Postado Sáb Out 18, 2014 4:26 pm
Fala galera, tudo na paz?
Bem, aqui vai meu primeiro DIY, e espero que gostem!
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Ferramentas: alicate de pressão; alicate comum; faca com serrinha (as vezes é necessário abrir um pouco o buraco do parafuso)
total gasto: reservatório + fluído : R$ 45,04 com desconto
tempo gasto: um pouco mais de 45 min.
Facilidade de troca: mediano, nota 8, já que tem que tomar cuidado com as mangueiras do AC
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Para quem tem uma Eco ou Fiesta, ou Ka, ou Focus, ou....., enfim carro com o motor Zetec RoCam, sabe que ele é um motor bem problemático na questão de arrefecimento.
é bomba d’água que quebra, vaza, enferruja, emperra, tudo de ruim acontece na coitada, e grande parte do problema está nele, no reservatório de expansão!
Mas porquê? Simples: se ele estiver velho e sujo, corre o risco de estar trincado, assim podendo vazar água, ou, entrando ar no sistema, assim formando ferrugem interna, e emperrando a bomba.
Sem contar que se ele estiver sujo, você não consegue ver o nível que a água está e nem se ela e o fluido estão limpos, e sim, se não tiver fluido com a água, pode haver corrosão no sistema.
Mas então como resolve? é apenas trocar o reservatório, coisa simples e rápida de se fazer!
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primeiro: identifique se seu reservatório é de 2 ou três saídas, no caso da EcoSport XLT 2009 1.6 flex São apenas 2 saídas, uma em baixo do reservatório e outra superior, em cima, que serve de retorno da água.
Depois disso é só ir em alguma auto pelas de qualidade e comprar o próprio.
Segundo: montagem
Primeiro, desconecte as abraçadeiras das mangueiras com um alicate, ou alicate de pressão:
As braçadeiras são do tipo "aperta e desafroxa" ou seja, quando você aperta a aba delas, na direção das setas da foto, ela afrouxa e a mangueira sai. Muito melhor do que de parafuso.
Depois disso, é desparafusar um parafuso que tem no lado esquerdo do reservatório, e puxar o reservatório antigo para cima.
etapa 2: agora, com o reservatório fora do lugar, tenhamuito cuidado com essas mangueiras no circulado vermelho. Elas são responsáveis por transportar o gás do ar condicionado, e se deixar alguma ferramenta cair ali, a tubulação de alumínio pode se quebrar, e seu A/C não funcionar mais:
etapa 3:[/b ]depois de feito os passos anteriores, é colocar o novo reservatório e conectar e prender as mangueiras, e tem um porém...
Na caixa de roda existe um suporte para o reservatório, que serve para que ele não fique balançando, exatamente nesse lugar:
Perto da numeração do chassi e abaixo da borracha do tanquinho de gasolina.
[b]etapa 4: depois de fixado, no suporte e parafuso, devemos fazer o seguinte:
Colocar água até no nível "MAX, agua filtrada e limpa, mas sem aditivo ainda.
Depois de completo, fechar o reservatório e dar a partida no carro!
Após isso é esperar a ventoinha ligar, nos estágios 1 e 2, para tirar o ar de toda a tubulação.
Acalme-se, com o retorno, a agua limpa sem aditivo vai se misturar com a água com aditivo, e tudo vai ficar normal
No meu caso, a ventoinha não ligou com o carro parado e comigo acelerando e com a medição de temperatura no meio da escala
Ai tive que recorrer ao A/C. liguei o mesmo e os 2 estágios acionaram quase que , acelerei mantendo a faixa de 1500 a 2000 RPM (esse segundo estágio tem um barulho infernal), fiquei com a ventoinha e A/C ligados por uns 2 min e depois desliguei o carro.
Esperei esfriar e repeti as etapas 1 e 4, retirando e colocando, novamente, água no sistema, mas dessa vez com agua + aditivo na proporção indicada pelo rotulo do fabricante.
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Depois de feito todas essas etapas, está terminado o DIY. No meu caso, não troquei o liquido inteiro de arrefecimento pois ele foi trocado a menos de 3 meses e ainda está novo.
Recomendo usar o aditivo orgânico, que é ecológico ( à vá?!) e tem maior durabilidade.
Caso for trocar o líquido de arrefecimento, recomendo dar uma olhada nesse tópico do nosso parceiro aqui:
http://www.fordfiestaclube.com/t2627-limpando-o-sistema-de-arrefecimento-do-fiesta-mk6
bem, é isso galera! quero agradecer ao meu pai, o SR, Júlio Sérgio, que foi o mecânico e fez 90 % da parte chata, de coxa de descoxa das coisas. Os outros 10 % (como acelerar e ficar dentro do carro com ar ligado, num dia de 35 ºC) fui eu, hehe.
Agora vão as outras fotos do processo:
O antigo reservatório, trincado e sujo:
Seu Júlio fazendo as coisas, hehe:
Se tiverem mais alguma dúvida, é só perguntar, ficarei grato em responder!
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Grande abraço a todos!!!
Bem, aqui vai meu primeiro DIY, e espero que gostem!
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Ferramentas: alicate de pressão; alicate comum; faca com serrinha (as vezes é necessário abrir um pouco o buraco do parafuso)
total gasto: reservatório + fluído : R$ 45,04 com desconto
tempo gasto: um pouco mais de 45 min.
Facilidade de troca: mediano, nota 8, já que tem que tomar cuidado com as mangueiras do AC
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Para quem tem uma Eco ou Fiesta, ou Ka, ou Focus, ou....., enfim carro com o motor Zetec RoCam, sabe que ele é um motor bem problemático na questão de arrefecimento.
é bomba d’água que quebra, vaza, enferruja, emperra, tudo de ruim acontece na coitada, e grande parte do problema está nele, no reservatório de expansão!
Mas porquê? Simples: se ele estiver velho e sujo, corre o risco de estar trincado, assim podendo vazar água, ou, entrando ar no sistema, assim formando ferrugem interna, e emperrando a bomba.
Sem contar que se ele estiver sujo, você não consegue ver o nível que a água está e nem se ela e o fluido estão limpos, e sim, se não tiver fluido com a água, pode haver corrosão no sistema.
Mas então como resolve? é apenas trocar o reservatório, coisa simples e rápida de se fazer!
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primeiro: identifique se seu reservatório é de 2 ou três saídas, no caso da EcoSport XLT 2009 1.6 flex São apenas 2 saídas, uma em baixo do reservatório e outra superior, em cima, que serve de retorno da água.
Depois disso é só ir em alguma auto pelas de qualidade e comprar o próprio.
Segundo: montagem
Primeiro, desconecte as abraçadeiras das mangueiras com um alicate, ou alicate de pressão:
As braçadeiras são do tipo "aperta e desafroxa" ou seja, quando você aperta a aba delas, na direção das setas da foto, ela afrouxa e a mangueira sai. Muito melhor do que de parafuso.
Depois disso, é desparafusar um parafuso que tem no lado esquerdo do reservatório, e puxar o reservatório antigo para cima.
etapa 2: agora, com o reservatório fora do lugar, tenhamuito cuidado com essas mangueiras no circulado vermelho. Elas são responsáveis por transportar o gás do ar condicionado, e se deixar alguma ferramenta cair ali, a tubulação de alumínio pode se quebrar, e seu A/C não funcionar mais:
etapa 3:[/b ]depois de feito os passos anteriores, é colocar o novo reservatório e conectar e prender as mangueiras, e tem um porém...
Na caixa de roda existe um suporte para o reservatório, que serve para que ele não fique balançando, exatamente nesse lugar:
Perto da numeração do chassi e abaixo da borracha do tanquinho de gasolina.
[b]etapa 4: depois de fixado, no suporte e parafuso, devemos fazer o seguinte:
Colocar água até no nível "MAX, agua filtrada e limpa, mas sem aditivo ainda.
Depois de completo, fechar o reservatório e dar a partida no carro!
Após isso é esperar a ventoinha ligar, nos estágios 1 e 2, para tirar o ar de toda a tubulação.
Acalme-se, com o retorno, a agua limpa sem aditivo vai se misturar com a água com aditivo, e tudo vai ficar normal
No meu caso, a ventoinha não ligou com o carro parado e comigo acelerando e com a medição de temperatura no meio da escala
Ai tive que recorrer ao A/C. liguei o mesmo e os 2 estágios acionaram quase que , acelerei mantendo a faixa de 1500 a 2000 RPM (esse segundo estágio tem um barulho infernal), fiquei com a ventoinha e A/C ligados por uns 2 min e depois desliguei o carro.
Esperei esfriar e repeti as etapas 1 e 4, retirando e colocando, novamente, água no sistema, mas dessa vez com agua + aditivo na proporção indicada pelo rotulo do fabricante.
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Depois de feito todas essas etapas, está terminado o DIY. No meu caso, não troquei o liquido inteiro de arrefecimento pois ele foi trocado a menos de 3 meses e ainda está novo.
Recomendo usar o aditivo orgânico, que é ecológico ( à vá?!) e tem maior durabilidade.
Caso for trocar o líquido de arrefecimento, recomendo dar uma olhada nesse tópico do nosso parceiro aqui:
http://www.fordfiestaclube.com/t2627-limpando-o-sistema-de-arrefecimento-do-fiesta-mk6
bem, é isso galera! quero agradecer ao meu pai, o SR, Júlio Sérgio, que foi o mecânico e fez 90 % da parte chata, de coxa de descoxa das coisas. Os outros 10 % (como acelerar e ficar dentro do carro com ar ligado, num dia de 35 ºC) fui eu, hehe.
Agora vão as outras fotos do processo:
O antigo reservatório, trincado e sujo:
Seu Júlio fazendo as coisas, hehe:
Se tiverem mais alguma dúvida, é só perguntar, ficarei grato em responder!
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Grande abraço a todos!!!