Mais algum tempo de pesquisa e o que eu descobri.
Essa é a bomba original retirada do meu carro e cujo código (7N15AC) bate com o código do sistema da Ford
Com ajuda da minha assistente, desmontei a bomba e pude constatar algumas coisas
1 - A bomba da Eco automática realmente é exclusiva. Ela só tem uma linha de combustível ao contrário das similares
2 - Ao contrário da maioria das outras Ecosport, a automática não tem regulador de pressão na bomba ou na flauta. No lugar, ela tem um sensor de pressão na flauta que comanda um módulo próprio de controle da bomba (https://www.youtube.com/watch?v=7DhjfAsEyAA)
3 - Uma vez que ela controla a pressão através do controle da vazão/pressão da bomba e não através de um regulador comum, a linha de retorno de combustível é desnecessária e por isso inexiste
4 - A bomba mais próxima visualmente (vou procurar a bomba pessoalmente amanhã para ter as medidas exatas), é a da Courier/Focus SEM regulador de pressão (existe uma versão com regulador embutido)
5 - O copo da bomba parece ser idêntico (comparações até o momento com fotos da internet):
6 - A bomba elétrica em si parece idêntica, a não ser pelo pré-filtro
7 - A tampa do copo da bomba parece idêntico a não ser pelo suporte destacado na imagem que segura a peça mostrada em seguida
8 - A linha de combustível não vai diretamente para a saída, mas antes passa por essa peça que acredito ser uma espécie de válvula unidirecional e que só existe neste modelo de bomba
9 - Por fim, a flange que acopla a linha de combustível a bomba em si parece ser idêntica, a não ser pela entrada da linha de retorno que não existe na bomba da eco automática
10 - A tampa do tanque (onde vão os conectores elétricos) parece ser idêntica na parte externa e melhorada na parte interna da courier
11 - Não pude testar ainda, mas pelo que andei pesquisando, o sensor da boia
NÃO é idêntico nem compatível. Então devo preservar o meu original (que não aparece nas fotos pois ficou na oficina). Não sei qual a facilidade de encontrar outro ou se de algum outro carro é compatível.
Por hora é isso. O problema da minha bomba parece ser um vazamento causado por dois orings q existem dentro da flange. Ouvi dizer que podem ser comprados a parte. Se não encontrar, o plano B será procurar a bomba da courier e isolar a linha de retorno. Ainda não decidi se vale a pena ou não tentar incorporar a suposta válvula unidirecional.
Informo vocês depois do fim da novela