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Carcaça valvula termostatica colocar a FLEX ou a GASOLINA?

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#1
 Vanilsom Terto

Vanilsom Terto
Membro Jr
Membro Jr
Boa noite Senhores(as), gostaria se possível alguém tirasse uma duvida, preciso trocar a carcaça da válvula termostática do meu Ecosport 1.6 ano 2008 FLEX, como eu coloquei GNV tive que optar para mudança de FLEX para combustível a GASOLINA, quando for trocar a carcaça qual devo colocar, a carcaça para FLEX ou para a GASOLINA?
E quanto a Carcaça de Aluminio, alguem está usando?Se sim, fale um pouco da experiencia.
Um abraços a todos.

#2
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Boa Noite,
Minha Ecosport /2006, Flex, 1.6 8v.
Eu mesmo, recentemente troquei a carcaça da válvula termostática, optei em colocar a de alumínio, no lugar da de plástico que era a original ainda do carro. Até agora, está tudo ok e é mais resistente. A de plástico custa aproximadamente R$ 50,00 a de Alumínio custa R$ 100,00. Você pode optar em colocar, não dá problema algum, pois através do cavalete, vai passar água. Nesse caso, acredito que não há problema algum em qual combustível irá utilizar. Só vou te dar algumas dicas:
Ao trocar, o motor deve estar frio, pois a água é muito quente no local.
Antes de tirar os parafusos de fixação da carcaça, jogue um desengripante (WD40), para ajudar a soltar e deixe agindo por uns minutos, pois como o lugar esquenta e esfria, o parafuso fica colado e é duro para tirar, desta forma, saíra mais fácil e evitará quebrar dentro do bloco do motor, como aconteceu comigo!
Outra dica, troque os parafusos de fixação do cavalete e os que fixam também a válvula termostática na carcaça. Os parafusos de fixação da Carcaça (6), perdem a elasticidade devido o esquenta e esfria e muitas vezes empenam, pelo menos o meu aconteceu isso. Já os parafusos que fixam a Válvula no cavalete (3), troque porque no meu caso também, a medida dos furos dos parafusos dos cavaletes eram diferentes, o cavalete de alumínio necessita de um mais grosso, sendo assim, para segurar, precisará de outro. Como minha válvula estava funcionando direitinho, deixei a mesma. Utilize como reforço nas juntas de borracha dos sensores, válvula e próprio cavalete uma cola preta loctite, para ajudar na vedação, mas utilize pouca quantidade, só um filete em cima da junta já existente.
E a última dica, se o grampo, que parece um clips para papel, que trava o sensor ao lado da válvula, estiver um pouco frouxo, compre um novo também (R$ 8,00), pois ele ajuda a não vazar, fora a cola que eu indiquei acima, passando em volta também da junta de borracha do sensor, aguardando pelo menos 1 hora (o prazo que pede na embalagem é 20 min) para secar bem e evitar vazar depois.
Espero ter ajudado!

#3
 Vanilsom Terto

Vanilsom Terto
Membro Jr
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Boa noite Brignoli, agradeço pelas suas dicas, com certeza ira ajudar muito.Um abraço.

#4
 Thiago Almeida

Thiago Almeida
Iniciante
Iniciante
Boa noite! Peguei minha eco xlt 2.0 2012 faz uns 10 dias. Aos poucos estou sondando ela a fim de encontrar e resolver proplemas que possam se apresentar. Chegou a vez de dar uma geral no sistema de arrefecimeto. Já comprei o aditivo, reservatorio e bomba. Minha dúvida é quanto a carcaça da valvula termostática. Existe ela em alumínio para motor duratec 2.0? Caso exista, vale a pena obter uma ao invés de manter a original de prastico?

Desde já, obrigado.

#5
 Gilles

Gilles
Iniciante
Iniciante
Boa noite. Encontrei justo o que estava procurando....ontem vazou agua da carcaça e teve que voltar pra casa de guincho, enchia o reservatório e qdo tentava ligar o carro vazava tudo, não quis arriscar. Já desmontei a peça, achei um pouco ressecada, tb com 95 mil KM... Hoje procurei na internet uma carcaça e me espantei com o valor, de R$ 290,00 até R$.500.00!!! Achei ótimo o valor de 50 R$ do colega ou 100 de alumínio....
Vou fazer uma pesquisa na minha cidade (Manaus) antes de comprar, pena que ainda estamos de lockdown, tudo fechado... e tb me veio a dúvida se comprar de alumínio ou de plástico, achei esquisito encontrar uma peça de plástico sujeita a variações de temperaturas elevadas naquela posição, mas o colega já falou que montou e deu tudo certo, então vou ver se encontro uma peça de alumínio, acho mais confiável. Obrigado pelas dicas, eu não encontrei muitos problemas pra desmontar, vamos ver pra montar....
Um abraço, qdo encontrar e montar vou contar como foi a experiência.....e a dor no bolso...

#6
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Já vi alguns relatos, inclusive de mecânicos que usaram de alumínio e não usam mais, que ela acaba tendo problemas pelo fato de não dilatar corretamente.
Quando precisei trocar, comprei original. È mais caro, mas com certeza dura mais que muita paralela e ai acaba saindo mais barato.

Talvez da marca Iguaçu eu usaria pois os produtos da mesma aparentam ótima qualidade.

Acredito também que pelo Mercado Livre encontre qquer uma e até com preços interessantes.

#7
 alexandre.ataide

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Iniciante
Iniciante
zaninis escreveu:Já vi alguns relatos, inclusive de mecânicos que usaram de alumínio e não usam mais, que ela acaba tendo problemas pelo fato de não dilatar corretamente.
Quando precisei trocar, comprei original. È mais caro, mas com certeza dura mais que muita paralela e ai acaba saindo mais barato.

Talvez da marca Iguaçu eu usaria pois os produtos da mesma aparentam ótima qualidade.

Acredito também que pelo Mercado Livre encontre qquer uma e até com preços interessantes.

Uso a carcaça de alumínio há 12 anos e não existe essa história de não dilatar...eu é que não vou ficar andando com plástico que racha e deixa a gente a pé na rua.

#8
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