Bom, eu tentei ajudar, rsrsrsrs. Mas parece que a dúvida vai continuar. Vamos ver se alguém tem uma ideia melhor....
Sobre as marcas serem ao contrário eu não sei dizer.
Mas acho que você está certo. Como os pneus são invertidos devido ao lado do carro, isso deve acontecer mesmo.
Mas, neste caso, eu arriscaria dizer que
isso acontece em todo e qualquer carro, e não apenas no Eco. E os motivos para a maior facilidade para a aquaplanagem eu descrevi acima.
Mas quanto ao fato de
puxar sempre para o mesmo lado durante a
aquaplanagem , não nego que pode ser pela dispersão da água, mas creio que
outros fatores também devem ser considerados:
O correto
alinhamento (melhor: toda a geometria) do veículo;
A
direção do veículo no momento do evento (será que estava 100% em linha reta?);
O fato das estradas serem projetadas com um
desvio na angulação (elas não são niveladas), tanto para contribuir com o
escoamento da água quanto para ajudar a
diminuir a força inercial centrífuga, especialmente nas curvas;
Raramente você conseguirá
manter o veículo em linha reta se soltar o volante (apenas durante alguns seg.) em uma estrada. O carro sempre tenderá a "puxar" mais para um lado (geralmente para a direita).