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Motor não abaixa temperatura

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#1
 rogerzanela

rogerzanela
Iniciante
Iniciante
Boa tarde nobres companheiros.

Tenho uma Nova Ecosport 12/13 e durante uma viagem acendeu a luz da temperatura, mesmo estando com aditivo e etc.

Tive que prosseguir viagem esperando esfriar, ligando e desligando.

Faz quase 3 semanas que o carro está internado na oficina de um amigo.

Pra começar, verificamos a bomba d'água, já havia sido trocada e está boa.

Plainamos cabeçote, colocamos junta original de aço e continuou esquentando.

Trocamos válvula termostática, limpeza no radiador, reservatório de água e tampa, mangueiras, sensor de temperatura e mesmo assim não parou de esquentar.

Abrimos novamente o cabeçote e mandamos verificar se tinha trinco, retifica respondeu que está tudo ok, não há irregularidades.

Resolvemos colocar junta de amianto.

Não resolveu.

Retiramos o ar do sistema e fomos fazer um teste.

Até chegar na rodovia, não aqueceu, depois chegou até 130 graus.

O sistema fica com tanta pressão que incha o reservatório de água.

Não sabemos mais o que fazer pra resolver essa situação.

Alguem já passou por isso? Tem ideia de como resolver ?

Muito obrigado desde já.

#2
 rogjr8086

rogjr8086
Iniciante
Iniciante
Olá, que situação complicada essa sua.
Mas vamos lá, nunca passei por isso. Mas você ja fez praticamente todo o sistema de arrefecimento e junta do cabeçote.
De uma olhada na tampa do reservatório, a tampa deveria aliviar essa pressão pela válvula, nao pode estufar reservatório, alias é pra isso que ela serve.
Esse aumento de pressão no sistema so pode ser causado por trincas no bloco, no carter, ou no cabeçote, ou ainda por empenamento no bloco, ja que vc ja fez o nivelamento do cabeçote.

Mas vai postando mais detalhes que vamos ajudando ai.
abraço e boa sorte.

#3
 rogerzanela

rogerzanela
Iniciante
Iniciante
O reservatório de água e tampa foram trocados também na semana passada.

Mudei de oficina, vamos ver os próximos passos.

Eu levei o cabeçote para testar se tinha trinca, o resultado foi negativo, não havia trincas. Porém já estou duvidando se realmente foi feito um teste.

Próximo passo é analisar bloco, só resta ele.

#4
 rogjr8086

rogjr8086
Iniciante
Iniciante
Complicado mesmo amigo, quando começa a dar esses problemas que ngm acha é meio desanimador. Mas peça pra medir a tampa, essas tampas vivem dando problema. E agora veja se nao tem trincos no bloco.

#5
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
Boa noite amigo, esse carro é seu desde zero? É 1.6 ou 2.0.

Mas vamos tentar ajudar, não sei se é seu desde zero e se aditivo do sistema de resfriamento foi trocado a cada 2 anos conforme manual, e pelo tipo aditivo correto certo. Os carros da FORD tem algumas mangueiras mais finas entre o reservatório e a válvula termostática, bem como alguns ( T )s de conexão dessas mangueiras finas, fora redutores de pressão em algumas delas, se você soltar a porta que conecta na parte superior do reservatório verá esse redutor, e entenderá o que estou falando, o seu carro pode estar com um dos casos mais difíceis e bestas de achar que é obstrução dessa parte do sistema por sedimento de resíduos do motor ou mesmo da mistura de aditivos de tipos diferentes que forma borra, sugiro que desmonte todas essas mangueiras e testa a pressão nelas bem como verifique os ( T )s dessas conexões. O sedimento criado por mistura de aditivos diferentes parece uma massa e é difícil de ser notado pois ele se prende nas partes plásticas do sistema, exatamente nas válvulas de pressão e T.

Boa sorte na manunteção

#6
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