EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

CAPOTAGEM ECOSPORT 2007

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 anderson.victor.39

avatar
Iniciante
Iniciante
Pessoal, comprei minha primeira Ecosport 2006/2007, preta, Freestyle, em 2012. Sempre viajo no trecho BH/Vale do Aço e vice versa. Entre o Km 415 e 421 da BR 381, infelizmente perdi o controle na curva, o carro virou vindo a capotar. Graças à Deus(Jesus) eu saí ileso. Estava chovendo e estava viajando de madrugada. Pelo que pude ver depois(dia), ainda tinha óleo na pista e contribuiu na derrapagem. Bom, acionei o seguro e tudo está tramitando pois o veículo não teve mais conserto. Agora estou pensando em comprar outra Ecosport, porém, mais nova. Mas está batendo um certo receio. Gostaria de perguntar para os colegas se o que me disseram é verdade:
1 - Ecosport capota à toa(como se eu não tivesse passado por isto);
2 - Existe mesmo um problema entre eixos?
3 - Este problema foi resolvido? A partir de qual versão?
4 - Vale a pena investir numa Eco a partir de 2009(2008)???

Att

Anderson

#2
 chasao

avatar
Iniciante
Iniciante
comentando a questão das capotagens nas curvas.... eu acho que isso é "intriga da oposição", pois pelo principio da física, todo carro mais alto e grande tem seu centro de gravidade "piorado" em relação aos carros mais populares, mas baixos com centro de gravidade mais proximo ao chão, sem falar que a "eco" anda muito mais que qualquer carro popular, então a conclusão chego na base do "achismo" é que essa historia ai das ecosport capotar nas curvas foi algo que os concorrentes dela inventaram só pra achincalhar, pois estavam com inveja. rsrsrsrs

agora falando sério... eventualmente pode até existir algum problema de projeto, mas se o motorista dirigir com prudência NUNCA terá problemas ligados com esse tema "só porque tem uma ecosport". isso é fato!

abraços!

#3
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Não é fácil capotar a Eco não... a suspensão dela é firme, carroceria rola pouco. É muito mais estável que qualquer popular 1.0. Isso aí é ignorância por causa do adesivo no pára-sol, que é obrigado a ter por lei em todos os carros altos.

#4
 anderson.victor.39

avatar
Iniciante
Iniciante
Bom, agradeço pelas respostas mas discordo do colegas.
Estava com muita vontade de adquirir uma Eco. Comecei pela 2007, e com um bom seguro, pela Zurich.
Já tenho feito este percurso de 500 Km todo final de semana por 2 anos. Meu veículo anterior era um Renault Sandero. Nunca me deixou na mão, mesmo quando derrapou em óleo na pista.
Sempre guio com cuidado. Mas não sou hipócrita em dizer que não aumento a velocidade em certos casos. Estou feliz por estar vivo, não em divulgar um veículo que só serve para andar "pedalando". Não tem intriga, sou um consumidor. Não adianta fechar os olhos para os defeitos se existirem mesmo.
Por isto postei esta pergunta.
Ainda pretendo comprar outra Eco, mas espero que as respostas dos colegas não seja apenas de apaixonados ou investidores do carro.
Preciso de respostas técnicas e de quem entende.
Mas mesmo assim obrigado.

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem, a resposta técnica que posso lhe dar é que se o condutor do veículo respeitar as normas de trânsito e os limites da via o carro não capota, se pegar uma poça de óleo e o carro sair de lado atingindo o meio fio, tô pra ver aquele que não capotou mesmo estando dentro do limite

#6
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Dá uma olhada nesse artigo do Jalopnik, talvez seja o que tu procura: http://www.jalopnik.com.br/impressoes-no-autodromo-ecosport-1-6-e-2-0/

#7
 rubensv

rubensv
Developer
Developer
Amigo, se poder, explica mais detalhadamente, pois acabo de vir de uma viajem de 500 km de Goiana-pe até Pipa-Rn e posso te garantir e não fui lá muito lento, e até em viadutos e rotatorias sempre senti o carro grudado e com confiança, fui girar num viaduto hj q parecia ser mais aberto doq era e vinha em 60, percebi q era muito mais rapido doq devia em cima, e se eu freiasse passaria direto, então encarei a curva, e pasme, o carro nem cantar pneu cantou e foi uma curva MUITO forte cara... Por favor, explique como ocorre! O carro derrapou e bateu em algo, capotou "só" por fazer curva em alta...

#8
 anderson.victor.39

avatar
Iniciante
Iniciante
Opa, como vai?? Heheheeh.
Não estou culpando o veículo. Vou até comprar outro!!!! mas que infelizmente devemos tomar cuidados ao dirigir, com certeza.
Estou vendo muitos colegas aqui defendendo, claro, que muitos por razões econômicas. Ninguém quer perde o que investiu.
Mas não vou mudar minha opinião, já vi outros acidentes como o que tive. E não, não é somente por falta de cuidados do motorista!!!
É um veículo que pode sim se tornar muito perigoso se precisar intercessar a direção. Por ser mais alto os cuidados devem ser redobrados.
Escrevi este post para de certa fora alertar aos colegas.
Estou vendo que muitos aqui estão escrevendo que dirigem em certa velocidade. Não creio.
Nas retas já cheguei à 140 Km/h, mas não arrisquei passar disto. Nas curvas sempre reduzi ao máximo. Só que desta vez tinha chovido, e havia óleo na pista. Quando entrei na curva o mesmo patinou(detalhe: pneus quase novos), para controlar tentei retornar para a tangente interna, intercessando sem dificuldades, mas o carro virou comigo, pelo lado do motorista, capotando vindo a colidir contra um barranco.
Mas esquente não!!! Já estou comprando outra.... Se não fizer isto, compro um Focus Titanium.... kkkkkk

#9
 rubensv

rubensv
Developer
Developer
Desculpe, mas como assim vc conseguiu retomar o controle do carro e ele virou com vc?

#10
 anderson.victor.39

avatar
Iniciante
Iniciante
CONCLUINDO: Quando retomei o veículo tendeu para a contra-mão, no momento apareceu um outro veículo vindo na direção contraria(só ví os faróis). Para não bater de frente e desviar dele tive que dar um pequeno golpe na direção e desviar. Desviei, mas Naquele momento, segundos, antes que eu pudesse controlar ele deu um cavalo pau, tombou e foi chiando até bater na lateral da pista em um barranco. Vindo assim à afundar o teto sobre a minha cabeça.
Posso agradecer à Deus de Joelhos. Minha vida foi salva graças à Jesus, meu amigo. Tenho todas as fotos guardadas comigo. O carro deu PT.

#11
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Mas essa guinada foi dada a que velocidade?
A guinada foi dada em local ainda com óleo?

#12
 rubensv

rubensv
Developer
Developer
Amiguinho, entendi. Acredite, falo sem nenhuma tendencia, pois tenho mais 4 carros em casa, sendo 2 deles Altos, e os outros dois de alto padrão e baixos MESMO, e poso te dizer que o outro que tenho aqui em casa possui todas as assistencias a pilotagem, ESP,ABS e etc, e com uma "contra-direção" rapida dessas o carro tende a virar, no caso de carros baixos ele dá um cavalo de pau, mas estamos falando de carros altos, ele tem tendencia a virar mesmo numa guinada dessas, vc deu a primeira, ok, mas na segunda se for mto forte, qualquer carro tem tendencia a virar, ou capotar ou dar o cavalo.. pode olhar na internet o MOOSE TEST que é feito nos carros europeus, ou melhor, pesquise por MOOSE TEST HILuX...
E se não for pedir muito, poste as fotos do acidente pra a galera dar uma olhada.

#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Vamos ilustrar o tópico com um Jeep Grand Cherokee pra ficar bonitinho

#14
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Não dá para ser brusco no contra-esterço da Eco, que a traseira solta fácil...
Já derrapei em curva na chuva, subindo a serra, mas consegui corrigir com certa facilidade. Sempre suave no volante.
Gosto de pegar estrada de terra e jogar ela de lado pra sentir o carro. Acho isso importante pra conhecer os limites. Mas com chuva e óleo, é muito difícil de salvar.
Quanto à velocidade, 140Km/h é tranquilo, não costumo baixar disso na BR-101. Quando pego a BR-290 de madrugada, que é uma estrada em ótimas condições, dou umas esticadas até 180Km/h (no velocímetro; velocidade real é 164Km/h), até onde a injeção corta.

#15
 JOCEAN

JOCEAN
Membro Advanced
Membro Advanced
Cara primeiramente graças a Deus que esta tudo bem com voce, que se saiu ileso, fico feliz por voce estar bem !!!, foi so bem material, e o seguro ja cobriu, que beleza entao !!...na minha opniao, sao inumeros fatores que faz um carro capotar!!, exemplo um amigo meu capotou um golf !!! saiu ileso tbm !! ... cara como vai adquirir uma outra ecosport aconselho pegar a 4wd pois voce vai ganhar um pouco ou ate um pouquinho a mais em estabilidade pela suspensao independente traseira!!!, procura nesse ano que ja esta cotando 2008/2009, vc vai ganhar em segurança, pois ja vem com ABS ,AB2 ...

Abraço cara

#16
 rubensv

rubensv
Developer
Developer
é como a galera falou cara, a eco eu comparo ao astra... São dois carros bons de dirigir, porem, o ponto onde eu comparo os dois, é que o astra, é esportivo, baixo e tal, mas não tem assistências eletrônicas, é muuuuuito fácil vc sair de traseira com ele se vc n tiver cuidado, vc tem que ter leveza e principalmente precisão nos movimentos ao volante, a ecosport tbm, deves ter leveza e precisão, porem a eco é alta, então um contra-esterço muito forte nela é fatal, como vc pode ver no vídeo acima da cherooke, e pior ainda é o da hilux, ela só n vira pq não sei como o piloto contra esterça MUITO rápido e ela volta, ...

#17
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
PIRELLI P 44 ????
QUANTOS KMS RODADOS eles tinham ??

SE for compra ECOSPORT ideal somente de 2008 em diante
Pois a partir deste ano melhorou consideravelmente tudoooo
eh um novo ECOSPORT em relação a0s 2003/2007

ok boa sorte

#18
 Lucas

Lucas
Developer
Developer
Se a Eco sair de lado é meio complicado de segurar, mas já consegui segurar uma vez, porém qualquer esbarrão lateral na traseira vai mesmo, veja o vídeo do dia 21/02 de um jornal aqui de Goiânia.


http://m.youtube.com/watch?v=5uxNCuQ14FM

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não consegui ver o teu vídeo devido a problema no real play, mas nesse link abaixo deu




Esse vídeo me chamou a atenção pela quebra do disco de freio

#20
 rubensv

rubensv
Developer
Developer
Bem estranho essa do freio.. Cara, fora as 4wd, acho que as 2009 foram as melhores safras, pq to a 3 anos com ela e pasmem, nenhum defeito, já sai com ela de traseira algumas vezes e consigo controlar num boa, claro, cada situação é cada uma, mas sinto o carro bastante na mão, e claro, com um toque na traseira daquela, o rapaz teri que ser muito rapido para contra-esterçar, mas acho q ele ficou tão assustando q travou, e o carro virou mesmo!

#21
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
A pancada lateral na parte traseira dificilmente o cara consegue acertar o carro, ele é jogado pro lado e com isso torce o volante favorecendo o carro virar

#22
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Cada caso é um caso, na minha opinião qualquer carro esta sujeito a capotar, isso depende de muitas variáveis do ocorrido, pista suja, motorista dormiu, carro em perfeitas condições, motorista inexperiente, local do acontecido e etc, etc, etc..... nenhum carro esta grudado no chão. Em 2010 estava voltando do trabalho e faltando + ou - 2kms para chegar em minha casa, vi um uno virar a 200mts em minha frente, ficou de pernas pro ar ou melhor de pneus pro ar, graças a Deus nada aconteceu com o motorista, paramos e já o socorremos rapidamente, chamando o resgate e tudo mais, resumindo o acontecido, o cara estava com sono cochilou no volante entrou no canteiro da avenida (o mais absurdo era um trecho de subida) e conseguiu virar o uno, então meus amigos volto a frisar cada caso é um caso e nenhum carro esta grudado no chão.

Abraços...

#23
 Ecomarco

avatar
Membro
Membro
Amigo se vc quer uma Eco boa de curva e com controle de tração para estes casos, avalie a compra de uma 4wd, que possui suspensões independentes sem contar que a tração funciona quando uma das rodas dianteiras perdem a aderência.

Abraço!

#24
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, galera.

Não é à toa que o veículo e seu manual possuem advertência sobre capotagens. É um risco inerente a todo veículo de uso misto, devido à altura elevada em relação ao solo, maior altura do centro de gravidade, etc.

Entretanto, considero um exagero atribuir ao Ecosport um risco elevado para capotagens. Conforme o próprio manual: “Este veículo apresenta uma propensão maior a capotagens em manobras abruptas... É recomendável maior cautela em curvas e mudanças rápidas de direção”.

Sou carioca, mas resido atualmente na Paraíba; durante parte da semana em João Pessoa e parte em Campina Grande, que estão separadas por cerca de 130 km de estradas em ótimas condições. Já fiz este trajeto centenas de vezes, e nem sempre com a prudência recomendada. Já fui muito afoito ao volante, de modo que ultrapassava frequentemente os 140 km/h. Já possuí diversos modelos de veículos e, em algumas curvas, sempre “cantava” os pneus em velocidades próximas 100 km/h. Com alguns carros, tinha que passar a cerca de 60 km/h, por medo de capotamento...

Em 2008 comprei meu 1º Ecosport. Desde então não sei mais o que é “cantar” pneus em curvas. Nos mesmos lugares já citados, passo tranquilamente a 110-120 km/h (hoje, evito ao máximo passar disso). Comprei outro ECO para minha esposa e já troquei novamente os veículos – por dois outros Ecosports, sendo um deles 4WD.

Devido à localização estratégica de João Pessoa e mesmo de Campina Grande, costumo viajar (de carro) para outros locais do Nordeste com certa frequência. Vou sempre a Fortaleza, Natal, Recife e Maceió. Fui há pouco tempo aos lençóis maranhenses, onde passei por trilhas que só carros 4X4 com reduzida costumam passar... Da mesma forma na praia de Jericoacoara (CE), cujo acesso é extremamente precário e praticamente inacessível para carros pequenos...
PS: hoje trafego cerca de 30.000 km/ano. Minha velocidade padrão é entre 90 a 100 km/h (As estradas estão cheias de radares...).

Bom, para não ficar só nos elogios, há cerca de um mês uma colega de trabalho capotou seu Ecosport quando um carro à sua frente parou bruscamente para dar preferência em uma faixa de pedestres. Ela não conseguiu frear e bateu lateralmente no veículo, vindo a capotar por cima da faixa! Por sorte ninguém se feriu... O carro deu PT e fui verificar os pneus - todos extremamente gastos...

Então: #FICA A DICA = mantenha seu veículo com os pneus balanceados e alinhe o veículo. Não use pneus gastos ou com qualquer tipo de defeito. Se puder, adquira carros com freios ABS - faz uma diferença enorme! Os novos modelos já sairão de fábrica com este recurso, mas preste atenção se for comprar um usado...



Última edição por Josimar em Seg Set 15, 2014 5:36 pm, editado 1 vez(es)

#25
 jaimfs2013

jaimfs2013
Iniciante
Iniciante
Bom como amigos ai disseram cada caso e um caso qualquer carro pode capotar.... bom vou falar de uma viagem que fis dia 15/06/2014 sai daqui de sp zona sul com destino a bahia. total de 4200 km ida e volta cara pra falar verdade . eu nao vi nada disso de que ecosport e facil capotar . logico temos que ter um bom senço . eu entrava em curvas da br 381 a 100 km e minha eco sempre respondendo bem viu. entao repetindo cada caso e um caso. logico que a gente nao pode entra numa curva a 150 ou 160 que ai vai capotar mesmo. mas pela minha experiencia em viagens longas 100 e no maximo 110 km em curvas suaves vai de boa viu. mas eu ri muito me falaram que a ECO capota com 50 km putsss rsrsrs . e como digo isso e FATO . esse cara que me falou e um ignorante isso sim q eu falei pra ele rsrsrs.. mas e isso cara espero que adiquira outra eco ai blz flw.

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos