EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Olá pessoal,

Seguem informações de ordem técnica que serão muito úteis quando alguém aqui precisar trocar um filtro de ar, combustivel ou óleo e não sabe quais são os usados no Ecosport, segue foto de cada filtro e o modelo que é usado nos nossos carros pra facilitar na hora da compra:

FILTRO DE AR (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Ar CA 9510
Motor 1.6 = Filtro Ar CA 9511
Motor 1.6 flex= Filtro Ar CA 9511
Motor 2.0 = Filtro Ar CA 9833
Motor 2.0 fllex= filtro Ar CA 10293
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro Filtrodear

FILTRO DE COMBUSTIVEL: (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Combustivel G9291
Motor 1.6 = Filtro Combustivel G9291
Motor 1.6 flex = Filtro Combustivel G9891F
G10226F
Motor 2.0 = Filtro Combustivel G9291
Motor 2.0 fllex= filtro combustivel G10226F
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro Filtrodecombustivel

FILTRO DE ÓLEO: (modelos diferentes conforme o motor)
Motor 1.0 = Filtro Oleo PH 5713
Motor 1.6 = Filtro Oleo PH 5803
Motor 1.6 flex= Filtro Oleo PH 5803
Motor 2.0 = Filtro Oleo PH 4482
Motor 2.0 fllex= filtro Oleo PH 4482
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro Filtrodeoleo

Usei os modelos da marca FRAM como referencia pois são filtros de linha de montagem, tem boa qualidade e são facilmente encontrados nas lojas de auto-peças.

Além dos filtros, temos o óleo do motor que é extremamente importante que seja substituido a cada 6.000km. O oleo ideal é o 5W30 de tecnologia semi-sintética
(se alguem quiser bancar o custo, pode usar tambem o 100% sintético que deve ser trocado a cada 10.000km):
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro Motorcraft

Não menos importante, temos o óleo de freio (que tambem é usado para abastecer a embreagem hdraulica) e deve ser trocado a cada 2 anos. Usem sempre a especificação DOT 5 que é a tecnologia mais recente, eu recomendo esse óleo da marca VARGA que é nacionalmente bem conhecida pelos mecanicos em se tratando de partes para freios:
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro Images?q=tbn:ANd9GcQJY4TZLbumeATwjd_PDKKSZkPYwdMtge0Jqk3GMgp8dvLAf6cQLA&t=1

Finalmente temos o aditivo para o radiador que deve ser MISTURADO com agua na proporção 60% de agua + 40% de aditivo devendo ser substituido TODO o liquido a cada 2 anos.
O recomendado para o Ecosport é o aditivo ROSA que é organico,muito melhor que azul ou verde de tecnologia mineral.
No meu carro eu costumo usar aditivo da marca RADIEX que é de qualidade boa e não custa tão caro (R$ 18,00 o litro), segue foto:
REVISADO ! Interesse Geral - Caracteristicas dos filtros/oleos do carro 201223402863

Recomendo a todos que sigam estas instruções pois o mais caro em nossos carros é a gasolina/alcool que abastecemos toda semana (ou a cada 15 dias) Esses itens citados acima são trocados no maximo 1 vez por ano e são vitais para a saude do motor.

Abraço a todos
MARCOS



Última edição por Marcos-CWB em Qui Mar 24, 2011 11:09 am, editado 6 vez(es)

#2
 vinacowboy

vinacowboy
Membro Pro
Membro Pro
belo tópico, muito instrutivo... bounce bounce cheers cheers cheers

#3
 emerson

emerson
Admin
Admin
Meu carro ja vai fazer 3 anos e nunca trocamos nada :S

ps:marcos, meu pc ainda ta com problemas, então eu vou ficar um pouco ausente daqui e de tudo até comprar um novo.

https://ecosportclub.forumeiros.com

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Emerson, então teu motor já ta bixado rssss

o oleo do motor não pode ficar tanto tempo em uso, mesmo que vc tenha rodado
apenas 1000km, troca ele urgente pois vai criar borra no motor.
Quantas vezes voce acha que ele ja esquentou e esfriou em 3 anos de uso ??

Já o oleo de freio absorve umidade quando chove e deve ser trocado a cada ano !

** Fonte: revista o mecanico **:
Poucos motoristas dão a devida importância ao fluido de freio que é utilizado em seus carros. Todos se preocupam em calibrar os pneus e trocar o óleo do motor, por exemplo. Mas deve-se também lembrar de trocar o fluido de freio todos os anos ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Essa simples substituição garante a eficiência de todo o sistema de frenagem do carro.


Abraço



#5
 emerson

emerson
Admin
Admin
Marcos-CWB escreveu:Emerson, então teu motor já ta bixado rssss

o oleo do motor não pode ficar tanto tempo em uso, mesmo que vc tenha rodado
apenas 1000km, troca ele urgente pois vai criar borra no motor.
Quantas vezes voce acha que ele ja esquentou e esfriou em 3 anos de uso ??

Já o oleo de freio absorve umidade quando chove e deve ser trocado a cada ano !

** Fonte: revista o mecanico **:
Poucos motoristas dão a devida importância ao fluido de freio que é utilizado em seus carros. Todos se preocupam em calibrar os pneus e trocar o óleo do motor, por exemplo. Mas deve-se também lembrar de trocar o fluido de freio todos os anos ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Essa simples substituição garante a eficiência de todo o sistema de frenagem do carro.


Abraço



Eu sei que tem que trocar, mas minha mãe falou que nós não estamos em condiçoes de gastos inuteis, eu disse que é melhor gastar 100 agora do que um motor novo daqui um tempo, qualquer dia eu pago e troca tudo rsrs

num sabia dessa do freio.

https://ecosportclub.forumeiros.com

#6
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
[/quote]
Eu sei que tem que trocar, mas minha mãe falou que nós não estamos em condiçoes de gastos inuteis, eu disse que é melhor gastar 100 agora do que um motor novo daqui um tempo, qualquer dia eu pago e troca tudo rsrs

num sabia dessa do freio.[/quote]

Isso mesmo, convence ela que valerá a pena salvar o motor, o óleo é muito importante mesmo.

Acho que o pessoal não se preocupa tanto pelo custo do óleo, tipo
"um gasto de só R$ 100,00 em oleo não pode comprometer um motor rss"


Forte Abraço

#7
 emerson

emerson
Admin
Admin
Marcos-CWB escreveu:
Isso mesmo, convence ela que valerá a pena salvar o motor, o óleo é muito importante mesmo.

Acho que o pessoal não se preocupa tanto pelo custo do óleo, tipo
"um gasto de só R$ 100,00 em oleo não pode comprometer um motor rss"


Forte Abraço
Sera que dá pra trocar o oleo(motor, freio, etc) em casa mesmo?

Adoro um DIY e oleo eu compro no mercado mesmo

https://ecosportclub.forumeiros.com

#8
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
emerson escreveu:
Marcos-CWB escreveu:
Isso mesmo, convence ela que valerá a pena salvar o motor, o óleo é muito importante mesmo.

Acho que o pessoal não se preocupa tanto pelo custo do óleo, tipo
"um gasto de só R$ 100,00 em oleo não pode comprometer um motor rss"


Forte Abraço
Sera que dá pra trocar o oleo(motor, freio, etc) em casa mesmo?

Adoro um DIY e oleo eu compro no mercado mesmo

Trocar em casa até dá mas é perigoso pois como vc vai entrar em baixo do carro pra tirar
o filtro do óleo ? Se vc quiser erguer o carro com o macaco vai ter que levantar o macaco
no maximo para ter espaço pra poder deitar no chão e desrrosquear o filtro e depois colocar
outro, e a chave pra soltar o filtro tambem é complicada pois é tipo uma abraçadeira grande
com um cabo na ponta.

É melhor não arriscar a propria segurança ...

O oleo do freio é até facil mas tem que ser em duas pessoas: precisa soltar o cilindro do freio
de cada roda pra ir esvaziando o reservatorio e depois pede pra alguem entrar no carro e começar
a bombear o pedal pra tirar todo o ar do sistema, enquanto isso voce começa a reapertar cada
cilindro de volta e é só encher o reservatorio de novo.

Marque em um papel a KM atual e guarde em algum lugar pra saber depois quando será a proxima
troca.

Abraço

#9
 rubensv

rubensv
Developer
Developer
É como o amigo Marcos falou Emerson,3 anos sem trocar nada provavelmente seu motor ta bixado!!To com uma eco q voltou da revisão de 1 ano,ta com apenas uns 15000 km rodados e já foi trocado fluidos e Filtros!
Me lembro q na primeira revisão de 6 meses fou trocado filtro de comb,filtro de ar,fluidos...eu olhei tudo...
E galera,na primeira revisão,lembro-me q o filtro era azul(oq já vinha na eco)...

#10
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
rubensv escreveu:É como o amigo Marcos falou Emerson,3 anos sem trocar nada provavelmente seu motor ta bixado!!To com uma eco q voltou da revisão de 1 ano,ta com apenas uns 15000 km rodados e já foi trocado fluidos e Filtros!
Me lembro q na primeira revisão de 6 meses fou trocado filtro de comb,filtro de ar,fluidos...eu olhei tudo...
E galera,na primeira revisão,lembro-me q o filtro era azul(oq já vinha na eco)...
Olá parceiros,
filtros e óleo é o mais barato que se tem nas revisões, a cada 6meses ou 10.000, devemos trocar sempre. A Eco modelo 2011 tem 3anos de garantia e as revisões são baratas e posso garantir que vale a pena
Abraços
Alfredo

#11
 emerson

emerson
Admin
Admin
rubensv escreveu:É como o amigo Marcos falou Emerson,3 anos sem trocar nada provavelmente seu motor ta bixado!!To com uma eco q voltou da revisão de 1 ano,ta com apenas uns 15000 km rodados e já foi trocado fluidos e Filtros!
Me lembro q na primeira revisão de 6 meses fou trocado filtro de comb,filtro de ar,fluidos...eu olhei tudo...
E galera,na primeira revisão,lembro-me q o filtro era azul(oq já vinha na eco)...

Ow gentee, desculpa a informação errada, com 7 mil km meu pai trocou todos os óleos, mas agora ja está na hora 16000 km ja tem que trocar de novo

https://ecosportclub.forumeiros.com

#12
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Fica registrado aqui de como é importante se fazer a manutenção rigorosa dos nossos carros.
A troca dos tres filtros basicos (oleo, ar,combustivel) fica em aprox. R$ 50,00 que é uma micharia
perto do que gastamos abastecendo nos postos.


Forte abraço

#13
 lowpower

avatar
Iniciante
Iniciante
Galera, quantos litros de oleo vao na eco?

#14
 emerson

emerson
Admin
Admin
lowpower escreveu:Galera, quantos litros de oleo vao na eco?
4.3 na 1.6

https://ecosportclub.forumeiros.com

#15
 lowpower

avatar
Iniciante
Iniciante
Pow.. valeu!

#16
 Alexandre

avatar
Iniciante
Iniciante
Quantos litros de adtivo coloco no radiador do meu eco.
Desde ja muito obrigado.

#17
 motiko

motiko
Membro Jr
Membro Jr
eu rodo com oleo sintetico 10.000km. Ja ouvi de muitos mecanicos ae que esses oleos nao precisam ser trocados a cada 7000km como os minerais.



att.

#18
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
É isso ai brother, oleo sintetico, mesmo em condições severas como transito pesado todos os dias não precisa trocar antes dos 10 mil km.

Eu uso oleo semi-sintetico e troco a cada 7mil km.


Abraço

#19
 jwallter

avatar
Iniciante
Iniciante
Alexandre escreveu:Quantos litros de adtivo coloco no radiador do meu eco.
Desde ja muito obrigado.

Se for motor 1.6 , que tem no seu reservatório 6,2 litros conforme Manual do Proprietário, utiliza-se 50% de Água e 50 % de Etilenoglicol
Aditivo (Orgânico).Mas cuidado na hora da troca para não entrar Ar no sistemade arrefeciemento.

#20
 emerson

emerson
Admin
Admin
jwallter escreveu:
Alexandre escreveu:Quantos litros de adtivo coloco no radiador do meu eco.
Desde ja muito obrigado.

Se for motor 1.6 , que tem no seu reservatório 6,2 litros conforme Manual do Proprietário, utiliza-se 50% de Água e 50 % de Etilenoglicol
Aditivo (Orgânico).Mas cuidado na hora da troca para não entrar Ar no sistemade arrefeciemento.
6,2?

Acho que não passa de 1 litro @nãoseidireito

https://ecosportclub.forumeiros.com

#21
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Emerson, ele ta certo é isso mesmo.
6 litros é o total de agua que cabe pra encher todas as mangueiras + o reservatorio
do motor.

O lance é que muita gente quando faz a troca apenas esvazia o reservatorio e depois enche com aditivo ou agua limpa huauauhghuauaua

Mas isso não adianta nada pois 80% da agua ta escondida dentro das mangueiras do motor, ser quiser trocar direitinho tem que soltar uma mangueira na parte de baixo do motor que dae toda a agua suja vai embora.

abraço

#22
 emerson

emerson
Admin
Admin
Marcos-CWB escreveu:Emerson, ele ta certo é isso mesmo.
6 litros é o total de agua que cabe pra encher todas as mangueiras + o reservatorio
do motor.

O lance é que muita gente quando faz a troca apenas esvazia o reservatorio e depois enche com aditivo ou agua limpa huauauhghuauaua

Mas isso não adianta nada pois 80% da agua ta escondida dentro das mangueiras do motor, ser quiser trocar direitinho tem que soltar uma mangueira na parte de baixo do motor que dae toda a agua suja vai embora.

abraço
Como que esvazia tudo então?

Esses dias eu troquei de uma amiga da minha mãe que é um Ka endura e só esvaziei o reservatorio e coloquei 500ml de cada ahahaha.

https://ecosportclub.forumeiros.com

#23
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
huauahuahahuahaua então 90% da agua suja ta circulando no carro dela ainda.
Peça pra ela te mostrar a cor que deve ta a agua la no reservatorio, com certeza ja deve estar suja de novo pois a agua limpa do reservatorio ja entrou no motor e ja voltou suja pro reservatorio.

Infelizmente o lance é meio chato mas o certo e soltar um mangueira que fica la na parte de baixo do motor perto do radiador, dae voce espera a agua parar de sair e liga o motor por uns minutos que conforme ele for esquentando mais agua vai sair.

Depois desligue o motor e com a mangueira la de baixo solta voce enche o reservatorio de agua até a boca e espera toda ela sair de novo la em baixo, repita isso umas duas vezes pra toda a sujera que estiver dentro das mangueiras sair.

Por ultimo prenda a mangueira no lugar e coloque 3 litros de agua no reservatorio e mais 3 de aditivo e confira se encheu o reservatorio, se faltar um pouco complete com agua.

Depois feche o reservatorio e de uma volta com o carro pra conferir o nivel de agua que COM CERTEZA vai baixar um pouco o que é normal, abra novamente o reservatorio e complete uma ultima vez o nivel. F-I-M

#24
 emerson

emerson
Admin
Admin
Marcos-CWB escreveu:huauahuahahuahaua então 90% da agua suja ta circulando no carro dela ainda.
Peça pra ela te mostrar a cor que deve ta a agua la no reservatorio, com certeza ja deve estar suja de novo pois a agua limpa do reservatorio ja entrou no motor e ja voltou suja pro reservatorio.

Infelizmente o lance é meio chato mas o certo e soltar um mangueira que fica la na parte de baixo do motor perto do radiador, dae voce espera a agua parar de sair e liga o motor por uns minutos que conforme ele for esquentando mais agua vai sair.

Depois desligue o motor e com a mangueira la de baixo solta voce enche o reservatorio de agua até a boca e espera toda ela sair de novo la em baixo, repita isso umas duas vezes pra toda a sujera que estiver dentro das mangueiras sair.

Por ultimo prenda a mangueira no lugar e coloque 3 litros de agua no reservatorio e mais 3 de aditivo e confira se encheu o reservatorio, se faltar um pouco complete com agua.

Depois feche o reservatorio e de uma volta com o carro pra conferir o nivel de agua que COM CERTEZA vai baixar um pouco o que é normal, abra novamente o reservatorio e complete uma ultima vez o nivel. F-I-M
O carro dela ja foi, tava todo fudido rsrsrs

Vou tentar anotar isso pra quando for trocar as coisas no carro o mecanico não fazer merda rsrs, ja vai fazer funilaria de 2 amassados, trocar óleos, filtros, polir, deixar o carro novinho, e tirar o cheiro do perfume que caiu dentro do carro ahahahaha.

https://ecosportclub.forumeiros.com

#25
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Isso mesmo, acompanha de perto pq esse mexanicos são fogo.
Escrevendo parece um saco, mas na hora de trocar é rapidinho pq depois q vc esvazia toda a agua, pega uma mangueira liga na torneira e enche e esvazia o reservatorio 2,3 vezes rapidinho.


boa sorte

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos