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Oleo do motor

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#1
 Danivr

Danivr
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal estou com uma dúvida e queria saber o seguinte, troquei recentemente o óleo do motor do meu eco 2006 1.6 e coloquei o 20w50 que é um óleo grosso, alguns mecanicos falam que pra carros "rodados" tem que usar óleo grosso. Não sei se isso procede,até porque não sei qual óleo o antigo proprietario usava.Estou com o carro a 3 meses e assim que o peguei já fui trocando filtro e o óleo porem o 20w50 como o mecanico recomendou. Gostaria de saber se na proxima troca posso usar um óleo mais fino o 5w30 ou 10w40 qual me recomedaria? Se eu colocar o óleo fino não vai prejudicar o motor? desde já agradeço.

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Pelo contrário, usar óleo fora da especificação do fabricante é que prejudica o motor, quando um mecânico recomendar colocar um óleo fora do especificado pelo fabricante, não troque o óleo, troque o mecânico.
Não sei ao certo se o Zetec usa tucho hidráulico, mas se usa, vc deve escutar uma batida , tipo máquina de costura até o óleo esquentar, afinar e conseguir entrar nos tuchos.

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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olha..... eu nao sei.... mas de 5w30 para 20w50 é muita diferença.... eh como se um cara usasse uma calça numero 40 e comprar uma de numero 50.... acho que fica muito folgado mas no motor vai ficar muito apertado, e talvez pode ate deixar de lubrificar por nao conseguir entrar nos orificios ou folgas entre peças.....
A VW inclusive teve que usar um oleo mais fino na linha fox e gol porque ele ficava rateando..... acho que na eco tb pode prejudicar por isso.
No maximo eu trocaria por um 10w40, nem sei se existe esta especificacao....

#4
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
O antigo dono do meu, usava 10 40. Vou voltar pro 5 40w quando bater 130mil km.

#5
 Chapolin

Chapolin
Membro
Membro
Isso é muito simples. O motor moderno tem menos folgas entre peças e usa óleo mais fino. 5w30 é o recomendado pela Ford. Quando o motor começa a fumar, você pode pular pra um 5w40, que é um óleo mais grosso, que não passa pelas folgas do motor e queima... Quando voltar a queimar, com o 5w40, é hora de passar pro 10w50... Até chegar no 20w60 e o motor trancar de vez.

#6
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