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Barulho na embreagem e freio

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#1
 JAIRO MATIAS

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Iniciante
Iniciante
Olá,
comprei uma Ecosport XLT ( 2006) recentemente e estou com algumas duvidas,

Quando piso na embreagem faz um barulho ( como se fosse uma mola) isso é normal?

Outro barulho que está me incomodando, é quanto piso no freio, faz um barulho como se arranhando,

levei no mecânico da agencia, pois está na garantia, ele me informou que o barulho de mola é normal e que as pastilhas de freios são novas, e que esse barulho é comum devido a falta de amianto,

esse é meu primeiro carro, então não tenho muito conhecimento,

Desde de já obrigado.

#2
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Jairo seja bem vindo ao forum.
O barulho da mola, a minha embreagem também faz, como se fosse uma mola estalando, + ou - isso neh? Como é só as vezes não dei importancia, creio que seja a mola de retorno do pedal.
O freio é o seguinte, quando peguei o carro a CSS também trocou as pastilhas, então imaginei que estava tudo em ordem, pois pensei se eles trocaram as pastilhas com certeza deram uma verificada no disco, porém mês passado levei em uma loja de confiança para trocar o óleo e fazer o rodizio dos pneus e aproveitei e pedi para dar uma olhada nos freios em geral, para minha surpresa tive que realizar a troca dos discos pois o lado de dentro estava bem mais gasto, troquei pastilha, disco, fluido e regulagem no tambor e ficou outro carro. Leva e um mecânico de confiança e pede para dar uma olhada nos disco, porque mesmo se estiver danificado a CSS não vai te avisar como vez comigo, pois é gasto para eles e isso eles não querem.

Aproveitando a oportunidade convido você a participar do nosso encontro para Monte Verde dia 11/08, segue link: https://ecosportclub.forumeiros.com/t1907p120-super-encontro-de-ecomaniacos

Grande Abraço... cheers

#3
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Convite não Ze Carlos, é uma convocação. rs.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#4
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Sobre o freio, muita gente aqui no fórum reclama dos freios da Eco, acho que nunca vamos conseguir resolver isso, parece que existe algum problema no projeto ou algo do tipo.

Eu já tive problemas também, na última revisão troquei as pastilhas e as sapatas foram ajustadas, ficou outro carro como o Zé Carlos disse. A única coisa que ainda me incomoda é o apito da pastilha, a nova já está fazendo um apitinho bem fraco... Acho que logo mais vou ter que trocar os discos e aí quem sabe isso não acaba. Recomendo que você leve o carro ao seu mecânico e faça a troca do fluído que com o tempo vai ficando contaminado e deve ser trocado a cada 2 anos. A minha 2008 usa DOT4, verifique seu manual para fazer a troca correta.

#5
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Fala ai Simioni, beleza?
Meu velho dia 11/08 o dia do encontro esta chegando, vê se você consegue se programar para podermos acrescentar mais uma Eco no comboio e também mais um amigo em nossa lista, hehe...Wink 

E falando em freio apitando, não quero desanima-lo, porém como disse troquei pastilhas e disco, mas esse maldito apito as vezes ainda faz questão de me lembrar que ele existe Razz 

Abraço... cheers

#6
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala Zé Carlos!

Ainda não sei como vai estar a minha programação para esse dia, mas com certeza irei se estiver livre!

Pois é, esse apito me irrita bastante... Estou começando a achar que não vai ter muito jeito não, dizem que o problema é nas pastilhas novas que não tem amianto.

Abraço!

#7
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Lembro que no meu antigo carro apareceu esse barulho e o mecânico esmerilhou as quinas da pastilha e o barulho sumiu

#8
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa dica Zanetti, olha a experiencia do mecânico ai...
No próximo rodizio dos pneus, caso não esqueça, que acho meio difícil pois o apito estará sempre me lembrando Razz , vou pedir para tirar as quinas das pastilhas também.

Abraço...cheers

#9
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
zanetti escreveu:Lembro que no meu antigo carro apareceu esse barulho e o mecânico esmerilhou as quinas da pastilha e o barulho sumiu

Isso resolve temporariamente o problema, pelo menos na minha antiga isso foi feito e algumas semanas depois o problema voltou! A durabilidade da pastilha também é um pouco afetada pro isso, mas sem dúvida é uma opção para aliviar um pouco o problema... O apito diminuiu depois disso.

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Achei essa matéria que parece ser uma solução para o barulho da pastilha sem que tenha que modifica-la

http://globotv.globo.com/rede-globo/autoesporte/v/pastilha-de-freio-nova-com-barulho-tem-solucao/2529347/

E ai eu pergunto, se a fábrica sabe desse problema por que já arranjou uma solução?

#11
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Pessoal, aproveitando o tópico gostaria de retirar uma dúvida: Minha eco 13/14 com 6000km precisei trocar as 2 molas dianteiras que estavam estralando quando pegava buracos. Levei na CSS e trocaram numa boa. Agora estou com barulhos nos freios. Ao frear no meio de uma curva, ou seja, com as rodas apontadas para direita ou esquerda ouço um certo tec-tec-tec de acordo com a velocidade do carro. Quanto mais rapido mais "tec´s" faz ... Também escuto o mesmo barulho em rua desnivelada e somente encosto no pedal do freio, sem muita pressão.

Será que tem haver com o ABS?

Este mês preciso fazer a 2 revisao do carro na CSS. Se alguem ja passou por isso já poderia ter maiores argumentos na CSS para nao ser enrolado.

Obrigado.

Abs

Anderson

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Anderson, a sua Eco é FST, certo? Então ela deve ter o tal controle eletrônico de estabilidade e tração, do qual não tenho muito conhecimento e talvez possa ser o responsável por estes sintomas.


Contudo, estes ruídos são característicos mesmo dos freios ABS em funcionamento. Para testar se é mesmo o ABS, sugiro andar em uma rua sem calçamento e, com os devidos cuidados, acelerar um pouco mais do que o habitual para este tipo de terreno e depois frear com certa força.


Neste caso, certamente o sistema antitravamento será acionado e você poderá comparar como o veículo se comporta.


Não se assuste se o pedal trepidar e o barulho que você escuta for mais intenso. É o ABS trabalhando...

Mas não é sempre que é preciso aplicar força excessiva para o ABS ser ativado. Em ruas desniveladas, como você citou, algumas vezes dá para ouvir os estalos mesmo encostando o pé levemente no pedal.


O que não pode acontecer é a ocorrência deste sintomas sem sequer encostar o pé no pedal...


Abs

#13
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Olá Josimar, vou fazer o teste que você disse ... Só falta eu achar uma rua deste tipo ... rsss

Até acredito que seja o ABS, porém este barulho não fazia anteriormente e começo duas semanas atrás, pois antes não fazia. isso que acho estranho.

#14
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Ola a todos.
Hoje levei o carro na css para fazer a segunda revisão de 1 ano. Meu carro está com 7000 km rodados. Falei com o técnico sobre tal barulho nos freios. No final do dia ele me ligou e falou que o amortecedor esquerdo estava vazando e foi trocado.
Peguei o carro e vi que o barulho diminuiu bastante mas nao parou.
Chegando em casa eu vi que a barra que prende a roda esquerda estava toda molhada de oleo e a coifa tb. Trocaram mesmo o amortecedor.
Olhei tb o carter e vi pequenas gotas de oleo. Estou com a impressão que não apertaram o filtro direito e está vazando. Amanha irei ter a certeza se possuir gotas no chão. Espero que seja resto do óleo antigo. Com relação ao barulho que deu uma diminuída agora parece que vem das molas. Será que levo de novo na css? Já é a sexta vez que levo o carro devido à diversos problemas. To até pensando em vender o carro. Abraços

#15
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Olá, Marlo.


O barulho pode vir do ABS mesmo, pois quando um dos amortecedores deixa de funcionar normalmente, a roda trepida muito. Talvez por isso o sistema estivesse sendo acionado.


Como ainda restam dúvidas sobre algum outro problema na suspensão, meu conselho é que você leve em uma oficina especializada no assunto, peça uma revisão, acompanhe e veja  se não há nenhuma outra avaria.


Você vai gastar algumas horas e uns R$ 20,00 a R$ 40,00 pelo diagnóstico, mas é melhor do que ficar na mão da CSS, que quase sempre não explica direito os reais motivos do problema. Caso seja detectado algum problema, aí é voltar na CSS com o diagnóstico correto.


Se não for detectado nenhum problema, ótimo. Você pode ficar mais tranquilo. Pode ser que o barulho que você escuta agora seja excesso de atenção. É comum quando estamos desconfiados de algo errado com o carro. 


Quanto ao óleo, também é comum que fiquem pequenas gotas após a troca. Só não pode é ficar pingando...


Amortecedor estourando com 7.000 km? Já rodei uns 150.000 km de eco (com várias), não sou conhecido por poupar a suspensão (gosto de estradas de terra), às vezes passo a 50 km/h em quebra-molas, faço revisões periódicas de tudo no carro. Alinhamento e balanceamento a cada 5.000 km (e revisão da suspensão, claro) e nunca precisei trocar um amortecedor sequer...


De qualquer modo, insisto no diagnóstico "paralelo". É barato e vai lhe deixar mais à vontade com o carro. Suspensão em ordem é segurança...


Sei que quem compra um carro novo espera que não haja problemas desta natureza, mas infelizmente a prática mostra o contrário... Ainda bem que existe a garantia... 


Abs

#16
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Somente para dar um retorno para a galera, depois que meu carro ficou 5 dias parados na css acaharam o problema. A pinça do freio do lado do motorista precisou ser trocada. Segundo o consultor ela estava quebrada mas não soube me dizer o que quebrou. Faz 2 semanas que estou com o carro e está tudo normal. Valeu a todos.

#17
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Pelo que estou vendo, os problemas nestas novas ecos são grandes... A pergunta é... Se esse carro, teoricamente seria aventureiro, nao deveria ser mais forte e aguentar os percalços das nossas estradas??? Porque pagamos tao caro por um produto de tão baixa qualidade???
Estou há aproximadamente 6 meses com uma eco 2007 e graças a Deus não enfrentei nenhum problema com ela. Achei até melhor do que imaginava. Sorte??? talvez. Tinha um fiesta 2010 e fiz a troca nesta eco que estava muito conservada para o ano e com apenas 60.000km. O mesmo sintoma que via no fiesta quando lavava as rodas dianteiras percebo na eco... uma água preta e leitosa saindo dos cisco de freio, como se ele estivesse desmanchando e as rodas ficam pretas rapidamente apos um dia de uso. Quando levo para manutenção preventiva, percebo que tanto as pastilhas como o disco estão em perfeito estado de uso. Porem como já tive vários veiculos e outras mascas, percebi que esta caracteristica é somente da ford. Ja tive gol, polo, uno, tempra e voyage. nenhum sujava tanto as rodas dianteiras e soltava tanta água preta como os da ford. O que será??? um desgaste excessivo e prematuro de disco e pastilhas??? OBS: Sempre usei produtos (originais)!!!

#18
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Também sempre notei a "água preta" (pó da pastilha de freio + água) quando lavamos as rodas dianteiras, tanto nos 2 Fiestas quanto nos 4 Ecos que tive.


Talvez não tenha notado nos outros carros porque todos eles (nem tantos assim - Voyage, Palio e Palio Weekend) tinham calota, então não me preocupava tanto em lavar as rodas dianteiras.


Como no Fiesta/Eco as rodas são de liga, acabo lavando com mais frequência e notando o desgaste das pastilhas de freio. Mas só notando, na verdade só precisei trocar pastilhas de freio em um dos Ecos, e já foi há muito tempo. Isso apesar de sempre fazer todas as revisões na CSS Ford. 


Já li pela net que em algumas pastilhas o pó é mais escuro, e que alguns carros a posição da roda favorece o aparecimento do pó. Talvez seja o caso do Eco!

#19
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Pode ser. Mas que é desagradavel e preocupante é!!!!!

#20
 ACanhoto

ACanhoto
Iniciante
Iniciante
Sou novo no Fórum. Devo pegar meu Eco na semana que vem.
Já li muitas informações e dicas aqui e, apesar de ainda não estar com meu Eco, já o conheço o suficiente para ficar em alerta em muitos itens.
Quanto a sujeira preta nas rodas dianteiras, é normal e comum nas rodas com freio a disco. Isso já observei num Idea, Meriva e no meu último C3 Picasso.

#21
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Sempre achei horrível essa sujeira que a patilha faz e dá um trabalho danado pra tirar dos cantinhos

#22
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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ACanhoto escreveu:Sou novo no Fórum. Devo pegar meu Eco na semana que vem.
Já li muitas informações e dicas aqui e, apesar de ainda não estar com meu Eco, já o conheço o suficiente para ficar em alerta em muitos itens.
Quanto a sujeira preta nas rodas dianteiras, é normal e comum nas rodas com freio a disco. Isso já observei num Idea, Meriva e no meu último C3 Picasso.
Bem vindo ao fórum!


Parabéns por sua aquisição!


Não esqueça de postar suas impressões sobre o carro!


 cheers

#23
 ACanhoto

ACanhoto
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:
ACanhoto escreveu:Sou novo no Fórum. Devo pegar meu Eco na semana que vem.
Já li muitas informações e dicas aqui e, apesar de ainda não estar com meu Eco, já o conheço o suficiente para ficar em alerta em muitos itens.
Quanto a sujeira preta nas rodas dianteiras, é normal e comum nas rodas com freio a disco. Isso já observei num Idea, Meriva e no meu último C3 Picasso.
Bem vindo ao fórum!


Parabéns por sua aquisição!


Não esqueça de postar suas impressões sobre o carro!


 cheers

Já peguei o carro, rodei mais de 2.000 km e estou adorando. Muito econômico e, pelo menos por enquanto, não apresentou os problemas citados acima. Espero que não apareçam.

#24
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