EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

#1
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Relembrando a primeira mensagem :

Quando comprei minha Eco a primeira dificuldade que tive foi a de visualizar o painel de instrumentos durante o dia, pensando nisso decidi fazer o que já havia feito em outro carro que tive.
Parti pra luta e quando desmontei o painel notei que os LEDs eram pequenos e que eu não tinha para substituir, dai parti para a chamada gambiarra onde aproveitei uns LEDs de um pisca-pisca que comprei e não usei, como são LEDs de 5 mm não daria para colocar no circuito impresso e decidi colocar no painel de plástico que serve como refletor para os LEDs originais, pra isso esquentei os terminais com a ponta do ferro de soldar e virei suas pontas depois de atravessarem o que fez com que ficassem firmes no plástico.
Decidi também colocar um controle de luminosidade para não ficar muito forte a noite e acabar ofuscando minha vista, podia ter feito um regulador usando o LM317 ou similar, mas o mesmo iria gerar calor e decidi usar um potenciômetro de fio de 1K que suporta a corrente dos LEDs tranquilamente e o resultado ficou bom, o potenciômetro fica em serie com o fio positivo que vem da ignição
Como falei foi feito as pressas, pois os LEDs originais comprei no Ebay e demoram pra chegar, pretendo assim que chegarem abrir o painel e refazer o serviço substituindo os LEDS verdes pelos azuis, mas pra quem não tiver habilidade para soldar os micro LEDs essa ideia é uma boa saída.
Bem, o problema de visibilidade foi resolvido, pois assim que viro a chave de ignição os LEDs azuis acendem deixando o painel iluminado

Alguns vão falar que é um serviço porco, mas quem vai abrir o painel pra ver se esta bonito ou não, o importante é estar seguro e o resultado final que ficou ótimo

Vamos lá;

Primeiro retire o painel de instrumentos

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 10ic76o
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 2lnu25u
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 34dk8k9

O painel é preso por 4 parafusos de 7 mm que aprecem na imagem abaixo

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 2n24bhd

O painel depois de solto deve ser inclinado na direção da janela do motorista para facilitar a retirada do conector

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 35ars3r
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Qrznfn

Agora é preciso desmontar o painel, isso é fácil e não precisa de imagem, todas as partes são de encaixe tendo somente um parafuso no meio prendendo o circuito impresso
Só uma dica, quando for tirar os ponteiros pegue um pedaço de papel e faça um corte onde passe o eixo do ponteiro, isso evitará que danifique o acetato quando usar uma faca ou canivete para fazer pressão

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 6zo66e

Depois de desmontado foi usado somente a parte branca onde foram colocados os LEDs

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Wjdpnq
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Av1k0h
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Vqti5e
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 E8qyl4
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 2vjah4y

Coloquei um conector usado em PCs para facilitar futura desmontagem

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Dgjdy0
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Wxuo
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 245kcnc

Algumas imagens com detalhes da colocação dos LEDs e resistores

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 2ebqyyu
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 30krb15
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Qqswzk
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Lz3uu
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 2hdvat2
leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 4rq24l

Local onde coloquei o potenciômetro que regula a luminosidade do painel

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Dp7csg

Ponto de onde tirei a alimentação que só existe quando se vira a chave de ignição

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 X29z6g

Resultado final;

Antes

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 9gdjrb

Depois

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Ed7yo

Painel no sol



Painel no escuro



Distribuição dos LEDs no circuito impresso

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Jsj6nl

Abaixo outras fotos que tirei, deixei grande para que possa ser visto detalhes da placa caso interesse, algumas estão fora de foco, mas tá valendo
Clique em spoiler para ver
Spoiler:


Tudo começou com o tópico do Marcos-CWB que me ajudou a desmontar o painel e agradeço a ele a informação
https://ecosportclub.forumeiros.com/t231-desmontando-o-painel-de-instrumentos

Espero que gostem e que possa ajudar alguém



Última edição por zanetti em Seg Jun 17, 2013 2:08 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir links das imagens)


#26
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Editado: galera, o quote voltou a funcionar normalmente. Podem desconsiderar as informações.

Olá, Kentakk.

Para quem não sabe que há um defeito no novo layout do site (com o quote) ficará difícil entender sua mensagem. Fica parecendo que foi o Zanetti que escreveu tudo...

