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Compressor não liga

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#1
 nogas

nogas
Iniciante
Iniciante
Boa noite amigos do forum, sei que aqui é forum das ecosport, mas os dois veiculoes compartilham praticamente o mesmo diagrama eletrico entao venho aqui pedir a ajuda dos colegas. Comprei um fiesta 2008 1.0 hatch, problema dele é que o compressor não liga quando ativa o ar-condicionado.

Fiz uma ligação direta para a bateria e o ar gelou normal, o que noto é que quando ligo o ar o giro do motor regula corretamente como se estivesse tudo certo, desconfio de fiação rompida, mas antes de sair desmontando o carro, queria saber dos colegas sobre a fiação do chicote do compressor.
Minha duvida é: a fiação sai do chicote do compressor e vai para aonde ? tipo ... vai direto ate a placa do ar-condicionado no painel ? ou passa

por alguma caixa com rele ?

Meu painel esta desmontado e placa ja esta acessivel para testes .... se sim ... fica facil para eu testa continuidade com multimetro.

sucesso a todos !!!

#2
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
Você tem o esquema elétrico do carro?
Mas, antes de mais nada, verifique se há algum fusível queimado.....possui também um relê na posição R14 (rele de plena carga do compressor do ar condicionado)...antes de desmontar e quebrar a cabeça, tente o mais fácil...se não der certo....aí vai ter que baixar o esquema elétrico para olhar o chicote do ar condicionado

#3
 nogas

nogas
Iniciante
Iniciante
Parece ser este diagrama:


gostaria de testar continuidade do chicote do compressor ate aonde ele vai .... mas nao tenho esperiencia em diagramas

eletricos automotivos, parece ser diferente.

Aqui esta aparecendo que nao tenho permissao para postar o link do diagrama

#4
 nogas

nogas
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:Bom dia,
Você tem o esquema elétrico do carro?
Mas, antes de mais nada, verifique se há algum fusível queimado.....possui também um relê na posição R14 (rele de plena carga do compressor do ar condicionado)...antes de desmontar e quebrar a cabeça, tente o mais fácil...se não der certo....aí vai ter que baixar o esquema elétrico para olhar o chicote do ar condicionado


Bom dia, os fusiveis ja testei nada aberto, rele R14 vou verificar a noite, obrigado

#5
 nogas

nogas
Iniciante
Iniciante
Compressor não liga Ar110
Compressor não liga Ar10

#6
 nogas

nogas
Iniciante
Iniciante
Compressor não liga Rele10

#7
 nogas

nogas
Iniciante
Iniciante
Pelo que entendi o chicote compressor vai direto ao rele C133 ... e quem abre a bobina do rele é a placa do ar condicionado ..... se o rele estiver ok ... fiaçao ok ... o problema so pode ser a placa correto ?

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
nogas escreveu:Boa noite amigos do forum, sei que aqui é forum das ecosport, mas os dois veiculoes compartilham praticamente o mesmo diagrama eletrico entao venho aqui pedir a ajuda dos colegas. Comprei um fiesta 2008 1.0 hatch, problema dele é que o compressor não liga quando ativa o ar-condicionado.

Fiz uma ligação direta para a bateria e o ar gelou normal, o que noto é que quando ligo o ar o giro do motor regula corretamente como se estivesse tudo certo, desconfio de fiação rompida, mas antes de sair desmontando o carro, queria saber dos colegas sobre a fiação do chicote do compressor.
Minha duvida é: a fiação sai do chicote do compressor e vai para aonde ? tipo ... vai direto ate a placa do ar-condicionado no painel ? ou passa

por alguma caixa com rele ?

Meu painel esta desmontado e placa ja esta acessivel para testes .... se sim ... fica facil para eu testa continuidade com multimetro.

sucesso a todos !!!

Pelo que eu tenho fuçado do ar condicionado posso dizer que nao tem placa exclusiva para ele.... sao componentes que ficam espalhados por todo o veiculo. Tem rele sim... eles chamam de rele de borboleta aberta, nao sei pq..... Este rele na ecosport fica perto da caixa que fica perto do trambulador do cambio emaixo do carro. O botao que aciona o compressor nao é direto ele deve pasar pela unidade central do carro(injecao/diagnostico/etc).... Acho que os 12volts passa primeiro pelo seletor do ventilador e dai para o botao do AR, dai para o circuto..... Outra coisa que pode interromper o compressor eh o sensor de pressao de alta e baixa do gas. Este sensor fica na tubulacao metalica perto do radiador. Se a pressao estiver baixa por falta de gas ele interrompe, e se houver congelamento por excesso de frio creio que a pressao fica alta entao interrompe tb para nao danificar o compressor.
Eu sei que em algum lugar pelo forum deve ter o manual eletrico do veiculo completo, mas eu achei ele bem confuso apesar de eu ter formacao tecnica.

#9
 nogas

nogas
Iniciante
Iniciante
Bom dia a todos, consegui resolver com o multimetro, era fiação rompida mesmo como suspeitei .... a fiação estava rompida na parte de baixo do radiador .

Sucesso a todos e muito obrigado os que tentaram ajudar !!!

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
nogas escreveu: Bom dia a todos, consegui resolver com o multimetro, era fiação rompida mesmo como suspeitei .... a fiação estava rompida na parte de baixo do radiador .

Sucesso a todos e muito obrigado os que tentaram ajudar !!!
ola Nogas! que bom que descobriu o defeito.... agora vc sabe dizer porque rompeu o fio? Dizemque nessa regiao perto do radiador costuma furar o cano de ferro do ar condiconado pq ele fica roçando em alguma coisa....
Este esquema eletrico do carro é bem complicado mesmo.... O ideal eh ter um esquema eletrico igual a de eletronica e outra da fiacao.

#11
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