EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor)

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
Fala galera, tudo na paz?

Bem, aqui vai meu primeiro DIY, e espero que gostem!

--------------------------------------------------------------------
Ferramentas: alicate de pressão; alicate comum; faca com serrinha (as vezes é necessário abrir um pouco o buraco do parafuso)

total gasto: reservatório + fluído : R$ 45,04 com desconto

tempo gasto: um pouco mais de 45 min.

Facilidade de troca: mediano, nota 8, já que tem que tomar cuidado com as mangueiras do AC

----------------------------------------------------------------------------------

Para quem tem uma Eco ou Fiesta, ou Ka, ou Focus, ou....., enfim carro com o motor Zetec RoCam, sabe que ele é um motor bem problemático na questão de arrefecimento.

é bomba d’água que quebra, vaza, enferruja, emperra, tudo de ruim acontece na coitada, e grande parte do problema está nele, no reservatório de expansão!

Mas porquê? Simples: se ele estiver velho e sujo, corre o risco de estar trincado, assim podendo vazar água, ou, entrando ar no sistema, assim formando ferrugem interna, e emperrando a bomba.

Sem contar que se ele estiver sujo, você não consegue ver o nível que a água está e nem se ela e o fluido estão limpos, e sim, se não tiver fluido com a água, pode haver corrosão no sistema.

Mas então como resolve? é apenas trocar o reservatório, coisa simples e rápida de se fazer!

-----------------------------------------------------------------------------------------
primeiro: identifique se seu reservatório é de 2 ou três saídas, no caso da EcoSport XLT 2009 1.6 flex São apenas 2 saídas, uma em baixo do reservatório e outra superior, em cima, que serve de retorno da água.

Depois disso é só ir em alguma auto pelas de qualidade e comprar o próprio.

Segundo: montagem

Primeiro, desconecte as abraçadeiras das mangueiras com um alicate, ou alicate de pressão:

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) IdosJzy

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) 9qL71Eo

As braçadeiras são do tipo "aperta e desafroxa" ou seja, quando você aperta a aba delas, na direção das setas da foto, ela afrouxa e a mangueira sai. Muito melhor do que de parafuso.

Depois disso, é desparafusar um parafuso que tem no lado esquerdo do reservatório, e puxar o reservatório antigo para cima.

etapa 2: agora, com o reservatório fora do lugar, tenhamuito cuidado com essas mangueiras no circulado vermelho. Elas são responsáveis por transportar o gás do ar condicionado, e se deixar alguma ferramenta cair ali, a tubulação de alumínio pode se quebrar, e seu A/C não funcionar mais:

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) AtP9ZfU

etapa 3:[/b ]depois de feito os passos anteriores, é colocar o novo reservatório e conectar e prender as mangueiras, e tem um porém...

Na caixa de roda existe um suporte para o reservatório, que serve para que ele não fique balançando, exatamente nesse lugar:

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) XAnDMhy

Perto da numeração do chassi e abaixo da borracha do tanquinho de gasolina.

[b]etapa 4:
depois de fixado, no suporte e parafuso, devemos fazer o seguinte:

Colocar água até no nível "MAX, agua filtrada e limpa, mas sem aditivo ainda.

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) 69CnBrg

Depois de completo, fechar o reservatório e dar a partida no carro!

Após isso é esperar a ventoinha ligar, nos estágios 1 e 2, para tirar o ar de toda a tubulação.

Acalme-se, com o retorno, a agua limpa sem aditivo vai se misturar com a água com aditivo, e tudo vai ficar normal

No meu caso, a ventoinha não ligou com o carro parado e comigo acelerando e com a medição de temperatura no meio da escala Sad

Ai tive que recorrer ao A/C. liguei o mesmo e os 2 estágios acionaram quase que , acelerei mantendo a faixa de 1500 a 2000 RPM (esse segundo estágio tem um barulho infernal), fiquei com a ventoinha e A/C ligados por uns 2 min e depois desliguei o carro.

