EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008

Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 3]

#1
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Relembrando a primeira mensagem :

Quando comprei minha Eco a primeira dificuldade que tive foi a de visualizar o painel de instrumentos durante o dia, pensando nisso decidi fazer o que já havia feito em outro carro que tive.
Parti pra luta e quando desmontei o painel notei que os LEDs eram pequenos e que eu não tinha para substituir, dai parti para a chamada gambiarra onde aproveitei uns LEDs de um pisca-pisca que comprei e não usei, como são LEDs de 5 mm não daria para colocar no circuito impresso e decidi colocar no painel de plástico que serve como refletor para os LEDs originais, pra isso esquentei os terminais com a ponta do ferro de soldar e virei suas pontas depois de atravessarem o que fez com que ficassem firmes no plástico.
Decidi também colocar um controle de luminosidade para não ficar muito forte a noite e acabar ofuscando minha vista, podia ter feito um regulador usando o LM317 ou similar, mas o mesmo iria gerar calor e decidi usar um potenciômetro de fio de 1K que suporta a corrente dos LEDs tranquilamente e o resultado ficou bom, o potenciômetro fica em serie com o fio positivo que vem da ignição
Como falei foi feito as pressas, pois os LEDs originais comprei no Ebay e demoram pra chegar, pretendo assim que chegarem abrir o painel e refazer o serviço substituindo os LEDS verdes pelos azuis, mas pra quem não tiver habilidade para soldar os micro LEDs essa ideia é uma boa saída.
Bem, o problema de visibilidade foi resolvido, pois assim que viro a chave de ignição os LEDs azuis acendem deixando o painel iluminado

Alguns vão falar que é um serviço porco, mas quem vai abrir o painel pra ver se esta bonito ou não, o importante é estar seguro e o resultado final que ficou ótimo

Vamos lá;

Primeiro retire o painel de instrumentos

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 10ic76o
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 2lnu25u
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 34dk8k9

O painel é preso por 4 parafusos de 7 mm que aprecem na imagem abaixo

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 2n24bhd

O painel depois de solto deve ser inclinado na direção da janela do motorista para facilitar a retirada do conector

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 35ars3r
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Qrznfn

Agora é preciso desmontar o painel, isso é fácil e não precisa de imagem, todas as partes são de encaixe tendo somente um parafuso no meio prendendo o circuito impresso
Só uma dica, quando for tirar os ponteiros pegue um pedaço de papel e faça um corte onde passe o eixo do ponteiro, isso evitará que danifique o acetato quando usar uma faca ou canivete para fazer pressão

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 6zo66e

Depois de desmontado foi usado somente a parte branca onde foram colocados os LEDs

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Wjdpnq
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Av1k0h
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Vqti5e
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 E8qyl4
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 2vjah4y

Coloquei um conector usado em PCs para facilitar futura desmontagem

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Dgjdy0
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Wxuo
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 245kcnc

Algumas imagens com detalhes da colocação dos LEDs e resistores

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 2ebqyyu
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 30krb15
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Qqswzk
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Lz3uu
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 2hdvat2
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 4rq24l

Local onde coloquei o potenciômetro que regula a luminosidade do painel

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Dp7csg

Ponto de onde tirei a alimentação que só existe quando se vira a chave de ignição

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 X29z6g

Resultado final;

Antes

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 9gdjrb

Depois

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Ed7yo

Painel no sol



Painel no escuro



Distribuição dos LEDs no circuito impresso

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Jsj6nl

Abaixo outras fotos que tirei, deixei grande para que possa ser visto detalhes da placa caso interesse, algumas estão fora de foco, mas tá valendo
Clique em spoiler para ver
Spoiler:


Tudo começou com o tópico do Marcos-CWB que me ajudou a desmontar o painel e agradeço a ele a informação
https://ecosportclub.forumeiros.com/t231-desmontando-o-painel-de-instrumentos

Espero que gostem e que possa ajudar alguém



Última edição por zanetti em Seg Jun 17, 2013 2:08 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir links das imagens)


#51
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Tem mais...

Daria pra pegar as informações da central, como RPM e fazer o CG piscar vermelho quando chegasse na melhor faixa de giro (máximo torque).
Mas tudo isso complica demais os circuitos. Fora isso, colocar os leds no lugar das lâmpadas originais seria ainda mais complicado por causa da diferença do formato e cia...

[]s

#52
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:Tem mais...

Daria pra pegar as informações da central, como RPM e fazer o CG piscar vermelho quando chegasse na melhor faixa de giro (máximo torque).
Mas tudo isso complica demais os circuitos. Fora isso, colocar os leds no lugar das lâmpadas originais seria ainda mais complicado por causa da diferença do formato e cia...

[]s
Eu concordo empartes.... com relacao a lampada creio que teria que ser verde e nao vermelho, afinal se esta na faixa de otimo torque entao nao tem porque ser vermelho.  No caso do econometro prefiro as tradicionais em forma de barra de leds ou ponteiro mesmo....   Este equipamento eh otimo estava pensando em colocar uma naminha eco.
Econometro ou vacuometro eh assim na faixa central esta com um consumo otimo, mas numa reta ou leve declive da pra tirar o pe ate certo ponto onde começa o freio motor.... é onde ta gastando bem pouco combustivel, abaixo disso o carro pode começar a nao tracionar e assim sera necessario acelerar novamente.

#53
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Como minha eco é AT, eu não tenho como desengrenar facilmente (tem o neutro, mas não é tão instintivo quanto meter o neutro num carro manual).
De qq forma, em termos de economia ainda temos o CB que nos dá o consumo instantâneo e o médio.
O meu só anda no consumo médio e acho bastante útil.

Quanto ao vermelho, é mais pelo padrão dos shift lights. E, geralmente, essa faixa ocorre bem próximo ao limite de giro do motor e onde devemos passar o mínimo de tempo possível.

[]s

#54
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:Como minha eco é AT, eu não tenho como desengrenar facilmente (tem o neutro, mas não é tão instintivo quanto meter o neutro num carro manual).
De qq forma, em termos de economia ainda temos o CB que nos dá o consumo instantâneo e o médio.
O meu só anda no consumo médio e acho bastante útil.

Quanto ao vermelho, é mais pelo padrão dos shift lights. E, geralmente, essa faixa ocorre bem próximo ao limite de giro do motor e onde devemos passar o mínimo de tempo possível.

[]s
Entao mas o shift light ascende vermelho porque he o limite de giro, pois isso pode acarretar estragos no motor, diferente do caso da luz da economia.... que seria benefico, entao assim vermelho=perigo(rpm), amarelo=otimo torque, verde=economia....
Antigamente os passats nacionais tinha um led amarelo no painel que indicava a hora ideal para a troca de marchas....leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Econometro-original-gol-voyage-santana-passat-4-modelo-paine_MLB-F-181960658_173
Ele funcionava da seguinte forma.... da primeira ate a quarta marcha ascendia a luz amarela de acordo com o vacuo e a rpm do motor e na quinta marcha o led amarelo deixava de ascender e ai entrava o ponteiro que indicava a media que fazia por litro......  Eu montei uma dessas no meu velho golzinho.... ficou legal pra xuxu.leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Gol-gl-gts-109-painel-velocimetro-conta-giros-passat-santan_MLB-F-4985420248_092013

#55
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
O shift light deveria sempre entrar quando o carro atinge o torque máximo, não no giro máximo.
Pro giro, temos o conta-giros.

Depois do torque máximo, toda curva em dinamômetro mostra a perda de torque e consequentemente menor aceleração do carro.
Então, depois que se passa dela, está se jogando combustível fora acelerando minimamente o carro.
No caso das corridas, isso significa combustível e tempo preciosos.
Por uma questão de segurança todo motor aguenta um pouco mais de giro que o de torque máximo, mas geralmente programa-se a central para o corte pouco depois dele para evitar quebras.
Com a devida técnica pode-se aumentar o giro máximo do motor e subir também a rotação de torque máximo, fazendo que o carro acelere por mais tempo e que atinja velocidades maiores.
Um amigo meu fez isso junto com um retrabalho completo do cabeçote do tigra dele. O ganho foi de cerca de 40 cavalos.

[]s

#56
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
Zanetti escreveu:Queria mesmo era achar micro LEDs RGB, assim deixava da cor que quisesse

Ei moçada, tenho acompanhado esse topico, e nas férias vou arrumar um tempinho para arriscar fazer uma iluminação de LED como a que o Zanetti fez. Parabens espetacular.

E Qto os Led SMD de cores RGB aqui estão eles nesse http://zip.net/bln6x4, com precinho pequeno, a quantidade é exorbitante e o visual vai ficar muito Show, imaginem alternando os valores tensão nas 3 entradas voce consegue qualquer cor do spectro usando com uma chave seletora multiplas posições. "Vai virar um arcoris boreal"

Tem tambem uns Leds UV faz o efeito no painel de luz negra
http://zip.net/btn7s4. Para valorizar o UV umas micro pinturas com tinta flouresc reagente UV em alguns filetes ou serigrafia e nrs e ponteiro do painel. Sem deixar de fora a luz o LCD odometro/ Computd bordo que são horriveis, parece aqueles radios am que usava valvula http://zip.net/bjn66w



#57
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:O shift light deveria sempre entrar quando o carro atinge o torque máximo, não no giro máximo.
Pro giro, temos o conta-giros.

Depois do torque máximo, toda curva em dinamômetro mostra a perda de torque e consequentemente menor aceleração do carro.
Então, depois que se passa dela, está se jogando combustível fora acelerando minimamente o carro.
No caso das corridas, isso significa combustível e tempo preciosos.
Por uma questão de segurança todo motor aguenta um pouco mais de giro que o de torque máximo, mas geralmente programa-se a central para o corte pouco depois dele para evitar quebras.
Com a devida técnica pode-se aumentar o giro máximo do motor e subir também a rotação de torque máximo, fazendo que o carro acelere por mais tempo e que atinja velocidades maiores.
Um amigo meu fez isso junto com um retrabalho completo do cabeçote do tigra dele. O ganho foi de cerca de 40 cavalos.

[]s
ola Willians..... concordo em numero, grau e genero.... tambem havia pensando nisso.... no caso de um formula 1 ate pode ser mas para carros de passeio.... o maisl logico eh no torque maximo... a nao ser que venha com opcao de escolher entre torque maximo e potencia maxima.... tipo assim primeiro apito torque e led de uma cor..... depois de um tempo outro apito e led de outra cor.....

#58
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Wagner Eco2011 escreveu:
Zanetti escreveu:Queria mesmo era achar micro LEDs RGB, assim deixava da cor que quisesse

Ei moçada, tenho acompanhado esse topico, e nas férias vou arrumar um tempinho para arriscar fazer uma iluminação de LED como a que o Zanetti fez. Parabens espetacular.

E Qto os Led SMD de cores RGB aqui estão eles nesse http://zip.net/bln6x4, com precinho pequeno, a quantidade é exorbitante e o visual vai ficar muito Show, imaginem alternando os valores tensão nas 3 entradas voce consegue qualquer cor do spectro usando com uma chave seletora multiplas posições. "Vai virar um arcoris boreal"

Tem tambem uns Leds UV faz o efeito no painel de luz negra
http://zip.net/btn7s4. Para valorizar o UV umas micro pinturas com tinta flouresc reagente UV em alguns filetes ou serigrafia e nrs e ponteiro do painel. Sem deixar de fora a luz o LCD odometro/ Computd bordo que são horriveis, parece aqueles radios am que usava valvula http://zip.net/bjn66w



Ola Wagner..... o RGB eh uma boa solucao.....mas qto ao arco-iris boreal sou veementemente contra....
Poderia ser mais util se pusesse um circuito que de acordo com a economia do motor ele alterasse a cor do painel, tipo verde economico, amarelo mais ou menos e vermelho gastao.....
Outra coisa o verde cor de sono que vc citou realmente mata qualquer um..... ali no reloginho do hodometro poderia ser um branco mesmo....  alias aquele radinho velho a valvula eu gostaria de ter uma na minha colecao de antiguidades.... clown
ps: um detalhe tecnico sobre aqueles leds UV.... neste caso da ecosport nao vai funcionar.... pois a iluminacao eh indireta.... o neon serve apenas em paineis de iluminacao direta onde a luz eh jogada contra o fundo e os ponteiros, e nao a iluminacao vindo de tras....

#59
 Wagner Eco2011

Wagner Eco2011
Membro Jr
Membro Jr
Valew Ken, tambem não aprecio um arco-iris boreal pelo menos no meu painel. "ficaria papagaiado" d+. rsrsrs

Por outro lado a mudança de cor de acordo com consumo seria bem inovador e proveitoso.

Bom fim semana a todos "dia de dar aquela lavadinha caprichada no *possante !"

*Vixi Possante... -> Dizia meu avô elogiando sua Vemaguet 1966  

#60
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
ola Wagner.  Esse negocio de mudar a cor no painel de acordo com a conducao jaexiste no civic da honda...  se optar por modoeconomico fica azul e se escolher oesportivo fica vermelho....
Sobre lavar o carro no domingao aqui nao vai dar.... apesar que gosto de lavar o carro no quintal.... Agora no inveno sudestino da muito complicado.... What a Face

#61
 Lacma

Lacma
Membro Jr
Membro Jr
Zanetti escreveu:Modéstia a parte ficou muito lindo, dá até gosto andar nele com o painel todo azulzinho
Tá chegando o tempo de eu voltar a trabalhar na garagem, o tempo já esta esfriando

E aí Zanetti, tudo bem?
Que painel bonito esse aí ficou,né?
Sabe me dizer como remover o acabamento central do painel da 2009? Me refiro a aquela parte preta que sai de cima e desce ate perfilar com o comando do ar condicionado. Achei tres parafusos mas mesmo puxando a peça ta presa.
Desculpe perguntar aqui pois nao achei nenhum topico e também nao sei abrir um novo.
Abraço

#62
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Oi Lacma, obrigado, agora que coloquei os LEDs originais azuis ficou mais bacana ainda

Quanto a parte que vc fala eu nunca tirei, mas conhecendo a Ford, se tem parafuso de um lado o outro é de encaixe, talvez levantando e puxando saia, quase tudo nesse carro dá a impressão que vai quebrar para tirar

Se soltar um lado e ficar molenga é certeza que é de encaixe, mas se o outro lado ficar rígido, talvez tenha parafuso por baixo, já tentou olha pelo buraco do rádio?

#63
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Oi Lacma, obrigado, agora que coloquei os LEDs originais azuis ficou mais bacana ainda

Quanto a parte que vc fala eu nunca tirei, mas conhecendo a Ford, se tem parafuso de um lado o outro é de encaixe, talvez levantando e puxando saia, quase tudo nesse carro dá a impressão que vai quebrar para tirar

Se soltar um lado e ficar molenga é certeza que é de encaixe, mas se o outro lado ficar rígido, talvez tenha parafuso por baixo, já tentou olha pelo buraco do rádio?
ola Zanetti! Nao entendi os leds originais azuis??? mas original qual? a da eco 2013?
mas neste caso sao leds smd dificeis de soldar...

#64
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Rapaz, eu postei em algum lugar já com os mini LEDs

Eu comprei na china e quando chegou desmontei novamente, desfiz a gambiarra e coloquei os mini LEDs direto na placa, sem ferramental próprio fica mais difícil, mas como não tenho dificuldade de trabalhar com micro-circuitos, usei meia lâmina de barbear e correu tudo bem

#65
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Show! trabalheira "medonha"!!!!



leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 WwmQbLo
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#66
 rafaelf

rafaelf
Iniciante
Iniciante
tem link do vendedor dos leds?

#67
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
http://www.ebay.com.au/itm/30-Blue-1210-PLCC-2-Super-Bright-Car-Boat-SMD-SMT-PCB-LED-Lamp-Light-Bulb-i-/140848050377?ssPageName=ADME:X:eRTM:AU:1123

Os que ficam por trás do display agora só tem vermelho, mas pesquisando acha azul

http://www.ebay.com.au/itm/T0603WM-100pcs-micro-litz-wired-leads-Red-SMD-Led-0603-NEW-/400927431933?hash=item5d59231cfd:g:-ocAAOSw3xJVZZgb

#68
 calil

calil
Iniciante
Iniciante
Muito bom esse tutorial.
Pena que no caso do meu painel , o led que queimou foi o da placa. Para a substituição dele , é melhor desmontar o painel e levar em uma loja especializada ?

#69
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Dá pra colocar sim, a chave de boca me parece que é pra alertar sobre a revisão

Achei

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 3 Ng24vn

Olá Zanetti . Td bem? vc saberia informar se o Led do ícone limite de velocidade esta em todos painéis? Pois omeu não tem computador de Bordo. Gostaria de usar este Led para outra função.

#70
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
kentakk escreveu:
Olá Zanetti . Td bem? vc saberia informar se o Led do ícone limite de velocidade esta em todos painéis? Pois omeu não tem computador de Bordo. Gostaria de usar este Led para outra função.

Oi, tudo bem, não sei te dizer.

#71
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:
kentakk escreveu:
Olá Zanetti . Td bem? vc saberia informar se o Led do ícone limite de velocidade esta em todos painéis? Pois omeu não tem computador de Bordo. Gostaria de usar este Led para outra função.

Oi, tudo bem, não sei te dizer.

O ruim eh que sumiu da rede o manual de manutenção que tinha um link aqui no fórum. Quer dizer o link tem mas não esta mais hospedado naquele endereço. O ruim da Internet eh isso tem coisa que some com o tempo.

#72
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alguem sabe onde encontro o diagrama elétrico da ecosport 2009? Grato.

#73
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
kentakk escreveu:Alguem sabe onde encontro o diagrama elétrico da ecosport 2009?  Grato.
Vê se ajuda. https://drive.google.com/file/d/0B9Fu8OXqTg0jc25QUG5WZm40M3M/view?usp=sharing

#74
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos