Postado Dom Fev 26, 2017 9:42 pm
Boa Noite Amigos e Amigas!
Escrevo esse tópico com o objeto de ajudar a todos em algum momento.
Sou bem rigoroso quanto a manutenção dos meus veículos, mas algo me surpreendeu. Sou proprietário do Ecosport XLT 2.0 16V Automática 2009 equipado com os motores Duratec.
Excelente veículo! Moro na região de Ribeirão Preto-SP, e acontece que no dia 03/02/2017, estava retornando de uma viagem a Ribeirão Preto-SP quando próximo a cidade de Pradópolis, meu Ecosport simplesmente acendeu a luz de óleo do motor a primeira vez e apagou. Após 6 segundos, novamente acendeu e o carro desligou. Era o começo de uma longa história...rs
Logo de cara: levantei o capô e... cadê a água no reservatório? Vi no painel que a temperatura estava normal. Tirei a vareta de óleo e tinha óleo no cárter! Meu veiculo foi guinchado até a oficina mecânica.
Lá, verificou que a mangueira superior do radiador havia se rompido, e meu motor ferveu...
Bom... iniciamos os trabalhos para retirar o cabeçote no dia 08/02/2017. Acompanhei todos os detalhes com o meu mecânica que teve muita paciência comigo, pois sou bem exigente e gosto de mecânica (possuo conhecimento mediano, depois dessa: conhecimento avançado...rs).
O grande problema que é encontrado no Ecosport: falta de espaço! Para você realizar um trabalho simples nesse motor é necessário muita vontade e paciência. Toda parte frontal teve de ser retirada e o motor suspenso por um apoio hidráulico porque o coxim foi solto.
Após a abertura e retirada do cabeçote, os cilindros, pistão e anéis estavam perfeitos. A junta do cabeçote (metálica) havia sido avariada, assim como o cabeçote empenado. Água foi encontrada no cabeçote.
A usinagem no cabeçote não é recomendada para motores moldados com liga de alumínio (embora raras montadoras permitam um limite mínimo). A Ford não permite a usinagem. Porém, optei por tentar uma usinagem uma vez que cilindros, anéis e pistão estavam todos em perfeito estado.
Na retífica (demorei para encontrar uma pessoa que desse conta...), feita no dia 10/02/2017, constatei que meu cabeçote estava muito empenado, fora dos padrões aceitáveis...
Um limite aceitável, mesmo em condições de recomendação e permissão por montadoras, é que a usinagem não consuma (rebaixe) o cabeçote por mais de 0,1 mm. Foi retirado 0,55 mm do meu cabeçote, um número considerado alto. Ao realizar o teste de estancamento de válvulas (por mim), verifique que as sedes e retentores foram danificados. Uma junta da marca Bastos, de material fibra (conhecido como papel, mas não é!) com uma espessura maior foi utilizada afim de compensar a perca na usinagem do cabeçote.
Com o cabeçote agora pronto, no dia 17/02/2017 e 18/02/2017 a montagem foi realizada. Verifiquei que as canaletas do meu radiador havia sido rompidas e dutos estavam entupidos e reservatório de expansão trincado. Troquei ambos, além da mangueira.
Aproveitei e troquei a correia de distribuição e o tensionador completo, pois havia uns estalos e que após a troca desapareceu!
Ao montar, observei que a tampa de válvulas havia derretido. Optei por testar essa tampa com novas juntas.
Troquei óleo e filtro. A partida foi dada: o Ecosport funcionou bem mas... e a luz de óleo? Continuou acessa. Volta tudo novamente e agora verificar o cárter!
No dia 21/02/2017, o cárter foi aberto e para a surpresa da maioria dos mecânicos: o pescador derreteu e havia muita água nos dutos e cárter do motor.
Novamente, encontrei o pescador e a bomba apenas em um desmanche em São Paulo. Nenhuma fabricante fornece o pescador, apenas a Rede Ford com seus 15 dias de espera!
Aproveitei para verificar a parte de baixo do motor, que estava em perfeito estado.
Moral da história: o carro ficou pronto no dia 25/02, ontem, num trabalho que iniciou as 10h da manhã e terminou as 22h da noite! Em todas as etapas participei ativamente, sempre com o paquímetro e régua na mão!
Espero que tenha contribuído aqui no Fórum! Estou a disposição de todos!
Att, Patrick Faustino.
Escrevo esse tópico com o objeto de ajudar a todos em algum momento.
Sou bem rigoroso quanto a manutenção dos meus veículos, mas algo me surpreendeu. Sou proprietário do Ecosport XLT 2.0 16V Automática 2009 equipado com os motores Duratec.
Excelente veículo! Moro na região de Ribeirão Preto-SP, e acontece que no dia 03/02/2017, estava retornando de uma viagem a Ribeirão Preto-SP quando próximo a cidade de Pradópolis, meu Ecosport simplesmente acendeu a luz de óleo do motor a primeira vez e apagou. Após 6 segundos, novamente acendeu e o carro desligou. Era o começo de uma longa história...rs
Logo de cara: levantei o capô e... cadê a água no reservatório? Vi no painel que a temperatura estava normal. Tirei a vareta de óleo e tinha óleo no cárter! Meu veiculo foi guinchado até a oficina mecânica.
Lá, verificou que a mangueira superior do radiador havia se rompido, e meu motor ferveu...
Bom... iniciamos os trabalhos para retirar o cabeçote no dia 08/02/2017. Acompanhei todos os detalhes com o meu mecânica que teve muita paciência comigo, pois sou bem exigente e gosto de mecânica (possuo conhecimento mediano, depois dessa: conhecimento avançado...rs).
O grande problema que é encontrado no Ecosport: falta de espaço! Para você realizar um trabalho simples nesse motor é necessário muita vontade e paciência. Toda parte frontal teve de ser retirada e o motor suspenso por um apoio hidráulico porque o coxim foi solto.
Após a abertura e retirada do cabeçote, os cilindros, pistão e anéis estavam perfeitos. A junta do cabeçote (metálica) havia sido avariada, assim como o cabeçote empenado. Água foi encontrada no cabeçote.
A usinagem no cabeçote não é recomendada para motores moldados com liga de alumínio (embora raras montadoras permitam um limite mínimo). A Ford não permite a usinagem. Porém, optei por tentar uma usinagem uma vez que cilindros, anéis e pistão estavam todos em perfeito estado.
Na retífica (demorei para encontrar uma pessoa que desse conta...), feita no dia 10/02/2017, constatei que meu cabeçote estava muito empenado, fora dos padrões aceitáveis...
Um limite aceitável, mesmo em condições de recomendação e permissão por montadoras, é que a usinagem não consuma (rebaixe) o cabeçote por mais de 0,1 mm. Foi retirado 0,55 mm do meu cabeçote, um número considerado alto. Ao realizar o teste de estancamento de válvulas (por mim), verifique que as sedes e retentores foram danificados. Uma junta da marca Bastos, de material fibra (conhecido como papel, mas não é!) com uma espessura maior foi utilizada afim de compensar a perca na usinagem do cabeçote.
Com o cabeçote agora pronto, no dia 17/02/2017 e 18/02/2017 a montagem foi realizada. Verifiquei que as canaletas do meu radiador havia sido rompidas e dutos estavam entupidos e reservatório de expansão trincado. Troquei ambos, além da mangueira.
Aproveitei e troquei a correia de distribuição e o tensionador completo, pois havia uns estalos e que após a troca desapareceu!
Ao montar, observei que a tampa de válvulas havia derretido. Optei por testar essa tampa com novas juntas.
Troquei óleo e filtro. A partida foi dada: o Ecosport funcionou bem mas... e a luz de óleo? Continuou acessa. Volta tudo novamente e agora verificar o cárter!
No dia 21/02/2017, o cárter foi aberto e para a surpresa da maioria dos mecânicos: o pescador derreteu e havia muita água nos dutos e cárter do motor.
Novamente, encontrei o pescador e a bomba apenas em um desmanche em São Paulo. Nenhuma fabricante fornece o pescador, apenas a Rede Ford com seus 15 dias de espera!
Aproveitei para verificar a parte de baixo do motor, que estava em perfeito estado.
Moral da história: o carro ficou pronto no dia 25/02, ontem, num trabalho que iniciou as 10h da manhã e terminou as 22h da noite! Em todas as etapas participei ativamente, sempre com o paquímetro e régua na mão!
Espero que tenha contribuído aqui no Fórum! Estou a disposição de todos!
Att, Patrick Faustino.