Pois é, como alertado, o assunto é controverso mesmo...
Mas basta ver as dezenas de declarações aqui no fórum falando que tiveram problemas ao mudar de combustível...
A maior queixa é que o consumo não muda após sair do etanol para a gasolina. Se fazia 5 km/L no etanol, continuam fazendo 5 km/L na gasosa. Outra queixa recorrente é a que o Willian citou: o carro não liga pela manhã ou apresenta dificuldades para ligar.
Dando um rolé por outros fóruns, achei algumas informações (http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=7&t=4363):
"O manual do Hyundai HB20 recomenda fazer isso."
"Então, qndo saí da css, o vendedor me deu essa dica (ou ordem, sei lá!): qndo eu trocar o combustível, de etanol pra gasolina e vice-versa, eu teria q andar pelo menos uns 5km antes de desligar o carro, para q o chip pudesse reconhecer o combustível novo... "
"Já tive esse problema com um celta. Completei com gasolina pois ia viajar após o trabalho. Quando fui pegar depois o carro não ligava. Toda vez que vc trocar o combustível, tem que rodar uns km pra injeção se adaptar ao novo combustível."
"Meu primeiro carro (um uno fireflex 2006) me trouxe o mesmo problema. Um dia, perto de casa, completei com etanol (e antes usava gasolina)... Rodei 400 metros e estacionei em casa.
Isso era sexta. No sábado, o carro não dava partida. A FIAT mandou um cara lá e ele fez partida e explicou que toda vez que vc altera a concentração dos combustível vc deve rodar até o chip sentir a mudança (cerca de 5km ou 20 min +-)...
Não diferente, o manual do HB20 recomenda isso com acerto."
Como o Marcos citou, a Volks recomenda este procedimento:
Como efetuar a troca de combustível no motor TOTALFLEX?
Nunca conduzir até esvaziar o tanque de combustível. O abastecimento de combustível irregular pode causar falhas de ignição e acúmulo de combustível não queimado no sistema de escape. Isso pode danificar o catalisador.
Se o veículo TOTALFLEX ficar imobilizado por “falta de combustível”, será necessário abastecer o veículo com o mesmo tipo do último combustível utilizado - gasolina ou etanol.
Se for necessário abastecer o tanque com combustível diferente do que estava sendo utilizado, poderá ocorrer:
[*]Dificuldade na partida com o motor frio.
[*]Perceptíveis quedas no rendimento do motor.
O veículo deverá percorrer aproximadamente 5 km para reconhecer o novo combustível, para que não ocorra uma das situações acima.
http://www.vw.com.br/pt/fale_conosco/perguntas_e_respostas/informacoes_tecnicas/como_efetuar_a_trocadecombustivelnomotortotalflex.html