Postado Dom Dez 27, 2020 8:53 pm
Boa noite!
Venho compartilhar a minha experiência com a ventoinha do arrefecimento do motor Zetec Rocam 1.6 Flex.
A ventoinha do arrefecimento da água do radiador tem 2 velocidades, uma na baixa e outra na alta.
Em condições normais a baixa velocidade é acionada sempre que solicitada, quando a água que está no bloco do motor é enviada para o radiador, ser novamente refrigerada (ventilada).
Já a alta velocidade da ventoinha, é acionada quando o ar condicionando está ligado.
A alta velocidade também é acionada caso o acionamento elétrico da baixa velocidade falhe.
No meu caso, ocorreu a queima do resistor de baixa velocidade que fica em série com a ventoinha. A ventoinha só entrava na alta velocidade!!!
É preciso ficar atento, porque este fato pode contribuir para um desgaste prematuro das escovas da ventoinha e comprometer de vez o arrefecimento do motor, chegando a perdê-lo por superaquecimento do bloco.
No meu caso, a queima deste resistor foi por infiltração de água, fica localizado por baixo do para-choque frontal, na frente do radiador.
José Marcos - Ecosport 2010 Freestyle XLT Flex 1.6
Venho compartilhar a minha experiência com a ventoinha do arrefecimento do motor Zetec Rocam 1.6 Flex.
A ventoinha do arrefecimento da água do radiador tem 2 velocidades, uma na baixa e outra na alta.
Em condições normais a baixa velocidade é acionada sempre que solicitada, quando a água que está no bloco do motor é enviada para o radiador, ser novamente refrigerada (ventilada).
Já a alta velocidade da ventoinha, é acionada quando o ar condicionando está ligado.
A alta velocidade também é acionada caso o acionamento elétrico da baixa velocidade falhe.
No meu caso, ocorreu a queima do resistor de baixa velocidade que fica em série com a ventoinha. A ventoinha só entrava na alta velocidade!!!
É preciso ficar atento, porque este fato pode contribuir para um desgaste prematuro das escovas da ventoinha e comprometer de vez o arrefecimento do motor, chegando a perdê-lo por superaquecimento do bloco.
No meu caso, a queima deste resistor foi por infiltração de água, fica localizado por baixo do para-choque frontal, na frente do radiador.
José Marcos - Ecosport 2010 Freestyle XLT Flex 1.6