EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Motor esquentando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Corone

Corone
Iniciante
Iniciante
Bom Dia Amigos


Estou tendo o seguinte problema na minha eco 2005 1.6 gasolina,ela não tinha nada já estou com ela a um bom tempo sempre viajo nunca tive problema com temperatura,ela só tinha um pequeno vazamento na carcaça da termostatica,mais nunca baixou muita água sempre fiquei de olho e baixava muito pouco,só que semana passada resolvi trocar a à carcaça para tirar o vazamento e ficar tudo certinho,levei no mecânico,trocou colocou outra de plástico beleza parou de vazar,peguei ela normal,aí no outro dia derrepente do nada ela esquentou,e ligou a ventoinha no máximo na segunda velocidade e a temperatura subiu um pique pra cima do meio parei ela,olhei a mangueira de entrada na carcaça estava muito quente e a da saída estava fria ou seja a termostatica não abriu,esperei esfriar levei pra casa,no outro dia levei para o mecânico falou que era problema na termostatica,aí beleza pediu uma nova trocou,sai da oficina durante a tarde funcionou normal,a noite quase chegando em casa novamente a ventoinha ligou no máximo já tava perto de casa cheguei e desliguei ela,olhei novamente as mangueiras e novamente uma quente e a outra fria,no outro dia levei de novo na oficina,aí o mecânico falou que era a carcaça,beleza falou para colocar a de alumínio que já vem com a termostatica tudo certinho e que não dá problema que de alumínio e muito melhor,aí trocou colocou a de alumínio,peguei na oficina e de noite Novamente ligou a ventoinha no máximo,olhei e de novo as mangueiras indicava que a termostatica não abriu,liguei para o mecânico ele falou que agora tinha que abrir o cabeçote que é junta do cabeçote,aí agora estou pensando como pode ser a junta se ela nunca tinha fervido antes ela nunca me deu problema de temperatura,foi só depois que mecheu na carcaça que ela começou a fazer isto,então pergunto amigos vocês saberia de algo que pode estar errado que ocasiona o travamento da válvula para ela não abrir?

#2
 Jefferson Junior

Jefferson Junior
Iniciante
Iniciante
Amigo .. já tentou isolar ar quente ?? Motor esquentando Jsg4yv Motor esquentando 2s1axl5

#3
 Corone

Corone
Iniciante
Iniciante
Pior que já tentei isolar amigo,e deu o problema,o mais impressionante que nunca tinha dado problema antes de temperatura foi só o mecânico mecher na carcaça

#4
 Jefferson Junior

Jefferson Junior
Iniciante
Iniciante
sensor de temperatura esta subindo e descendo temperatura gradualmente ?

#5
 Corone

Corone
Iniciante
Iniciante
Jefferson Junior escreveu:sensor de temperatura esta subindo e descendo temperatura gradualmente ?


O sensor está normal Jefferson,se ligar ela fria ela aquece normalmente do baixo para o meio normalmente só que na hora de abrir a válvula termostatica ela não abre,e como mencionei já é a terceira válvula que o mecânico coloca

#6
 Jefferson Junior

Jefferson Junior
Iniciante
Iniciante
ja peguei duas com os msm problemas .. uma era isolar ar quente e outra bomba dgua!!

#7
 Corone

Corone
Iniciante
Iniciante
Jefferson Junior escreveu:ja peguei duas com os msm problemas .. uma era isolar ar quente e outra bomba dgua!!

O Amigo agora você me deu uma luz muito boa,porque como disse nunca tive problema de esquentar com ela,e ela quando da à partida tá funcionando redondinha,por isso estou com dúvidas de ser a junta do cabeçote,este mecânico que estava levando ela desanimei com ele,ele simplesmente depois de apresentar este problema quer abrir o motor dela,só que ele não olhou a bomba dagua dela,segunda vou levar em um outro que me disseram ser muito bom e mencionar ele tirar a bomba dagua para dar uma olhadinha nela!!

#8
 Jefferson Junior

Jefferson Junior
Iniciante
Iniciante
Like

#9
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
Esses dias troquei a carcaça também, inclusive a droga do parafuso quebrou dentro do bloco, mas consegui tirar sem danificar a rosca, postei até as fotos em um outro tópico ....a minha era de plástico, ainda original e coloquei uma de alumínio também, a antiga estava isolada e deixei da mesma forma, até o momento não tive problema. Como dado a ideia da bomba d'agua, pode sim, ter ocasionado algum problema e justamente após a troca do cavalete. Era possível ser da válvula termostática, mas se você já trocou, das duas uma, está com defeito a válvula nova e ocasionou o mesmo problema, ou realmente bomba d'água!

#10
 Corone

Corone
Iniciante
Iniciante
Amigos,desde quinta a eco está parada em casa pois junto com 12 de outubro aqui hj tb e feriado na cidade,então tá tudo fechado só segunda para achar oficina aberta,então hj resolvi da uma ligadinha nela na garagem para observar,ligando ela na marcha lenta sem acelerar deixar o motor esquentar tranquilo ela chegou a abrir a válvula e ligou e desligou a ventoinha na velocidade normal,pelo que estou percebendo ela dá o problema andando,sera que por falta de pressão da Bomba dagua conforme nosso amigo Jefferson mencionou,a válvula termostatica está deixando de abrir?

#11
 Corone

Corone
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:Bom dia,
Esses dias troquei a carcaça também, inclusive a droga do parafuso quebrou dentro do bloco, mas consegui tirar sem danificar a rosca, postei até as fotos em um outro tópico ....a minha era de plástico, ainda original e coloquei uma de alumínio também, a antiga estava isolada e deixei da mesma forma, até o momento não tive problema. Como dado a ideia da bomba d'agua, pode sim, ter ocasionado algum problema e justamente após a troca do cavalete. Era possível ser da válvula termostática, mas se você já trocou, das duas uma,  está com defeito a válvula nova e ocasionou o mesmo problema, ou realmente bomba d'água!


Então amigo,contanto com a válvula original que estava nela e sendo que antes ela nunca tinha dado problema de aquecimento,já está na terceira válvula que o mecânico colocou agora,co MG conforme mencionado pelo Jefferson estou bem achando que pode ser a bomba dagua,tipo um problema de pressão da água!!

#12
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Possivelmente! O jeito será efetuar a troca da bomba d'água!

#13
 Corone

Corone
Iniciante
Iniciante
Amigos,conforme mencionado aqui realmente o problem era a bomba d água,acabou o problema está 100% agora!Desde já obrigado a todos pela ajuda

#14
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Obrigado pelo retorno!

#15
 kennedygomes

kennedygomes
Iniciante
Iniciante
estou com o mesmo problema eu acho rsrsrs
seguinte: se eu andar 2 km o senser ja dispara no painel indicando a auta temperatura, quando abro o capo do carro noto que a agua no reservatorio não "ferve" e com um volume bem maior que colocado, as mangueiras na vauvula estão quentes o que significa que a vauvula abre quando esquenta, porem quando retiro aquela "tampinha" que tem no radiador sai uma quantidade imensa de ar com muita presão quando faço isso a agua no reservatorio vai descendo e quando sai todo o ar a agua começa a sair por onde abrir no radiador, feito isso quando coloco um pouco mais de agua(pois o que estava no reservatorio ja desceu toda) e volto a andar cerca de 2 a 3km o motor esquenta novamente?
o que pode ser isso?
bomba dagua?
vauvula termostatica(embora esteja abrindo)e detalhe ja foi trocada ha uma semana
cabeçote trincado?

#16
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
Primeiro, não abra a tampa com o motor quente, pode causar queimaduras graves, se a água por causa da pressão voar e cair em você....Agora se o nível de água está maior no reservatório que o normal, pode haver "ar" no sistema, isso pode causar problemas na válvula termostática, trocou água do radiador recentemente? Faça uma coisa simples primeiro, com o motor frio, tente tirar o ar do sistema, apertando as mangueiras repetidamente, verá que sairá bolhas no reservatório. Feche a tampa e de uma volta com o carro, veja se agora o nível não sobe, mas não abra a tampa! Se por ventura continuar subindo o nível da água e temperatura, e como você já trocou a Válvula Termostática, pode ser a bomba d'agua! Não fique andando muito para evitar que queime junta de cabeçote. Cabeçote trincado, faria com que a água baixasse e sumisse do reservatório e não o contrário, como é o seu caso. Espero ter ajudado!

#17
 kennedygomes

kennedygomes
Iniciante
Iniciante
Bom dia galera, após algumas verificações o mecanico antigo aqueria de qualquer forma mexer no cabeçote do carro, afirmando que estaria passando agua no cabeçote e que teria que retifica-lo, porém levei em outra oficina e la foi detectado apenas um entupimento na mangueira de retorno para o reservatório...

#18
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite,
Ainda bem que resolveu e era uma coisa simples! Realmente não imaginei isso, mas ficou anotado aqui no meu caderninho! Obrigado pelo retorno, mais uma que aprendí!

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse problema já foi relatado alguma vezes aqui no fórum, me parece que partes da válvula termostática se soltam e acabam entupindo esse caninho.

Nunca ia imaginar que um mecânico não tinha verificado que não tinha retorno no reservatório.

#20
 Tech_Bruno

Tech_Bruno
Iniciante
Iniciante
Pessoal, bom dia!


aproveitando, só pra confirmar, a temperatura correta de operação o ponteiro fica com metade dele levemente acima do risco do meio não é isso, coisa de alguns milímetros mais pra frente que o meio, correto?

#21
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
No meu não, fica exatamente no meio!

#22
 Tech_Bruno

Tech_Bruno
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:No meu não, fica exatamente no meio!

Certo, considerando que já troquei a VT estes dias (tô usando a BorgWarner reposição original), o que poderia estar gerando esse avanço?

OBS: Notei tb que a outra Eco que temos na família e tb um Fiesta Rocam 1.6 trabalham levemente acima do meio, será que é questão de ano?

#23
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Sinceramente, não sei dizer, mas se estiver tudo funcionando corretamente, acredito não ter problema....a minha é 2006!

#24
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O meu também fica um ponteiro acima do meio, mas isso é muito relativo, se alguma vez alguém mexeu no painel pode ter colocado o ponteiro um pouco avançado como foi o meu caso, como sei que foi erro meu, nem abro para corrigir.

#25
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos