Olá, galera.
Não é à toa que o veículo e seu manual possuem advertência sobre capotagens. É um risco inerente a todo veículo de uso misto, devido à altura elevada em relação ao solo, maior altura do centro de gravidade, etc.
Entretanto, considero um exagero atribuir ao Ecosport um risco elevado para capotagens. Conforme o próprio manual: “Este veículo apresenta uma propensão maior a capotagens em manobras abruptas... É recomendável maior cautela em curvas e mudanças rápidas de direção”.
Sou carioca, mas resido atualmente na Paraíba; durante parte da semana em João Pessoa e parte em Campina Grande, que estão separadas por cerca de 130 km de estradas em ótimas condições. Já fiz este trajeto centenas de vezes, e nem sempre com a prudência recomendada. Já fui muito afoito ao volante, de modo que ultrapassava frequentemente os 140 km/h. Já possuí diversos modelos de veículos e, em algumas curvas, sempre “cantava” os pneus em velocidades próximas 100 km/h. Com alguns carros, tinha que passar a cerca de 60 km/h, por medo de capotamento...
Em 2008 comprei meu 1º Ecosport. Desde então não sei mais o que é “cantar” pneus em curvas. Nos mesmos lugares já citados, passo tranquilamente a 110-120 km/h (hoje, evito ao máximo passar disso). Comprei outro ECO para minha esposa e já troquei novamente os veículos – por dois outros Ecosports, sendo um deles 4WD.
Devido à localização estratégica de João Pessoa e mesmo de Campina Grande, costumo viajar (de carro) para outros locais do Nordeste com certa frequência. Vou sempre a Fortaleza, Natal, Recife e Maceió. Fui há pouco tempo aos lençóis maranhenses, onde passei por trilhas que só carros 4X4 com reduzida costumam passar... Da mesma forma na praia de Jericoacoara (CE), cujo acesso é extremamente precário e praticamente inacessível para carros pequenos...
PS: hoje trafego cerca de 30.000 km/ano. Minha velocidade padrão é entre 90 a 100 km/h (As estradas estão cheias de radares...).
Bom, para não ficar só nos elogios, há cerca de um mês uma colega de trabalho capotou seu Ecosport quando um carro à sua frente parou bruscamente para dar preferência em uma faixa de pedestres. Ela não conseguiu frear e bateu lateralmente no veículo, vindo a capotar por cima da faixa! Por sorte ninguém se feriu... O carro deu PT e fui verificar os pneus - todos extremamente gastos...
Então: #FICA A DICA = mantenha seu veículo com os pneus balanceados e alinhe o veículo. Não use pneus gastos ou com qualquer tipo de defeito. Se puder, adquira carros com freios ABS - faz uma diferença enorme! Os novos modelos já sairão de fábrica com este recurso, mas preste atenção se for comprar um usado...
Última edição por Josimar em Seg Set 15, 2014 5:36 pm, editado 1 vez(es)