bom ha alguns anos atrás, qnd fui comprar o primeiro fusion, ja estava na boca de vir o novo, fiz todos os calculos possiveis(seguro, desvalorização após 1 ano, manutenção, combustivel), com todos os concorrentes q me agradavam na época, q eram: jetta, civic, corola, C4 e vectra; depois de calculos e mais calculos, cheguei a conclusão de o que importa é o que vc quer, pq no fim das contas sempre perdemos e acabei conprando o fusion, por ser muuuuito mais carro q todos os outros em todos os sentidos, isso pq ainda coloquei uma desvalorização absurda de 50% no fusion, se fosse trocar em apenas 1 ano, 2 anos depois, troquei o fusion pelo novo e não tive tanto prejuizo assim, a desvalorização foi na média do mercado, mesmo o carro estando fora de linha, pois o carro estava muito conservado. no final tive uma desvalorização de 30%, q pra 2 anos de uso, é a média do mercado. Ou seja compre o que vc sonha, no final sempre perdemos, e esses sem vergonhas de agencias, concessionárias e afins, sempre saem ganhando!!
eu passei a pouco pelo mesmo dilema seu, e fechei com a eco, devido algumas situações q encaro, como enchentes e transito pesado, onde ela se sai melhoir, pela altura nas enchentes e pelo tamanho no transito pesado. Em outras condições teria comprado o focus. o fiesta descartei logo na comparação entre os 3!! hehehehee
Ah sim e o fusion na época assim como a eco e o focus agora estava com taxa 0%, o que ajudou um pouco nas 2 vezes(tanto no fusion como agora na eco).