Postado Seg Abr 18, 2016 4:26 pm
Galera, preciso se uma opinião: qual líquido de arrefecimento devo usar na minha EcoSport 2011? Posso usar um líquido de arrefecimento comum?
Obrigado!
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Última edição por zaninis em Qua Abr 27, 2016 4:17 pm, editado 1 vez(es)
zaninis escreveu:Sim.
Porém os sintéticos são uma evolução.
Uso sem medo .
E mais, o original sempre queima o reservatório e deixa a água suja breve.
Esse da FORD acho mesmo ruim. Tenho um VW e é bem diferente.
janduir10 escreveu:zaninis escreveu:Sim.
Porém os sintéticos são uma evolução.
Uso sem medo .
E mais, o original sempre queima o reservatório e deixa a água suja breve.
Esse da FORD acho mesmo ruim. Tenho um VW e é bem diferente.
Permita-me discordar amigo. Nenhum fabricante de automóvel hoje em dia, nem mesmo os chineses recomendam aditivo de polímeros. Desde os anos 80 todos recomendam monoetilenoglicol. Essa estória de não amarelar reservatório, não ressecar borrachas, é papo do seu Adg e Diego velocímetros. Amarelar reservatório, com o passar dos anos, e a caloria não tem milagres. Já vi eles trocarem aditivo original honda (monoetilenoglicol - que dura 10 anos ou 200.000km) de um Honda Civic 2013 com menos de 60.000km. Sacanagem com o dono. E ainda usaram o Koube de polímeros.
A Koube força muito a barra no marketing. Fora aquele solvente que eles colocam no tanque. O Adg deve ter brigado com a Koube, pois agora ele está vendendo um aditivo da Radiex R1882 superconcentrado que custa menos de R$20,00 (1 litro trata até 8 de água)com o nome da marca dele (mas vai querer cobrar no mínimo 3x mais caro). Aditivo recomendo monoetilenoglicol de marcas grandes como Delphi- Acdelco- Petronas -Bardhal, etc
zaninis escreveu:janduir10 escreveu:zaninis escreveu:Sim.
Porém os sintéticos são uma evolução.
Uso sem medo .
E mais, o original sempre queima o reservatório e deixa a água suja breve.
Esse da FORD acho mesmo ruim. Tenho um VW e é bem diferente.
Permita-me discordar amigo. Nenhum fabricante de automóvel hoje em dia, nem mesmo os chineses recomendam aditivo de polímeros. Desde os anos 80 todos recomendam monoetilenoglicol. Essa estória de não amarelar reservatório, não ressecar borrachas, é papo do seu Adg e Diego velocímetros. Amarelar reservatório, com o passar dos anos, e a caloria não tem milagres. Já vi eles trocarem aditivo original honda (monoetilenoglicol - que dura 10 anos ou 200.000km) de um Honda Civic 2013 com menos de 60.000km. Sacanagem com o dono. E ainda usaram o Koube de polímeros.
A Koube força muito a barra no marketing. Fora aquele solvente que eles colocam no tanque. O Adg deve ter brigado com a Koube, pois agora ele está vendendo um aditivo da Radiex R1882 superconcentrado que custa menos de R$20,00 (1 litro trata até 8 de água)com o nome da marca dele (mas vai querer cobrar no mínimo 3x mais caro). Aditivo recomendo monoetilenoglicol de marcas grandes como Delphi- Acdelco- Petronas -Bardhal, etc
Respeito sua opinião.
O fato no meu caso que depois de trocar para o sintético, estou já a quase 2 anos com ele e o mesmo encontra-se límpido, sem ferrugem alguma e o reservatório está realmente bem branco ainda.
Como em SP dificilmente haverá problema de congelamento não vi problema algum.
Reforço...com o original (estou falando do meu carro/experiência, carro este que retirei 0KM) pouco tempo depois comecei notar a oxidação.
Pretendo em breve efetuar nova troca (por tempo mesmo) e voltarei a usar o sintético.
Acho que um problema sério ocorreu no aditivo usado pela ford em 2010, 11 e até 12.
Tenho também um Polo do mesmo ano e ainda com o aditivo original (que é a base de glicol) hoje com 90.000 KM.
O reservatório está levemente queimado e o líquido limpo. Em breve pretendo trocar (por tempo) mas em time que está ganhando, não mexo.
Da Eco ia substituir pela oxidação que estava começando a ficar mais forte, mas não deu tempo. A "excelente" carcaça e vávula termostática usada pela Ford deu pau antes exigindo a troca. Por duas vezes com tive de voltar de reboque por mangueira estourada pois a famigerada travou fechada. Ai optei pelo sintético.
Posso lhe garantir que os youtubers não me influenciaram. Optei pelo sintético por ver resultados em outros carros e por acreditar que novas tecnologias são bem vindas. Se não testar, não saberei se realmente funciona.
Usei e até hj, aprovo.
Em tempo, note que as montadoras reduziram muito o aditivo. Não acredito se tratar de apenas economia.
10 anos? puxa eu pensei ter lido 2 anos no manual da ecosport.... se forem 10 anos eu ainda estou dentro do prazo, afinal o carro tem 23mil km.janduir10 escreveu:zaninis escreveu:janduir10 escreveu:zaninis escreveu:Sim.
Porém os sintéticos são uma evolução.
Uso sem medo .
E mais, o original sempre queima o reservatório e deixa a água suja breve.
Esse da FORD acho mesmo ruim. Tenho um VW e é bem diferente.
Permita-me discordar amigo. Nenhum fabricante de automóvel hoje em dia, nem mesmo os chineses recomendam aditivo de polímeros. Desde os anos 80 todos recomendam monoetilenoglicol. Essa estória de não amarelar reservatório, não ressecar borrachas, é papo do seu Adg e Diego velocímetros. Amarelar reservatório, com o passar dos anos, e a caloria não tem milagres. Já vi eles trocarem aditivo original honda (monoetilenoglicol - que dura 10 anos ou 200.000km) de um Honda Civic 2013 com menos de 60.000km. Sacanagem com o dono. E ainda usaram o Koube de polímeros.
A Koube força muito a barra no marketing. Fora aquele solvente que eles colocam no tanque. O Adg deve ter brigado com a Koube, pois agora ele está vendendo um aditivo da Radiex R1882 superconcentrado que custa menos de R$20,00 (1 litro trata até 8 de água)com o nome da marca dele (mas vai querer cobrar no mínimo 3x mais caro). Aditivo recomendo monoetilenoglicol de marcas grandes como Delphi- Acdelco- Petronas -Bardhal, etc
Respeito sua opinião.
O fato no meu caso que depois de trocar para o sintético, estou já a quase 2 anos com ele e o mesmo encontra-se límpido, sem ferrugem alguma e o reservatório está realmente bem branco ainda.
Como em SP dificilmente haverá problema de congelamento não vi problema algum.
Reforço...com o original (estou falando do meu carro/experiência, carro este que retirei 0KM) pouco tempo depois comecei notar a oxidação.
Pretendo em breve efetuar nova troca (por tempo mesmo) e voltarei a usar o sintético.
Acho que um problema sério ocorreu no aditivo usado pela ford em 2010, 11 e até 12.
Tenho também um Polo do mesmo ano e ainda com o aditivo original (que é a base de glicol) hoje com 90.000 KM.
O reservatório está levemente queimado e o líquido limpo. Em breve pretendo trocar (por tempo) mas em time que está ganhando, não mexo.
Da Eco ia substituir pela oxidação que estava começando a ficar mais forte, mas não deu tempo. A "excelente" carcaça e vávula termostática usada pela Ford deu pau antes exigindo a troca. Por duas vezes com tive de voltar de reboque por mangueira estourada pois a famigerada travou fechada. Ai optei pelo sintético.
Posso lhe garantir que os youtubers não me influenciaram. Optei pelo sintético por ver resultados em outros carros e por acreditar que novas tecnologias são bem vindas. Se não testar, não saberei se realmente funciona.
Usei e até hj, aprovo.
Em tempo, note que as montadoras reduziram muito o aditivo. Não acredito se tratar de apenas economia.
Quanto a redução da proporção do aditivo, eu entendo que é pra economizar mesmo, pois o aditivo monoetilenoglicol custa bem mais caro. Mas vale lembrar que Honda e Toyota não diminuíram em nada a proporção e seus aditivo a 1 troca é aos 200.000 km ou 10 anos. O aditivo de polímeros protege contra corrosão, isso é certeza, pois tenho em testes bombril a mais de 1 ano o aditivo superconcentrado Radiex R1882 na proporção 1/8 com água de torneira e com água desmineralizada e os 2 frascos o bombril mantem-se em estado de novo. E olha que esse aditivo custa por volta de R$18,00 o litro e trata até 8 litros de água. É o mesmo que o ADG vai usar com sua marca própria, mas imagine o preço que terá. Devemos lembrar que o aditivo base monoetilenoglicol não ferve até uns 130 graus. Já o de polímeros tenho certeza que a 100 graus começa a fazer bolhinhas e isso causa a famosa cavitação. Mas se tivesse comprado um carro usado que nunca usou aditivo, eu iniciaria usando esse aditivo da Radiex e trocaria a cada 6 meses. Depois de uns 2 anos não sujando mais e não aparecendo vazamento ai sim eu partiria para o aditivo base monoetilenoglicol... Abs
janduir10 escreveu:10 anos ou 200.000 km são para os aditivos Honda e Toyota quando saem zero. Depois eles recomendam metade do tempo. Nem me atentei a quanto tempo é no manual Ford. Uso na Eco da esposa 3 litros do Delphi RL10008 que dura 5 anos ou 240.000 km. Custa 23,00 no ML. Eu já uso da Delphi desde os anos 90 e nunca tive problemas de ferrugem... mas marcas como Petronas, Acdelco, Bardhal também são muito boas, mas custam mais caro.
kentakk escreveu:no motor 1.6 alguem sabe o volume total de fluido vai no arrefecimento?
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