EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O/D OFF - Cambio Manual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Gustavo_Freitas

Gustavo_Freitas
Iniciante
Iniciante
Olá, tenho um ECOSPORT 2011 2.0L 4WD - CAMBIO MANUAL, bom tenho uma dúvida, recentemente fiz uma curva muito fechada e percebi que a luz no painel O/D OFF acendeu. Fui no manual do proprietário e la estava dizendo que a luz so acende em carro com cambio automático. Mas porque acendeu no meu sendo que é Manual? E o que pode ser essa luz no carro manual?

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Gustavo.


Também tenho um Eco 4WD, mas nunca notei se o aviso O/D já ligou alguma vez. 


Se ligasse eu também ficaria surpreso, pois como você assinalou, não há nada no manual sobre qualquer utilidade deste aviso no câmbio manual. Nem no manual do 2010 nem no manual das versões anteriores.


Só para constar, você não estava com o botão 4WD ligado, certo?

#3
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Só um palpite, será que o sistema por detetar falta de estabilidade ligou o 4x4 e por isso acendeu a luz?

Nem sei se é automático esse sistema, só especulação mesmo.

#4
 Gustavo_Freitas

Gustavo_Freitas
Iniciante
Iniciante
Olha não estava ligado não Josimar, Zanet não sei lhe informar se é automatico.

#5
 hlbomfim

hlbomfim
Iniciante
Iniciante
O Sistema O/D no automático é para quando a rotação do motor/velocidade a marcha fica pulando entre 3ª e 4ª. Nesse caso, usando o botão e ativando o O/D, trava para usar até a 3ª marcha.

Não faz sentido no cambio manual.

#6
 Gustavo_Freitas

Gustavo_Freitas
Iniciante
Iniciante
hlbomfim escreveu:O Sistema O/D no automático é para quando a rotação do motor/velocidade a marcha fica pulando entre 3ª e 4ª. Nesse caso, usando o botão e ativando o O/D, trava para usar até a 3ª marcha.

Não faz sentido no cambio manual.

Sim isso eu já sei, mas porque acendeu no cambio manual? isso que não estou conseguindo compreender

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Gustavo_Freitas escreveu:Olha não estava ligado não Josimar, Zanet não sei lhe informar se é automatico.

Ok, Gustavo. Imaginei que não estivesse mesmo. Foi só para registro...


Zanetti, sobre o sistema de tração do Eco 4x4, é automático mesmo. Na verdade funciona ligado o tempo todo, pois o eixo cardan gira continuadamente quando o veículo está em movimento. 


Até 30% do torque pode ser direcionado para o eixo traseiro, de acordo com a necessidade do veículo, como numa curva, por exemplo...


Quando o botão é acionado no painel, o torque é dividido igualmente entre os eixos. Esta opção só deve ser usada em necessidade extrema, como areia, neve, lama, etc.


O fato do carro ter a tração ligada o tempo todo deixa-o com uma grande estabilidade. Como eu dirijo alternadamente o 4x2 e o 4x4, nos mesmos trechos, posso verificar na prática como isso ocorre.


Hoje mesmo: pela manhã fiz um trajeto com o 4x2 e à tarde o mesmo caminho, só que com o 4WD.


Abs

#8
 Gustavo_Freitas

Gustavo_Freitas
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:
Gustavo_Freitas escreveu:Olha não estava ligado não Josimar, Zanet não sei lhe informar se é automatico.

Ok, Gustavo. Imaginei que não estivesse mesmo. Foi só para registro...


Zanetti, sobre o sistema de tração do Eco 4x4, é automático mesmo. Na verdade funciona ligado o tempo todo, pois o eixo cardan gira continuadamente quando o veículo está em movimento. 


Até 30% do torque pode ser direcionado para o eixo traseiro, de acordo com a necessidade do veículo, como numa curva, por exemplo...


Quando o botão é acionado no painel, o torque é dividido igualmente entre os eixos. Esta opção só deve ser usada em necessidade extrema, como areia, neve, lama, etc.


O fato do carro ter a tração ligada o tempo todo deixa-o com uma grande estabilidade. Como eu dirijo alternadamente o 4x2 e o 4x4, nos mesmos trechos, posso verificar na prática como isso ocorre.


Hoje mesmo: pela manhã fiz um trajeto com o 4x2 e à tarde o mesmo caminho, só que com o 4WD.


Abs

Então chegando a conclusão de que isso e o controle de traçao? que ligou?

#9
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Em linhas tortas, foi isso que quis dizer

#10
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos