EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A Carcaça quebrou...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Pessoal, o motor da minha eco foi minha vítima, e eu estou não quero que ele se vingue, explico: após abrir o reservatório de expansão coloquei a tampa mas esqueci de apertar, rodei uns 7 a 8 kms e senti um cheiro estranho e a ventoinha funcionando no segundo estágio, olhei para o marcador de temperatura que estava um pouco além da metade da escala, "não chegou no vermelho", parei imediatamente e desliguei o motor. Ao abrir o capô, vi que o líquido de arrefecimento havia sido expulso através da rosca da tampa que estava no lugar mas estava "frouxa", esperei dez minutos e completei com três litros de água, funcionei o motor na marcha lenta e coloquei a tampa novamente, desta vez apertada. Conferi o indicador de temperatura e estava na metade da escala, como sempre ficou.
Depois do susto e em casa, no outro dia liguei o motor na marcha lenta e aguardei o acionamento da ventoinha que se armou corretamente, porém, pelo fato ocorrido, ao fazer uma inspeção percebi um pequeno vazamento, (que não tinha anteriormente aos fatos), do líquido de arrefecimento próximo de uma mangueira do ar quente que se conecta na carcaça da válvula termostática. Aquecido o motor, acelerei um pouco até 2700 RPMs, momento que ouvi um barulho de liquido dentro do cofre do motor, desliguei e vi que o terminal da carcaça aonde havia o vazamento quebrou-se, acho que deve ter sofrido um estresse estrutural por causa do aquecimento anterior e não aguentou, ou deve ter uma vida útil limitada, não sei.
Examinando a peça quebrada que é fabricada de um material parecido com fibra, vi que as paredes destes terminais das mangueiras, pelo menos nessa que estava ali, tem uma espessura de (um milimetro), isso mesmo, "1mm", até parece que é feita como uma casca de ovo para quebrar mesmo porque senão seria em alumínio como algumas importadas que existem.
O veículo é ano 2009 flex e as peças citadas são originais, receio trocar somente a carcaça e depois estes componentes começarem a apresentar defeitos.
Minha dúvida: uma vez que, mesmo com este aquecimento temporário, depois de aferida a temperatura e o motor não apresentou nenhum tipo de falhamento que indicasse danos na junta do cabeçote, devo trocar somente a carcaça ou o conjunto todo, sensor de temperatura + a válvula termostática? nessa troca de carcaça, não preciso colocar nenhum tipo de cola? a válvula termostática tem uma vida útil estimada?
Agradeço se alguém puder ajudar nestas questões.
Obrigado

A Carcaça quebrou... 11ujcc1

A Carcaça quebrou... 14lohsm

A Carcaça quebrou... Fp8wz

A Carcaça quebrou... S13j4n

#2
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Nessa situação a única saída é a substituição da carcaça, veículo com quatro anos de uso, logo, não sei até quando a válvula termostática teria saúde o suficiente, então, por segurança instalei o conjunto zerado, achei um pouco caro, quinhentão, mas incluindo a válvula termostática e sensores.
Uma coisa que observei é que a peça antiga foi fabricada de um material parecido com fibra e a nova parece ser de plástico. Agora, vou fazer a troca das velas, e estou pensando em optar pelas IRIDIUM, mas ainda tenho dúvida entre estes dois modelos: (Ngk Iridium - Modelo Ltr6ix-11, (25mm) de rosca, a Ngk Laser Iridium - Modelo Itr6f-13), a última tem o mesmo comprimento de rosca da original NGK TR6B-10, (18mm), alguém sabe informar algo sobre este detalhe?
Obrigado

#3
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ao meu ver fez bem em trocar todo conjunto, só achei caro.
Quanto as velas, eu trocaria por uma exatamente igual a que esta no momento

Você disse que colocou água quando deu problema, seria bom baixar tudo e colocar o recomendado que é água desmineralizada e aditivo

Vou repetir as palavras do Marcos em outro tópico que vale a pena ler
https://ecosportclub.forumeiros.com/t37p25-revisado-interesse-geral-caracteristicas-dos-filtros-oleos-do-carro


O aditivo para o radiador que deve ser MISTURADO com agua na proporção 60% de agua + 40% de aditivo devendo ser substituido TODO o liquido a cada 2 anos.
O recomendado para o Ecosport é o aditivo ROSA que é organico,muito melhor que azul ou verde de tecnologia mineral.
No meu carro eu costumo usar aditivo da marca RADIEX que é de qualidade boa e não custa tão caro (R$ 18,00 o litro)

#4
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
zanetti escreveu:Ao meu ver fez bem em trocar todo conjunto, só achei caro.
Quanto as velas, eu trocaria por uma exatamente igual a que esta no momento

Você disse que colocou água quando deu problema, seria bom baixar tudo e colocar o recomendado que é água desmineralizada e aditivo

Vou repetir as palavras do Marcos em outro tópico que vale a pena ler
https://ecosportclub.forumeiros.com/t37p25-revisado-interesse-geral-caracteristicas-dos-filtros-oleos-do-carro


O aditivo para o radiador que deve ser MISTURADO com agua na proporção 60% de agua + 40% de aditivo devendo ser substituido TODO o liquido a cada 2 anos.
O recomendado para o Ecosport é o aditivo ROSA que é organico,muito melhor que azul ou verde de tecnologia mineral.
No meu carro eu costumo usar aditivo da marca RADIEX que é de qualidade boa e não custa tão caro (R$ 18,00 o litro)
Obrigado pela resposta Zanetti, sim, antes de acontecer o aquecimento eu já havia substituído todo o líquido na proporção de 50% água desmineralizada e 50% de aditivo orgânico, próprio para a linha Ford, agora, esgotei tudo e refiz uma nova carga igualmente em 50% x 50%, ficou perfeito.
Quanto às velas, as que estão instaladas atualmente são da marca Bosch, modelo Super Plus, o veículo está com 78000 kms e não sei o histórico desse componente, por isso quero trocar, e pensei em experimentar as Iridium.
Abç

#5
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos