Olá, Ricardo. Bem vindo ao fórum.
É como os colegas falaram - há dois fatores envolvidos: aerodinâmica e eventuais falhas do motor. Eu uso um 2.0 4WD e acho o motor muito bom, mas meu parâmetro de comparação é outro EcoSport, só que 1.6.
Em relação a testes de revistas especializadas, o Corolla tem uma aceleração 0 a 100 km/h de 11,9 seg, enquanto o 4WD acelera em 10,3 seg. Aparente vantagem para o Eco, mas quando consideramos os números de retomada, o Corolla 1.8 sai de 60 km/h para 100 km/h em 6,9 seg., enquanto o Eco 4WD vai de 50 a 100 km/h em 13,7 seg. (em quarta marcha).
O Eco 4WD é muito mais pesado do que as outras versões (veja no manual). Eu particularmente mantenho os pneus com 32 libras (até dois passageiros) e 35 libras na traseira (com mais de dois ocupantes). Isso faz uma diferença na questão potência. Quanto mais vazios os pneus, mais é exigido do motor.
Se você tiver como, em uma estrada segura, faça o teste de 0 a 100 km/h, com o auxílio de outra pessoa, para comparar com os números de teste. Se possível farei também, e lhe passo o resultado.
Abs