Postado Qua Abr 10, 2013 4:34 am
Relembrando a primeira mensagem :
Quando comprei minha Eco a primeira dificuldade que tive foi a de visualizar o painel de instrumentos durante o dia, pensando nisso decidi fazer o que já havia feito em outro carro que tive.
Parti pra luta e quando desmontei o painel notei que os LEDs eram pequenos e que eu não tinha para substituir, dai parti para a chamada gambiarra onde aproveitei uns LEDs de um pisca-pisca que comprei e não usei, como são LEDs de 5 mm não daria para colocar no circuito impresso e decidi colocar no painel de plástico que serve como refletor para os LEDs originais, pra isso esquentei os terminais com a ponta do ferro de soldar e virei suas pontas depois de atravessarem o que fez com que ficassem firmes no plástico.
Decidi também colocar um controle de luminosidade para não ficar muito forte a noite e acabar ofuscando minha vista, podia ter feito um regulador usando o LM317 ou similar, mas o mesmo iria gerar calor e decidi usar um potenciômetro de fio de 1K que suporta a corrente dos LEDs tranquilamente e o resultado ficou bom, o potenciômetro fica em serie com o fio positivo que vem da ignição
Como falei foi feito as pressas, pois os LEDs originais comprei no Ebay e demoram pra chegar, pretendo assim que chegarem abrir o painel e refazer o serviço substituindo os LEDS verdes pelos azuis, mas pra quem não tiver habilidade para soldar os micro LEDs essa ideia é uma boa saída.
Bem, o problema de visibilidade foi resolvido, pois assim que viro a chave de ignição os LEDs azuis acendem deixando o painel iluminado
Alguns vão falar que é um serviço porco, mas quem vai abrir o painel pra ver se esta bonito ou não, o importante é estar seguro e o resultado final que ficou ótimo
Vamos lá;
Primeiro retire o painel de instrumentos
O painel é preso por 4 parafusos de 7 mm que aprecem na imagem abaixo
O painel depois de solto deve ser inclinado na direção da janela do motorista para facilitar a retirada do conector
Agora é preciso desmontar o painel, isso é fácil e não precisa de imagem, todas as partes são de encaixe tendo somente um parafuso no meio prendendo o circuito impresso
Só uma dica, quando for tirar os ponteiros pegue um pedaço de papel e faça um corte onde passe o eixo do ponteiro, isso evitará que danifique o acetato quando usar uma faca ou canivete para fazer pressão
Depois de desmontado foi usado somente a parte branca onde foram colocados os LEDs
Coloquei um conector usado em PCs para facilitar futura desmontagem
Algumas imagens com detalhes da colocação dos LEDs e resistores
Local onde coloquei o potenciômetro que regula a luminosidade do painel
Ponto de onde tirei a alimentação que só existe quando se vira a chave de ignição
Resultado final;
Antes
Depois
Painel no sol
Painel no escuro
Distribuição dos LEDs no circuito impresso
Abaixo outras fotos que tirei, deixei grande para que possa ser visto detalhes da placa caso interesse, algumas estão fora de foco, mas tá valendo
Clique em spoiler para ver
Tudo começou com o tópico do Marcos-CWB que me ajudou a desmontar o painel e agradeço a ele a informação
https://ecosportclub.forumeiros.com/t231-desmontando-o-painel-de-instrumentos
Espero que gostem e que possa ajudar alguém
Quando comprei minha Eco a primeira dificuldade que tive foi a de visualizar o painel de instrumentos durante o dia, pensando nisso decidi fazer o que já havia feito em outro carro que tive.
Parti pra luta e quando desmontei o painel notei que os LEDs eram pequenos e que eu não tinha para substituir, dai parti para a chamada gambiarra onde aproveitei uns LEDs de um pisca-pisca que comprei e não usei, como são LEDs de 5 mm não daria para colocar no circuito impresso e decidi colocar no painel de plástico que serve como refletor para os LEDs originais, pra isso esquentei os terminais com a ponta do ferro de soldar e virei suas pontas depois de atravessarem o que fez com que ficassem firmes no plástico.
Decidi também colocar um controle de luminosidade para não ficar muito forte a noite e acabar ofuscando minha vista, podia ter feito um regulador usando o LM317 ou similar, mas o mesmo iria gerar calor e decidi usar um potenciômetro de fio de 1K que suporta a corrente dos LEDs tranquilamente e o resultado ficou bom, o potenciômetro fica em serie com o fio positivo que vem da ignição
Como falei foi feito as pressas, pois os LEDs originais comprei no Ebay e demoram pra chegar, pretendo assim que chegarem abrir o painel e refazer o serviço substituindo os LEDS verdes pelos azuis, mas pra quem não tiver habilidade para soldar os micro LEDs essa ideia é uma boa saída.
Bem, o problema de visibilidade foi resolvido, pois assim que viro a chave de ignição os LEDs azuis acendem deixando o painel iluminado
Alguns vão falar que é um serviço porco, mas quem vai abrir o painel pra ver se esta bonito ou não, o importante é estar seguro e o resultado final que ficou ótimo
Vamos lá;
Primeiro retire o painel de instrumentos
O painel é preso por 4 parafusos de 7 mm que aprecem na imagem abaixo
O painel depois de solto deve ser inclinado na direção da janela do motorista para facilitar a retirada do conector
Agora é preciso desmontar o painel, isso é fácil e não precisa de imagem, todas as partes são de encaixe tendo somente um parafuso no meio prendendo o circuito impresso
Só uma dica, quando for tirar os ponteiros pegue um pedaço de papel e faça um corte onde passe o eixo do ponteiro, isso evitará que danifique o acetato quando usar uma faca ou canivete para fazer pressão
Depois de desmontado foi usado somente a parte branca onde foram colocados os LEDs
Coloquei um conector usado em PCs para facilitar futura desmontagem
Algumas imagens com detalhes da colocação dos LEDs e resistores
Local onde coloquei o potenciômetro que regula a luminosidade do painel
Ponto de onde tirei a alimentação que só existe quando se vira a chave de ignição
Resultado final;
Antes
Depois
Painel no sol
Painel no escuro
Distribuição dos LEDs no circuito impresso
Abaixo outras fotos que tirei, deixei grande para que possa ser visto detalhes da placa caso interesse, algumas estão fora de foco, mas tá valendo
Clique em spoiler para ver
- Spoiler:
Caso queira ver a imagem inteira clique com o botão direito em cima da imagem e escolha abrir em outra aba
Tudo começou com o tópico do Marcos-CWB que me ajudou a desmontar o painel e agradeço a ele a informação
https://ecosportclub.forumeiros.com/t231-desmontando-o-painel-de-instrumentos
Espero que gostem e que possa ajudar alguém
Última edição por zanetti em Seg Jun 17, 2013 2:08 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir links das imagens)