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Eficiencia do coletor de escape

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#1
 kentakk

kentakk
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Notei que as ecos mais antigas o coletor era mais bem elaborado e creio que mais eficientes, pois sao feitas em tubos lisinhos de aço.... ja para o modelo acima de 2009 ferrou, eh feita toda de material fundido a unica vantagem eh que o catalisador esta mais perto do coletor....
Sera que compensa o investimento? Pois tem que trocar todo o sistema de escape....
Eu notei isso porque estava pensando em colocar termotape no coletor..... pois acho que fica muito quente acima do coletor.
Eficiencia do coletor de escape Coletor-de-escapamento-courrierfiestaecosport-16-zetec-D_NQ_NP_363705-MLB25059336068_092016-F

Eficiencia do coletor de escape Catalisador-ford-ecosport-16-2009-D_NQ_NP_590405-MLB20863170188_082016-F

#2
 Zanetti

Zanetti
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Esse ai é do Zetec né?

#3
 kentakk

kentakk
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sim zetec rocam..... o calor em excesso as peças ate aguentam... mas a longo prazo tudo que é de plastico acima do coletor vai estragar mais rapido, tipo fiacao, conectores, etc....
Inclusive eu tenho 2 valvulas de agua quente que adicionei e fica perto deste ponto.... entao ao inves destas valvulas trabalharem a 110graus que seria a temperatura do cabeçote com certeza essa temperatura vai ficar bem maior devido ao coletor....
Eu creio que a Ford mudou isso para economizar na mao-de-obra da montagem, pois as peças de tubos e flange soldado fica mais caro e creio que a peça fundida fique mais em conta. E tambem ficou numa so peça junto com o catalizador o que ajuda no tempo de montagem final do carro.

#4
 Zanetti

Zanetti
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O do Duratec é de plástico, mas o calor dentro do cofre é insuportável também, eu assim que chego a primeira coisa que faço é abrir o cofre para esfriar mais rápido.

#5
 kentakk

kentakk
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Zanetti escreveu:O do Duratec é de plástico, mas o calor dentro do cofre é insuportável também, eu assim que chego a primeira coisa que faço é abrir o cofre para esfriar mais rápido.

Eu creio que nao Zanetti! de plastico eh somente o coletor de adimissao onde vao os bicos injetores.... no escape é impossivel um plastico que aguente a temperatura dos gases da combustao...

#6
 Zanetti

Zanetti
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Tem razão, é o sono.

#7
 kentakk

kentakk
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Hoje em dia, os veiculos sao fabricados em plastico mas trabalham no limite e como relogio.... se alguma coisa falhar pode derreter os plasticos... Haja visto a carcaça da termostatica... Houve casos emque derreteu o plastico, ou seja, o motor ferveu e ai derreteu o plastico da termostatica.... Se o meu chegasse a esse ponto eu instalaria uma carcaça de aluminio que eh vendido no paralelo.

#8
 kentakk

kentakk
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Uma coisa que notei é que o escudo de aluminio em volta do coletor e catalisador é bobagem.... em menos de minutos pelo efeito da irradiacao o calor do coletor ja estara nos escudos dai nao fazendo mais nenhum efeito no sentido de segurar o calor..... O ideal mesmo eh o escudo ceramico ou as termotapes.....

#9
 Zanetti

Zanetti
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Eu acho que o termotape deve prejudicar o arrefecimento da peça por concentrar o calor sem que ele posa se dissipar no ambiente.

#10
 kentakk

kentakk
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Zanetti escreveu:Eu acho que o termotape deve prejudicar o arrefecimento da peça por concentrar o calor sem que ele posa se dissipar no ambiente.
Zanetti! vou falar como leigo o que acho a respeito disso... Eu ate pensei no assunto....   Creio que o termotape nao vai influenciar nisso, inclusive o que li na net eh que quanto mais quente melhor, pois dizem que a medida que o escape esfria ele dificulta mais a saida dos gases.
Por outro lado se o coletor estiver a 800graus o calor vai sendo jogado pra fora ja que os gases sao expelidos.... Em motores turbos estas peças ficam incandescentes mas nao derretem....
Entao neste quesito creio que nao ira estragar o coletor de escape...
E do jeito original tb fica na mesma... o calor fica entre a peça e o escudo inutil que nem ajuda nem atrapalha em termos de resfriamento.
Mas aos poucos esse calor de 800graus vai escapando em deixando o cofre do motor um forno....
Ja com relacao ao resto do motor a agua e o radiador refrigera.
Fora o coletor eu acho que as outras peças que esquentam muito é o cabo de vela que fica acimado coletor e uma valvula de agua que coloquei onde fica as magueiras do ar quente....
ps: se a ideia era deixar o coletor frio eles iriam colocar umas galerias dentro do coletor e fazer passar agua do radiador.... Entao nao faz sentido.

#11
 Zanetti

Zanetti
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É, eu nem mexo nisso, pois o calor não passa para a cabine, se passar começo a me incomodar.

#12
 kentakk

kentakk
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Zanetti escreveu:É, eu nem mexo nisso, pois o calor não passa para a cabine, se passar começo a me incomodar.

Entao Zanetti! passar, passa sim.... eh bem sutil... se vc estiver com o ar condicionado desligado e colocar a mao do lado esquerdo do console notara um calor consideravel eh que a agua com 100graus esta percorrendo o console.... Como vc eh do Rio deve andar com o ar ligado.... Mas ao deixar no estacionamento do mercado por exemplo ao adentrar o veiculo notara que o ar esta meio abafado..... eh o tal do ar quente.....
No meu caso amenizei com a instalacao de uma valvula que detem a agua no cofre do motor.... pois meu ar funciona com termostato (liga e desliga).....

#13
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