EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ventoinha liga no 2º estágio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Convidado

Anonymous
Convidado
Bom dia.. tenho uma EcoSport 2010 2.0 Aut. e percebi que quando a ventuinha liga já liga no segundo estágio... é normal isso? alguem sabe como posso corrigir se não for?

#2
 Jose Marcos Nunes

Jose Marcos Nunes
Iniciante
Iniciante
Boa noite!

Venho relatar aqui a minha experiência quando a ventoinha do arrefecimento liga direto no 2º estágio:

Verificar na parte MECÂNICA:
- Se está baixando o nível de água do reservatório com muita frequência;
- Se existe vazamento na conexão de todos os mangotes do sistema de arrefecimento, se você usa o aditivo na cor VERMELHA, esta coloração vai apresentar nas conexões aonde está o vazamento;
- Se a válvula termostática está funcionando corretamente.

Obs.: Pelo ano da sua Eco, eu acredito que seus mangotes já foram trocados, ou se não, podem estar ressecados e neste caso eles não fazem a vedação correta nas conexões, mesmo apertando ou trocando apenas as abraçadeiras.
O que recomendo é sempre utilizar aguá destilada mais o aditivo na dosagem correta, se colocar o CONCENTRADO.
Eu prefiro usar a mistura PRONTA PARA USO porque é pratico, rápido, seguro e barato!!!

O que pode ser na parte ELÉTRICA:
- O basicão de sempre é verificar se tem algum fusível aberto;
- Verificar se o relé de baixa velocidade da ventoinha (1º estágio) está funcionado corretamente;
- Verificar se o resistor de baixa velocidade da ventoinha (1º estágio) está aberto (queimado!!!);
- Verificar se o relé de alta velocidade da ventoinha (2º estágio) está colado ou seja com o contato em curto (fica ligando direto!!!).

Obs.: Como a caixa desses relés e o resistor ficam localizados bem embaixo e por trás do para-choques, as vezes entra água e danifica um desses componentes, causando mal contato nas conexões dos relés ou pode ser desgaste pelo tempo de uso mesmo.

Na minha Eco 1.6 Ano 2010, já troquei este resistor uma vez e já troquei o relé de baixa com contato danificado.
Já troquei o reservatório de água rachado e um mangote furado.
Já troquei a carcaça de plástico rachada, aonde fica alojada a válvula termostática por uma de metal (recomendo quando houver a necessidade porque dura muito mais!!!).
Fazem 15 dias que troquei todos os mangotes e abraçadeiras do sistema de arrefecimento porque estavam com vazamento devido o ressecamento.

Espero ter ajudado!
At, José Marcos

#3
 Convidado

Anonymous
Convidado
Problema era o resistor.. despois de trocado o problema foi sanado!

#4
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos