EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Problema na chave seletora do difusor do ar condicionado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 james2108

james2108
Iniciante
Iniciante
Amigos, boa tarde!

Pois bem, recentemente adquiri uma EcoSport 2005/2006, e ela estava completamente descuidada internamente, um monte de coisa quebrada, faltando reparo, etc. Bom, mais isso não vem ao caso, vamos ao que interessa.

Minha Eco esta com um problema chato na chave seletora do difusor de ar condicionado, o ar só sai no parabrisa, mesmo a chave estando na posição do ar sair nos pés, ou até mesmo nos difusores centrais. Como minha eco não tinha nem rádio, nem o porta trecos central, coloquei a mão e percebi que alí vai um cabo de aço, e agora, como faço pra reparar esse defeito (que pra mim eh insuportável, pois aki faz muito calor, e não consigo direcionar o ar condicionado nos difusores centrais)?

Procurei pelo fórum, porém não encontrei nada a respeito, por isso criei o tópico, peço desculpa aos moderadores caso já tenha e eu não encontrei.

Desculpe tbm o tópico meio extenso, mais acho que consegui explicar bem o meu problema...hehehe

Abraços a todos, james2108

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
James,

voce consegue ajustar o ar pra sair nos difusores centrais com a mão, eu fiz isso num ford ka e foi facil.
provavelmente voce vai deixar ele nessa posição por muito tempo certo ?
enquanto isso ... com tempo ... voce procura descobrir o que foi que quebrou no seu carro, se foi só o cabo de aço é facil agora de quebrou uma das varias partes de plastico que ajustam as saidas de ar, fica complicado pois em desmanche só vendem o kit completo, deve ter umas 5 ou 6 partes igual no KA.

#3
 james2108

james2108
Iniciante
Iniciante
vixe...mais pra eu conseguir mexer lá eu vou precisar retirar o painel, ou soh com akeles buracos lá eu consigo? como vc fez?

agradeço pelo retorno

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Esqueci de comentar, eu fiz esses ajustes pelo buraco do radio, precisa tirar ele fora então voce vai ter bastante espaço.

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não sei se é igual ao 2008, mas se for dá para ver pelo porta luvas, baixe ele todo que dá acesso justamente do lado da chave que seleciona a direção do ar

Dá uma olhada nesse comentário que vai ver o que procurar
https://ecosportclub.forumeiros.com/t3186-direcionar-ar-condicionado-para-outros-lugares-problemas#39323

#6
 james2108

james2108
Iniciante
Iniciante
amigos, agradeço pelo retorno de vcs, vou tentar mexer nisso nessa terça feira, caso consiga algum sucesso, informo aki...

mto obrigado amigos!!!

#7
 james2108

james2108
Iniciante
Iniciante
amigos, consegui resolver, mesmo que momentaneamente, mais isso graças aos comentários dos amigos...eu resolvi colocando um calço dentro do painel, pq quando ele ficava um pouco saltado, funcionava todas as direções, mais ao travar o cabo, ele não direcionava mais...


portanto, agradeço aos amigos pelo auxilio...

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
james como carro ja veio sem radio entao talvez ja tenham fuçado esta parte do carro. O seletor eh encaixado no cabo de aço grosso giratorio... Fora isso tem o botao do ar quente tambem nao sei se o seu carro esta funcionando, pois se estiver aberto o ar quente fica insuportavel....
Para tirar o painelzinho de comando tem 2 parafusos encima bem debaixo do radio.... acho que o parafuso eh do tipo torx que parece uma estrela.

#9
 james2108

james2108
Iniciante
Iniciante
cara, o ar quente tá funcionando sim, tudo normal, o meu único problema eh o de seleção mesmo, mesmo com o calço lá, ele ainda dá umas "lokiadas", mais pelo menos eu consigo mudar, vou deixar assim até que não consiga mesmo mudar as direções, aí eu troco o cabo, pq eu acredito que o problema está ali mesmo...

#10
 Convidado

Anonymous
Convidado
Boa noite amigo, tenho uma Eco 2006/2007 e tenho o mesmo problema que você, ao girar a chave seletora para alterar a "área" do ar, ele simplesmente gira o botão e nada acontece, mas dá pra perceber pelo barulho e pela força aplicada ao girar que o botão fica leve e algo tá patinando lá dentro.

Eu removi a parte da frente do painel (tenha cuidado ao fazer isso, pois são muitos cabos conectados somente nessa peça. Tanto cabos elétricos quanto os cabos mecânicos)

Removi o cabo que tem a ponta azul e outra preta, removi uma graxa que tem ali, achando que iria melhorar, mas nada.
Então fui mais a fundo e percebi que lá trás da onde conecta-se esse cabo do controle do ar tem uma peça assim:

Problema na chave seletora do difusor do ar condicionado Pinho-do-controle-do-ar-da-caixa-ventilaco-ecosport-0312-7442-MLB5224109295_102013-O

Um pinhão, onde o cabo entra, se acopla nele (só tem uma posição pra entrar) e esse pinhão gira outro de lado.

Eu achava que tanto esse pinhão quanto o outro estavam lisos, ou com dentes já comidos, porém retirei esse da foto (dá trabalho pra recolocar) e tanto ele quanto o outros estão perfeitos.

Descobri que se eu montar tudo conectar os cabos, etc, e ao girar eu fizer pressão na ponta que entra do lado desse pinhão (empurrando para dentro) ele gira muito bem, tanto para frente, quanto para trás, porém se eu tirar a mão para trás ele volta com o problema e para frente ás vezes funciona bem.

Não descobri uma forma de fazer esse cabo ter algo empurrando ele, pois ali não vi uma área para por um apoio ou algo para segurar, e cola não posso usar porque senão não vai girar.

Bem, acredito que esse seja seu problema também. Esse projeto do ar ali, ficou muito mal feito, já que são peças pequenas de plástico para segurar uma força aplicada ao girar a chave seletora.

Caso alguém saiba uma opção de melhorar isso, fique a vontade.

Minha solução foi colocar o ar pra sair nas 3 saídas (vidros, difusores superiores e pés)

Assim refresca o carro e num dia frio ajuda o vidro a desembaçar.

Espero que tenha compreendido, obrigado.

#11
 Aurélio Rodrigues Sousa

Aurélio Rodrigues Sousa
Iniciante
Iniciante
Gostaria de trocar o difusor de ar da Ecosport da 1º geração, mas eu encontro novo só da 2º geração, gostaria de saber se alguém já tentou colocar o da 2º na 1º e se deu certo?

#12
 edielson gomes

edielson gomes
Iniciante
Iniciante
Amigos meu nome e Edielson ,a minha eco sport 2008 é ao contrário do colega funciona tudo ar , velocidades, e posições, só quando coloco para desembaraçar o parabrisa não sai nada de ar fica só o barulho , alguém tem alguma dica , meu ZAP 87-9-99208287

#13
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
edielson gomes escreveu:Amigos meu nome e Edielson ,a minha eco sport 2008 é ao contrário do colega funciona tudo ar , velocidades, e posições, só quando coloco para desembaraçar o parabrisa não sai nada de ar fica só o barulho , alguém tem alguma dica , meu ZAP 87-9-99208287

Você vai precisar desmontar os controles do ar que ficam em baixo do rádio. Caso não tenha experiencia/paciencia em desmontar, leva em uma loja de ar condicionado que eles desmontam e já veem o que está acontecendo com a chave seletora.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#14
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos