EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ventuinha armar e desarmar com muita frequência é normal?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Luiz carve

Luiz carve
Iniciante
Iniciante
Boa noite pessoal!

Sou novo no Fórum, pois comprei minha Eco Freestyle, 2015, há uma semana. Estou adorando o carro, mas estou estranhando o fato de não ter marcador de temperatura.
Não sei se por esse motivo, como ainda não me acostumei com essa falta, fico prestando atenção quando a ventuinha arma e percebi que ela arma com muita frequência e muito rápido.  Às vezes saio da garagem e três minutos após ter dado a partida ela já está armando. Quando desligo o carro ela normalmente fica ligada por uns 30 segundo.  Quando ligo o ar condicionado ela liga de imediato também.

Gostaria de saber se isso é normal, pois já me disseram que o funcionamento dela é assim mesmo, mas mesmo assim estou estranhando.

Ah, e não tem nenhuma luz indicativa de problema acendendo no painel, está tudo normal.

Um abraço a todos!

#2
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Fala Luiz beleza?

Para o novo EcoSport eu não li relatos do eletroventilador acionando com fequencia.

Seria interessante você monitorar a temperatura pelo menu secreto do painel. Se o aditivo do arrefecimento estiver vencido a variação de temperatura é maior, o que pode estar ocasionando o liga liga do eletroventilador.

Você pode pedir uma análise do sistema de arrefecimento na concessionária. Verificariam valvula termoestatica, estanqueidade, verificariam com scanner com o correto funcionamento do eletroventilador, etc.



Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#3
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
Ola Luiz, blz?
Seja bem vindo ao fórum.
Também tenho uma eco de modelo novo e, assim como você, acho estranho a Ford ter tirado o marcador de temperatura. Pra mim isso não faz muito sentido já que a minha eco de modelo antigo tinha.
Enfim, a minha não apresenta o mesmo comportamento que você relatou que a sua tem. Na verdade, nesses dias de inverno eu não notei ela acionar o eletroventilador nenhuma vez. Não sei se isso faz muita diferença para o motor do carro, mas aqui onde moro chega a ficar bem frio pra uma cidade do nordeste. Cerca de 10 a 15 graus de manhã cedo e durante o dia não passa de 20. Como aqui as ruas são bastante amplas e o carro anda numa velocidade maior, acredito que o ar que ja passa no radiador seja suficiente pra resfriar, ai ela não aciona o eletroventilador.
Recomendo, caso você puder, monitorar a temperatura com um scanner automotivo em alguma oficina. Ver a que temperatura ela arma e desarma a ventoinha, acredito que o ideal seja de 92º a 96º, mas acredito que esse seja o funcionamento normal dela, eu me preocuparia caso não estivesse ligando o ventilador. Se não conseguir em oficina, tente abrir aquele "menu secreto" no computador de bordo da eco. Mantenha pressionado o botão trip na alavanca de seta e gire a chave pra posição II, mantenha o botão pressionado até que aparece o nome TEST na telinha, ai e só ir apertando o botão pra ir alterando as informações que aparecem, mas você vai ter que procurar pra ver qual numero é referente ao da temperatura, eu não sei ao certo. Não sei se da pra medir com aqueles scanners OBD2 bluetooth.
Não vi nenhum relato de recall sobre isso mas recomendo você dar uma pesquisada.
Espero ter ajudado em algo.

#4
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Eu tentaria ver como o amigo acima citou o menu secreto e acompanhar.
Se o carro estiver em garantia, levaria para verificarem o sensor de temperatura e mesmo a válvula termostática.
Essa situação ocorre mesmo sem o ar estar ligado, pois o AC aciona o eletro-ventilador.

#5
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos