EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[RESOLVIDO] MOTOR DE PARTIDA / BATERIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Aquadros

Aquadros
Iniciante
Iniciante
Olá, pessoal!!!

Sou novo aqui no Club, e já inicio minha participação relatando e compartilhando com vocês um problema que aconteceu comigo, e meu Eco, claro (rsrsrs), numa das viagens que fiz para São Paulo, mas que, graças a Deus, foi resolvido. Meu Ecosport é 2004 XLT 1.6.
Saindo de Curitiba, rodei até o Graal Petropen, próximo a Registro. Ao retornar ao carro para continuar a viagem, nada de partida do motor. Quando ocorreu esse problema aqui em Curitiba mesmo, houve suspeita de que o relé do farol de neblina estivesse em curto, porque quando ligava esses faróis, o carro apagava e demorava funcionar novamente, e, ainda assim, com os conectores dos faróis de neblina desconectados.
O fato é que, dias depois esse problema tinha, aparentemente, "sumido", reconectei as conexões e, tranquilo, voltou a funcionar.
Retomando o relato acima, da viagem a SP, pressupondo que ainda seria o relé dos faróis de neblina, desconectei-os, e nada do mesmo jeito. Ao continuar revistando o carro para encontrar o problema, me deparei com o solenóide do motor de arranque com o miolo frouxo, ou seja, quebrado, o que poderia estar causando um curto-circuito na partida, fazendo o painel apagar e resetar todo o sistema elétrico. Retornando a Curitiba, troquei o solenóide e aproveitei e troquei as escovas do motor de arranque. Montei e ao dar a partida, nada novamente, o painel continuava apagando e resetando. Foi nesse momento que, ligando os fatos, e juntando os sintomas, me ocorreu que havia esquecido de revisar a bateria. Ao medir, ela tinha tensão, mas não tinha corrente o suficiente para fornecer no momento da partida. Sendo assim, bateria substituída, problema resolvido. É outro carro. Normalzão, melhorou em 100% tanto a partida quanto o sistema elétrico em geral. Bateria nova, carro "novo"...rsrsrs...Fica a experiência compartilhada.
Abraços a todos.

#2
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Aquadros escreveu:Olá, pessoal!!!

Sou novo aqui no Club, e já inicio minha participação relatando e compartilhando com vocês um problema que aconteceu comigo, e meu Eco, claro (rsrsrs), numa das viagens que fiz para São Paulo, mas que, graças a Deus, foi resolvido. Meu Ecosport é 2004 XLT 1.6.
Saindo de Curitiba, rodei até o Graal Petropen, próximo a Registro. Ao retornar ao carro para continuar a viagem, nada de partida do motor. Quando ocorreu esse problema aqui em Curitiba mesmo, houve suspeita de que o relé do farol de neblina estivesse em curto, porque quando ligava esses faróis, o carro apagava e demorava funcionar novamente, e, ainda assim, com os conectores dos faróis de neblina desconectados.
O fato é que, dias depois esse problema tinha, aparentemente, "sumido", reconectei as conexões e, tranquilo, voltou a funcionar.
Retomando o relato acima, da viagem a SP, pressupondo que ainda seria o relé dos faróis de neblina, desconectei-os, e nada do mesmo jeito. Ao continuar revistando o carro para encontrar o problema, me deparei com o solenóide do motor de arranque com o miolo frouxo, ou seja, quebrado, o que poderia estar causando um curto-circuito na partida, fazendo o painel apagar e resetar todo o sistema elétrico. Retornando a Curitiba, troquei o solenóide e aproveitei e troquei as escovas do motor de arranque. Montei e ao dar a partida, nada novamente, o painel continuava apagando e resetando. Foi nesse momento que, ligando os fatos, e juntando os sintomas, me ocorreu que havia esquecido de revisar a bateria. Ao medir, ela tinha tensão, mas não tinha corrente o suficiente para fornecer no momento da partida. Sendo assim, bateria substituída, problema resolvido. É outro carro. Normalzão, melhorou em 100% tanto a partida quanto o sistema elétrico em geral. Bateria nova, carro "novo"...rsrsrs...Fica a experiência compartilhada.
Abraços a todos.

Defeito besta heim? Era a coisa obvia, mas que nunca pensariamos... eu tive um problema semelhante num outro carro que tenho. A partida era normal, mas as vezes ele falhava e nao dava a partida, pois notei que a bateria estava fraca. Mas uma vez carregada ela girava normalmente. Nao conseguia associar a bateria fraca ao problema. Mas ai notei que o problema acontecia quando ouvia o som um pouco mais alto com o farol aceso e transito pesado, ou seja, giro baixo nao carrega a bateria, e o farol com o amplificador acabava com a bateria.
Conclusao troquei de bateria e coloquei tambem um voltimetro de leds que vende no Mercadlivre. Assim na duvida antes de desligar a ignicao eu aperto um botao que coloquei que mede a tensao da bateria antes de desligar o motor. Mas nessa adaptacao tive que colocar um rele auxilar entre a bateria e o alternador, pois so assim consigo medir a carga da bateria com o motor ligado. E com um detalhe extra esse rele isola totalmente a bateria do alternador qdo desligo o motor o que previne ate fugas extras de correntes pelo alternador quando o carro esta parado na garagem, ouseja, sem querem matei 2 coelhos com uma cajadada.

#3
 Aquadros

Aquadros
Iniciante
Iniciante
Isso mesmo, colega! Foi exatamente isso que pensei, tão óbvio que o momento nervoso que a gente passa bloqueia pra pensar.

Ainda bem que não foi nada grave...hehehe...

É isso ae!!! "É nóis"

#4
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos