ideia inicial era ajudar no engate das marchas, pois eh criado uma forca de inercia ate vencer a forca da mola-e-esfera dos garfos... ai qdo vence a força da mola a alavanca desloca e como criou uma forca de inercia o conjunto se deloca comforça garantindo um bom engate, por isso escutamos o famoso "Clank" qdo engamos parece clank de cambio de caminhão Feneme dos anos 70...kkk ja nos vw ou fiat nao tem essa palhaçada.
Esse contrapeso tambem atrapalha qdo eu troco da segunda para terceira marcha, pois qdo a alavanca passa pelo ponto morto devido a força de inercia do martelinho isso acaba fazendo a marcha enrroscar entre a segunda e terceira...
Estou seriamente pensado e cortar boa parte dessa peça inutil, acho que se cortar vai sobrar 1/4 do peso total...
Sem falar que esse peso inutil acaba virando uma academia de Ginastica ja que temos qe arrastar esse peso toda vez que troca de marcha...