Não sei se você já deu uma olhada no tópico "Novo layout das mensagens", mas o próprio Zanetti deu uma dica interessante sobre este problema no quote:

Ao escrever, clique no último ícone (transferir o modo de edição). Daí crie uma ou mais linhas após o [ /quote] e escreva algo. Depois disso se quiser voltar ao novo modo de exibição o defeito terá desaparecido.


cheers



Última edição por Josimar Medeiros em Sex Jun 21, 2013 10:12 am, editado 1 vez(es)

#27
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Kentakk.

Para quem não sabe que há um defeito no novo layout do site (com o quote) ficará difícil entender sua mensagem. Fica parecendo que foi o Zanetti que escreveu tudo...

Não sei se você já deu uma olhada no tópico "Novo layout das mensagens", mas o próprio Zanetti deu uma dica interessante sobre este problema no quote:

Ao escrever, clique no último ícone (transferir o modo de edição). Daí crie uma ou mais linhas após o [ /quote] e escreva algo. Depois disso se quiser voltar ao novo modo de exibição o defeito terá desaparecido.

cheers


Este lay out ficou muito atrapalhado...

#28
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esses dias andei pensando quando eu colocar os leds azuis no painel.  Ao inves de colocar um potenciomentro  para controlar a luminosidade, vou tentar fazer um circuito que de dia fique no maximo brilho e a noite quando ligar as lanternas do farol ai a luminosidade caia um pouco..., assim como no panel do radio que diminui qdo ligamos as lanternas.....

#29
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, eu até pensei em bolar um circuito com uma LDR, mas bateu a preguiça e ficou o potenciômetro mesmo

Mas a ideia é boa e viável

#30
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Pois é, eu até pensei em bolar um circuito com uma LDR, mas bateu a preguiça e ficou o potenciômetro mesmo

Mas a ideia é boa e viável

 LDR da mais trabalho, bastaria apenas um rele simples para reduzir o brilho dos leds...
Pois acho que o ldr nao daria certo, pois o intuito eh reduzir o brilho ao ligar as lanternas e nao acendimento automatico do painel.

#31
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Fiquei de postar as fotos do painel à noite:

O objetivo é mostrar que é possível colocar leds por trás dos mostradores do relógio/hodômetro e do computador de bordo e substituir a cor "verde sono" por branca.

Esta foto mostra o fundo verde (mal iluminado) do mostrador do relógio/hodômetro e do computador de bordo:

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Opyw


Aqui pode-se ver o efeito dos leds brancos por trás dos mostrador do relógio/hodômetro e computador de bordo:

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 C0yg

Ao vivo os números não ficam borrados como na foto...

#32
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ficou bom, Josimar, quando for tirar foto do painel coloca no máximo de resolução e tira a foto de longe e depois corta o só o pedaço do painel que interessa, isso evita de estourar a imagem por excesso de luz

#33
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu pela dica, Zanetti. Tirei de longe (mas não muito). Esta imagem já é um recorte. Talvez não tenha ficado muito legal porque fiz com celular.

Na próxima vou tentar com uma câmera fotográfica mesmo...

Abs

#34
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
fotografia tambem nao eh meu forte.... pior agora que a minha camera pifou.... as minhas pifam do nada.... ja perdi 2 cameras(canon e olympus a prova dágua) por falta de uso... Guardadas no armario e simplesmente pararam de funcionar.  Elas ate aparecem as fotos ja tiradas, mas nao aparece a imagem do captador ccd.

#35
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Pois é, eu até pensei em bolar um circuito com uma LDR, mas bateu a preguiça e ficou o potenciômetro mesmo

Mas a ideia é boa e viável

 ola Zanetti! no meu carro tem uns leds que nao sao utilizados como que indica defeito no cambio ou periodo de manutencao..... Sera que eu consigo acender esses leds ligando algum fio no conector?
Ou sera que no meu nao vai ter led nesses locais?
Estou pensando em usar esses leds no meu bloqueador de gasolina que comprei.(indicador de status)

#36
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Acredito que tendo e vc cortando a trilha original dê pra fazer o que vc quer

No meu tem esses LEDs
Spoiler:

#37
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Ficou fantástico, zannetti.
Fiquei curioso com o potenciômetro.scratch 

Qual o valor em Ohms e a potência do potenciômetro?

- Usou potenciômetro de carvão ou de fio?

- Usou em série com o conjunto de LEDs ou usou driver à tiristor?study 

E então, kentakk; vai encarar a modificação? Pelo menos a da iluminação permanente do painel?

Como disse: Meu medo é estragar os servomotores dos ponteiros na hora de arrancá-los.pale

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#38
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Obrigado Dolphiim, usei um potenciômetro de fio de 1K em serie com os LEDs, mas podia ser de 470 Ohms sem problema, é que esse estava a mão e usei

Os LEDs originais azuis já chegaram, mas agora estou fazendo outras coisas e ainda não tive a chance de trocar, pretendo trocar do painel de instrumentos, painel do carro e do rádio, vai ficar tudo azulzinho

Tenho tanta coisa pra colocar no carro que nem sei se vou ter tempo

#39
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Ferro de solda... Sugador... Micro-leds na placa (trilhas muito próximas)...
Minha sensatez sugere que não mexa.

Meu egoísmo acharia ótimo ver como ficaria tudo azul!

Troca só os dos Displays.

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#40
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu ja partiria para uma proposta diferente.... painel de intrumentos azul.... indicadores do console em cor levemente arroxeada...... nao sei se existe led nesta cor.
Eu vi que no farol do veloster tem luz de posicao roxa.

#41
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Deve ser LED RGB, kentakk.

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Led-rgb-smd-mini-plcc6-5050-5x5mm-50-unidades-k0189_MLB-O-4088374613_042013

No ML um pacote com 50 peças custa em torno de 30 reais. (barato, né?)
Vide em: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494926003-led-rgb-smd-mini-plcc6-5050-5x5mm-50-unidades-k0189-_JM

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#42
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
com RGB daria mais flexibilidade em escolher a cor que quiser.... bsatando pra isso 3 potenciometros....

#43
 monitorjorge

monitorjorge
Iniciante
Iniciante
Muito legal o trabalho, uma dúvida vi nas fotos painéis com marcador de temperatura e autonomia, isso tem a partir de qual versão?

#44
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
monitorjorge escreveu:Muito legal o trabalho, uma dúvida vi nas fotos painéis com marcador de temperatura e autonomia, isso tem a partir de qual versão?
creio que a partir do XLT 1.6 com air bag e ABS.... 
o freestyle apesar de ser XLT nao tem nada disso....
Nao tenho certeza posso estar falando besteira.

#45
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Estas informações das fotos são do computador de bordo (CB) do meu Eco 4WD 2009.

Assim como o Kentakk, não tenho certeza de quando começou a ser oferecido o CB, mas pelo que lembro, começou em 2008, apenas nas versões 2.0 e continuou assim até 2009, quando começou a aparecer também nas versões XLT 1.6 com ABS e Air Bag duplo.

A partir de 2010 foi oferecido como padrão em todas as XLT, incluindo as 1.6. É só o que lembro.


 Cool

#46
 aasilva25

aasilva25
Iniciante
Iniciante
olá pessoal, a minha eco 2004 e as luzes que ilumina o painel são as pinguinhos normais, e o que deixa a cor verde sono é o acetato, pergunta se eu colocar os leds azuis no lugares das lampadas originais o painel vai ficar azul ou não? ou tenho que trocar o acetato para poder trocar esse verde sono???

#47
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Aasilva25, eu coloquei leds brancos por trás do mostrador e o tom ficou branco, sem sinal do verde:  

Esta foto mostra o fundo verde (mal iluminado) do mostrador do relógio/hodômetro e do computador de bordo:

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 Opyw

Aqui pode-se ver o efeito dos leds brancos por trás dos mostrador do relógio/hodômetro e computador de bordo:

leds azuis - Colocando LEDs azuis no painel de instrumentos da Eco 2008 - Página 2 C0yg

#48
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
josimar o painel branco ficou legal... mas o colega disse que a eco dele eh 2006 e o acetato eh verde, no caso dos modelo mais novos acho que o acetato eh branco.

#49
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Entendi, Kentakk. Achei que ele estivesse se referindo aos mostradores. Realmente não sei se no meu caso o acetato é branco e as lâmpadas são esverdeadas... Sorry...

Meu verdinho do acetato continua lá...

What a Face

#50
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Queria mesmo era achar micro LEDs RGB, assim deixava da cor que quisesse
o legal do RGB que alem de escolher as cores tambem daria pra fazer um circuito que de acordo com o consumo mudaria de cor por exemplo se tivesse consumindo muita gasolina ficaria vermelho se estiver no minimo de consumo ficaria verde....
O civic novo tem algo semelhante, se tiver usando no modo economico eh de uma cor se usar no modo esportivo fica noutra cor.

#51
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos