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Duvida arrancando os cabelos Ventuinha Radiador

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#1
 EDSON JR CUIABA

EDSON JR CUIABA
Membro Pro
Membro Pro
senhores minha cina e, minha eco comecou a 2 semana a disparar o ventilador 2 estagio porem nao aquecia o carro, estava normal, tirando isso. levei em uma auto eletrica, e coloquei uma valvula completa Valclei, nao resolveu..a eco comecou a esquentar, entao comprei uma valvula completa ford, pelo mercado livre 450 pila, beleza, funcionando, porem o ventilador dispara 2 estagio em 97 graus, valvula abre (ando na gasolina), ai ela nao desliga, se eu andar 2 horas ela nao desliga, fiz um teste no digital, andei com carro em modo teste, e ele chega a 105 graus ai cai p 94, ai ele sobe lentamente a 106 ai cai novamente p 94, aparente mente normal, se nao fosse a bendita ventoinha que nao desarma, ja troquei sensor de temperatura, conector do sensor, tava c mal contato, agora vou trocar reles,pra ver se para, ja verifiquei a tampa do radiador e mangueiras normal..sem vazamento radiador.. eai oque voces me dizem.

#2
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Fala mano td bem....

Cara isso está acontecendo pq tem ar no sistema de arrefecimento, pede pro mecânico sangrar o sistema q vai resolver.....

A mais o menos 1 mês, eu fiz a limpeza do sistema aqui em casa e troquei somente a carcaça da válvula termostatica....aí abasteci o sistema e coloquei pra funcionar, e qdo bateu 106° a ventoinha disparou o 2° estágio e não desligou mais....aí esperei ela esfriar e esgotei toda a água e sangrei o sistema corretamente, pronto resolvido.....

#3
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
fiz a mesma coisa que vc rafael, e resolveu tbm, deu umpouco de trabalho, mais enquanto nao tirou todo ar, a ventoinha nao voltou ao normal.

#4
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
Edson quem trocou sua valvula termostatica com certeza nao tirou o ar do carro, tenta tirar pra ver se resolve, a minha quando troquei a valvula tbm ficou assim, tirou o ar da voltou ao normal.

#5
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
EDSON JR CUIABA, como citaram os colegas, se tiver ar no sistema realmente faz isso, mas tem mais uma coisa que também ocasiona esse defeito.
Tem uma mangueira que conduz a água da carcaça da válvula termostática para o reservatório de expansão.
Ocorre que, no interior dessa mangueira, tem um redutor em PVC com um buraco bem fino. Pode ter acontecido de alguma sujeirinha ter ficado presa nesse redutor e estar impedindo o escoamento da água quente para o reservatório.
Minha sugestão é verificar o estado desse item, fazendo uma limpeza na mangueira e no redutor, mas não aconselho deixar sem o redutor pois ele controla a vasão da água.
Se possível nos dê um feedback
Abç

#6
 EDSON JR CUIABA

EDSON JR CUIABA
Membro Pro
Membro Pro
Xave escreveu:EDSON JR CUIABA, como citaram os colegas, se tiver ar no sistema realmente faz isso, mas tem mais uma coisa que também ocasiona esse defeito.
Tem uma mangueira que conduz a água da carcaça da válvula termostática para o reservatório de expansão.
Ocorre que, no interior dessa mangueira, tem um redutor em PVC com um buraco bem fino. Pode ter acontecido de alguma sujeirinha ter ficado presa nesse redutor e estar impedindo o escoamento da água quente para o reservatório.
Minha sugestão é verificar o estado desse item, fazendo uma limpeza na mangueira e no redutor, mas não aconselho deixar sem o redutor pois ele controla a vasão da água.
Se possível nos dê um feedback
Abç

Senhores obrigado, como faco pra tirar ar do sistema em ksa msm, to de ferias,..a mamguera de retorno tade boa saindo agua nela,ja testei, tampa do reservatorio, mangueira de retorno, vou testar os reles e ver esse negocio de ar no sistema. Blza amigos

#7
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
Edson nois mesmo tiramos o ar do sistema, é simples, com carro friu, esgota toda agua dele, tira a mangueira de baixo do radiador que sai tudo, depois coloca denovo, tira a de retorno para o reservatorio, vai completando quando a agua chegar no reservatorio, vc aperta com as maos as mangueiras mais grossas, dai vai tirando o ar, e completando, depois abaixa a mangueira de retorno ela tem q ir saindo agua, se sair bolhas é pq ainda tem ar no sistema, no caso de ar, vc deixa ela abaixada e continua colocando agua, ate parar de sair bolhas, feito isso, coloca de volta no lugar e liga o carro, sem colocar a tampa do reservatorio, antes de chegar o ponteiro no meio vc fecha, pq se naum a agua vai sair, e espera ate acionar a ventoinha pra ver se voltou, se caso nao voltar tenta sangrar o radiador, tem uma peçinha encima do lado dele que vc desrrosqueia umpouquinho so pra ir saindo ar.

#8
 EDSON JR CUIABA

EDSON JR CUIABA
Membro Pro
Membro Pro
bom dia. amigos, problema resolvido...detalhe o mecanico tava querendo refazer o chicote da ventoinha, eu mesmo fiz em casa, como a larissa postou, tudo certo gracas a Deus...carro esta normal.. obrigado..feliz natal e que Deus abencoe cada um desse Forum..abracos

#9
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
Que bom que de certo Edson, nao confie em qualquer mecanico em rsss. FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Coisinha Besta heim???? mas qual o segredo de sangrar o ar do sistema?

#11
 antonio silva marques

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Membro Jr
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kentakk escreveu:Coisinha Besta heim????  mas qual o segredo de sangrar o ar do sistema?
pra sangrar o ar é mais facil que os colegas fizeram;no topo do lado esquerdo do radiador (de frente pro carro) tem uma tampinha presa com abraçadeira de pressão,é só tirar ela e ligar o carro que o ar sai ali sem perigo de entrar novamente,pois quando para de borbulhar só sai liquido.
com ar no sistema ele liga no segundo estágio que pra evitar superaquecimento.

#12
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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antonio silva marques escreveu:
kentakk escreveu:Coisinha Besta heim????  mas qual o segredo de sangrar o ar do sistema?
pra sangrar o ar é mais facil que os colegas fizeram;no topo do lado esquerdo do radiador (de frente pro carro) tem uma tampinha presa com abraçadeira de pressão,é só tirar ela e ligar o carro que o ar sai ali sem perigo de entrar novamente,pois quando para de borbulhar só sai liquido.
com ar no sistema ele liga no segundo estágio que pra evitar superaquecimento.

Engracado que meu 2009 nao tem essa tampa de borracha com bracadeira..... mas uma tampinha de plastico que da um giro de uns 90 graus e que pelo que notei saiu um pouco de agua qdo girei essa tampinha....

#13
 antonio silva marques

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Membro Jr
Membro Jr
Kentakk ,pode ter mudado o tipo de abertura,pois na minha é chato de abrir,e ali nem precisa abraçadeira de pressão,pois a pressão é baixa devido ao furo pequeno.

#14
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
Antonio, mesmo tirando o ar por ai onde vc falou nao deu certo no meu carro, parou de sair bolhas, e depois de fechado, vi que ainda tinha ar no sistema, depois é ruim pra colocar a tampinha pq ta quente, fiz o processo que citei acima, só assim deu certo.

#15
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Gente, vcs estão usando aditivo, né?

#16
 larissayorky

larissayorky
Iniciante
Iniciante
Eu estou sim, desde que fiz esse processo coloquei, ate hj nao sujou mais a agua, Nossa tenho tanto cuidado com meu carro. Muita gente fala que é besteira, mais mesmo assim eu uso.

#17
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Beleza, quem diz que é besteira é porque nunca viu a destruição que a água pura faz, principalmente de torneira

Ter cuidado é investimento, vc gasta um pouquinho agora e evita um grande gasto no futuro

#18
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