Esperei esfriar e repeti as etapas 1 e 4, retirando e colocando, novamente, água no sistema, mas dessa vez com agua + aditivo na proporção indicada pelo rotulo do fabricante.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Depois de feito todas essas etapas, está terminado o DIY. No meu caso, não troquei o liquido inteiro de arrefecimento pois ele foi trocado a menos de 3 meses e ainda está novo.

Recomendo usar o aditivo orgânico, que é ecológico ( à vá?!) e tem maior durabilidade.

Caso for trocar o líquido de arrefecimento, recomendo dar uma olhada nesse tópico do nosso parceiro aqui:

http://www.fordfiestaclube.com/t2627-limpando-o-sistema-de-arrefecimento-do-fiesta-mk6

bem, é isso galera! quero agradecer ao meu pai, o SR, Júlio Sérgio, que foi o mecânico e fez 90 % da parte chata, de coxa de descoxa das coisas. Os outros 10 % (como acelerar e ficar dentro do carro com ar ligado, num dia de 35 ºC) fui eu, hehe.

Agora vão as outras fotos do processo:

O antigo reservatório, trincado e sujo:

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) CgnHCgq

Seu Júlio fazendo as coisas, hehe:

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) QDCepcD

Se tiverem mais alguma dúvida, é só perguntar, ficarei grato em responder!
------------------------------------------------------------------
Grande abraço a todos!!!

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Muito bom Igor, parabéns para vc que fez o serviço pesado de filmar e postar e para o Júlio que só ajudou fazendo o serviço

#3
 J Junior

J Junior
Membro Pro
Membro Pro
BatPalm Like

#4
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
Zanetti escreveu:Muito bom Igor, parabéns para vc que fez o serviço pesado de filmar e postar e para o Júlio que só ajudou fazendo o serviço

poxa obrigado Zanetti. Posso dizer que suei viu geek

a gente fez isso na rua, e tava uns 35 ºC, mas com sensação de 55 ºC, hehehehe.

meu pai só ajudou mesmo, brinks, ele fez a parte pesada. Mas ao fim ele recebeu um copo de coca cola, ta bom não é?!

lol! lol! lol!

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#5
 Alvaro Lordelo

Alvaro Lordelo
Membro Jr
Membro Jr
Driver Igor,blz seu tuto.
Vc tem um ajudante e tanto!!!!
Gostei da sua foto do mês! Vc gosta da Eco vermelha e eu da preta. Quando vc vier p/ Salvador a gente troca vlw? kkk
Sua Eco tá linda.
Abraço p/ vc e seu Julio.
Alvaro

#6
 julio sergio

julio sergio
Membro
Membro
Igor escreveu:
Zanetti escreveu:Muito bom Igor, parabéns para vc que fez o serviço pesado de filmar e postar e para o Júlio que só ajudou fazendo o serviço

poxa obrigado Zanetti. Posso dizer que suei viu  geek

a gente fez isso na rua, e tava uns 35 ºC, mas com sensação de 55 ºC, hehehehe.

meu pai só ajudou mesmo, brinks, ele fez a parte pesada. Mas ao fim ele recebeu um copo de coca cola, ta bom não é?!

lol! lol! lol!

é só ajudei mesmo, depois vai ter troco, você vai ver tá!, kkk

ganhei mesmo esse copo de coca, que por sinal estava quente! mas valeu sua intenção!

bem, tenho mais imagens que o igor não postou:

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) NGzHNZX

recomendo fazer esse serviço fora da garagem, faz uma bagunça danada com água rosada, ainda mais se você for casado. é melhor fazer o serviço na rua e garantir uma noite na sua cama né.....

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) JyPc7gJ

aqui com água no tanquinho, com ele já no lugar.

Trocando o reservatório de expansão do Radiador (Tanquinho da Água do motor) JgT5yd7

essa é do antigo que estava bem sujo por sinal.

muito obrigado pelo apoio galera. da proxima vez, quem vai fazer o trabalho sujo vai ser o IGOR!!!

#7
 Alvaro Lordelo

Alvaro Lordelo
Membro Jr
Membro Jr
Driver Julio, tenho certeza que ele já aprendeu!
Vc só precisa pensar qual vai ser a recompensa dele! kkkkkkkkk
Um abraço
Alvaro

#8
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
Alvaro Lordelo escreveu: Driver Julio, tenho certeza que ele já aprendeu!
Vc  só precisa pensar qual vai ser a recompensa dele! kkkkkkkkk
Um abraço
Alvaro

pior que aprendi mesmo. só o calor que passei ja valeu kk

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#9
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Fala Igor, belo Tuto.....Parabéns

Meu sua eco é igualzinha a minha....ta muito bonita a sua.... irmã gêmea da minha....rsrsr


Abs....

#10
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
Membro VIP
PARABÉNS!!!

BatPalm

#11
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
rafael69 escreveu:Fala Igor, belo Tuto.....Parabéns

Meu sua eco é  igualzinha a minha....ta muito bonita a sua.... irmã gêmea da minha....rsrsr


Abs....

opa, se a minha é bonita, a sua também é né?! irmãos gemeos sempre são assim!!!

abraços!

dayz_sp escreveu:PARABÉNS!!!

BatPalm

obrigado!!!!!!!!!!!!!!

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#12
 acajunior

acajunior
Iniciante
Iniciante
Boa tarde,

Tenho que trocar o reservatório de expansão da minha Eco e estou na dúvida se compr o o original Ford ou alternativo.

Alguém sabe dizer qual a melhor marca caso opte pelo alternativo?

Grato,
Antonio Carlos

#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu não economizaria nessa parte, pode te dar problema em um local que não tenha socorro ou até um grande prejuízo

Caro não é o reservatório e sim a tampa que custa mais de 50,00

#14
 acajunior

acajunior
Iniciante
Iniciante
A tampa eu já comprei a original... Só não comprei o reservatório ainda pois, tenho lido que a peça original racha com freqüência. Em outras palavras há uma falha de projeto.

Esta falha de projeto pode ser da peça (especificação do material empregado na fabricação, por exemplo) ou esta falha de projeto pode ser próprio carro (fixação deficiente, por exemplo).

Voltando-me à peça, talvez a Ford não tenha resolvido o problema e talvez os fabricantes de peças alternativas (aftermarket are ) tenham se atentado para esta falha, produzindo quem sabe uma peça com desempenho melhor do que a original.



#15
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Igor tem que colocar líquido para arrefecimento e não somente agua.

Não sei se vocÊ colocou, pois só vi a foto do reservatorio cheio de agua.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#16
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
é EFEMOTA, tinha so ó agua ali mesmo, mas ali é para a limpeza do sistema, para colocar o aditivo, tem que retirar a tubulação tirar a água do tanquinho e ai sim colocar a água nova com aditivo!!!!

abs

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#17
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Mas vc colocou colocou o aditivo depois? Caso não tenha adicionado o aditivo faca isso o qto antes. A agua pura vão oxidar tudo.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#18
 Edinhobingo

Edinhobingo
Iniciante
Iniciante
Olá amigos ,aproveitando o gancho gostaria de saber se ao ligar o A/C a válvula termostática vai abrir ? vou trocar pela primeira vez a água do sistema de arrefecimento e a válvula termostática pois está vasando na junta , lí vários assuntos e já ví vários vídeos más ainda estou na dúvida ,se alguem souber agradeceria se compartilhace.

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
A válvula termostática, só abre quando chega na temperatura de trabalho do motor.

#20
 Edinhobingo

Edinhobingo
Iniciante
Iniciante
Vc pode me informar como sangrar o radiador ? Pra tirar o ar do sistema pois vou trocar a válvula termostática então vai pegar ar pois vou ter que tirar toda água do sistema

#21
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Isso não sei te informar devido a nunca ter feito, o meu foi o mecânico que fez.

#22
 Edinhobingo

Edinhobingo
Iniciante
Iniciante
Obrigado Zanetti ,se eu conseguir fazer eu posto aqui vou me informar com alguns amigos depois retorno .

#23
 Edinhobingo

Edinhobingo
Iniciante
Iniciante
Olá amigos ,consegui graças as informaçoes contidas aqui no forun e um pouco de pesquiza ,no post acima o IGOR já dá excelentes dicas de como fazer a troca da água de arrefecimento .,fiz o procedimento e correu tudo muito bem .
1- Esgotei a água de arrefecimento tirando a mangueira de retorno do reservatório de expansão e com o carro ligado fui colocando água limpa no reservatório e a água foi saindo pela mangueira de retorno (tomem cuidado neste passo pois não pode deixar faltar água no reservatório ) depois que saiu água limpa fechei o reservatório e aguardei o radiador ligar pra sair o restante da água que estava nas mangueiras aí fiz todo procedimento novamente até ficar todo sistema com água limpa ainda sem aditivo.
2- Aí tirei a válvula termostática com muito cuidado porque estava vasando na junta e o sensor de temperatura não estava bom então comprei aquela de alumínio completa , na hora de colocar a nova passem ( silicone de alta temperatura sobre a junta ) más só um pouco pra não expandir muito na hora de apertar os parafusos .
3- Esperei secar por 5 horas ai coloquei água no reservatório até o nível max e dei partida no carro ,más sem tampar o reservatório de expansão é só ir olhando o nível porque vai baixar a água ai é só ir completando assim que estabilizar feche o reservatório e aguarde a vávula termostática abrir e fique de olho no nível de água se baixar muito desligue o carro depois de uns 15 minutos vai abrindo com ( MUITO CUIDADO ) e lentamente a tampa do reservatório e assim que abrir complete a água ,feche e dê partida novamente e vá acompanhando ,aguarde a válvula abrir novamente e confira o nível OBS: faça este processo com o regulador (botão do ar condicionado ) na temperatura ( QUENTE ) para a água que está dentro da tubulaçao ser trocada também .
Feito isto confira se não á mais vasamentos ,se a ventuinha ligou no 1 estágio ( CASO ELA NÃO LIGUE ) verifiquem o ( CONECTOR ) que fica lá embaixo perto da mangueira grossa do radiador inferior ,este conector costuma derreter e impede que seja acionado o motor da ventuinha ... o meu estava derretido ai com jeitinho dei um trato nele e nem vou precisar trocalo ,fui cortando o plástico que derreteu até achar o terminal ai limpei ele e conferi com um multímetro se havia continuidade e blz a ventuinha voltou a funcionar.
Por último no dia seguinte tirei com uma mangueira a água limpa que estava dentro do reservatório e ai coloquei (1 litro de aditivo ) tirei a mangueira de retorno no reservatório e dei partida ...foi saindo água limpa e fui adicionando mais aditivo até completar ( 2 litros e 400 ) de aditivo.......sai com o carro depois pra testar e para que a válvula termostica chegasse a temperatura de abertura pra fazer circular toda água com aditivo do sistema .
A ( sangria ) é feita automáticamente ou seja a própria mangueira de retorno faz a sangria que nada mais é do que bolhas de ar que vai saindo devido a água ir circulando dentro de todo sistema ( só tem que ficar de olho no nível de água ) se baixar muito desligue o carro e aguarde para poder abrir a tampa do reservatório e completar ...não sou mecânico de automóveis más é só pesquizar bem que dá pra fazer tranquilo ,fiz no domingo a única parte que demora é ter que aguardar secar a cola de silicone de auta temperatura do mais achei tranquilo se não fosse isso tinha feito tudo em 5 horas isso porque não sou mecânico.
Deixo aqui meu relato de como foi que fiz ,da mesma forma que utilizei o forun pra obter informações e graças a nossos amigos que compartilhan suas experiências e conhecimentos espero ajudar outros que precisarem também.

#24
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Que bom que correu tudo bem, parabéns pelo serviço.

#25
 Marcio

avatar
Iniciante
Iniciante
Igor troquei o meu, quando paro ergo o capu ouço um chiado como se estivesse vazndo um pouquinho de ar pela tampa, é normal?

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos