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Luz do reservatorio de partida-a-frio piscando

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#1
 lcoltri

lcoltri
Iniciante
Iniciante
Ola pessoal esse e meu primeiro topico comprei uma ecosport xls 1.6 flex 2007 faz uns 4 meses e notei que desses dias pra ca quando dou partida a luz de injeçao (aquela que tem uma bomba de posto kkkkk) nao sei se e da injeçao voce vira a chave ela ascende ate ai normal ai dou partida ela pisca umas 4 ,5 vezes e apaga o que seria isso se alguem me pudesse ajudar obrigado desde ja agaradeça e peço desculpa pela bomba de posto kkk pq nao entendo muito de carro .

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
olá amigão ,seja bem vindo ao Ecosport Clube !

A luz em questão significa que o nivel do reservatorio de partida a frio está muito baixo.
Isso não é preocupante enquanto não estiver frio hehehe pois o a injeção só vai injetar gasolina abaixo de 15 graus
(se houver apenas alcool no tanque)

#3
 lcoltri

lcoltri
Iniciante
Iniciante
Marcos-CWB escreveu:olá amigão ,seja bem vindo ao Ecosport Clube !

A luz em questão significa que o nivel do reservatorio de partida a frio está muito baixo.
Isso não é preocupante enquanto não estiver frio hehehe pois o a injeção só vai injetar gasolina abaixo de 15 graus
(se houver apenas alcool no tanque)

ola marcos obrigado kkkk ja tava imaginando quer era uma coisa mais complicada

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Completando a informação...

Se a luz o reservatório não estava acesa antes, então é provável que você tenha usado nestes últimos meses. 

Mas, como o Marcos citou, se você roda utilizando etanol, é melhor abastecer o reservatório. Pode precisar qualquer dia desses.

Eu raramente utilizo etanol, mas abasteço o reservatório porque não gosto dessa luz piscando... Parece que tem algo errado com o carro.

Detalhe: abastecer somente com gasolina, de preferência aditivada, com o motor desligado.

Abs

#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Ola Josimar,

Fiquei em duvida sobre o seu procedimento: alguns dizem que o certo é deixar o reservatorio cheio mesmo que não use, como no seu caso.
Outros dizem que o certo é deixa-lo vazio se não usar, pois a gasolina tem validade e se ficar muito tempo sem uso ela vira tipo um gel.

E agora ?

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Olá, Marcos.

Também tenho esta dúvida. Até hoje não obtive uma resposta satisfatória. Na verdade pensei o seguinte: vou deixar abastecido e de tempos em tempos vou secar o reservatório (são só de 450 a 500 ml)  e abastecer de novo, para evitar o envelhecimento da gasolina.

Mas já faz 2 anos que não "seco" o tal reservatório (os tais, no meu caso). Na verdade nunca nem pensei em como fazer isso.

Também já ouvi esta história da gasolina virar um "gel". No meu caso talvez não tenha feito diferença pois na minha região a temperatura varia de 18oC a 32oC, então provavelmente nunca precisei usar a gasolina do reservatório, mesmo quando eventualmente abasteço com etanol.

Vou tentar examinar o reservatório para verificar se é fácil realizar esta manutenção.

Você deu uma olhada no vídeo sobre o preço das peças? Gostaria que o assunto fosse discutido para verificar se a história do mito procede...

Abs

#7
 lcoltri

lcoltri
Iniciante
Iniciante
ola pessoal kkk verdade memso completei o reservatorio e danda da luz nao pisca mais kkkk mas nao to usando etanol por isso nem me liguei so coloco gasolina

#8
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Josimar,

A minha Eco não possui o reservatório de partida a frio, portanto não sei exatamente como é a cara desse reservatório. De qualquer maneira gostaria de sugerir o uso de uma seringa e um pequeno tubo plástico flexível para a remoção da gasolina velha, provavelmente assim você consegue fazer a "sangria" do sistema numa boa! O legal é que você não precisa desmontar nada e mesmo assim consegue remover todo o conteúdo do reservatório.

Eu estou procurando algo assim para fazer a troca do óleo da direção hidráulica da minha Eco, mas ainda não achei a seringa ideal... Tem que ser uma bem grossa para não ter problemas com líquidos muito densos... Nesse vídeo eles mostram mais ou menos o que eu quero dizer, dá uma olhada no tamanho da seringa, kkkkk:



Abraços!

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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"Para que complicar se podemos simplificar?"

Genial sua solução, Simioni. No meu caso dá para usar um equipo de soro, que se adapta bem à qualquer seringa padrão. E eu pensando em "desmontar" o sistema Embarassed ... Rsrsrsrsrsrs...

No seu caso, talvez um tubo de látex (garrote ou borracha de soro) resolva o problema. Você encontra em farmácias. Acho que esta seringa do vídeo é de 20 ml (20 CC).

Abs

#10
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Boa tarde Josimar!

Que bom que encontramos uma solução, hehehehe! Eu também tinha pensado inicialmente em desmontar o sistema, mas fala sério né?!

Boa ideia, acho que vou resolver isso tudo numa farmácia mesmo!

Boa sorte aí Very Happy 

Abraços

#11
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
pra quem nao usa gasolina de partida a frio que tal colocar etanol dentro dele? pelo menos o etanos nao estraga com o tempo...
Sera que nao da pra desligar o sensor que fica no reservatorio?

#12
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Falando nisso lembrei que tive um carro que coloquei um botão que acionava a bomba manualmente e quando precisava dar uma esticada apertava o acelerador ao máximo e acionava a bomba, dava uma melhorada considerável

Josimar, gasolina vira uma gosma nojenta, eu tenho um fiat uno 97 (30 mil Km) parado na garagem a uns 7 anos e a gasolina que ficou no tanque estragou tudo

Edit;
Fui até ver o tanque do gerador que tem quase 2 anos que não uso, a gasolina esta com cheiro ruim, mas ainda funciona

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti, você tem até um gerador em casa? Vou repetir a frase ... "Um homem prevenido vale por dois".

E esse uno parado na garagem, é algo do tipo sentimental, um backup, segundo carro que acabou nunca precisando ou é coleção mesmo?

Agora fiquei mais curioso para checar a gasosa no(s) reservatório(s). Tenho a seringa mas não tenho o equipo de soro, mas vou usar um tubo à vácuo para retirar uma amostra.

Suspect

#14
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Caraca, Uno 97 com 30.000 km?! Zanetti conta pra gente essa história aí... E o gerador?!

Ainda não arrumei a seringa e o tubo, preciso achar o óleo antes!

Abs

#15
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Esse carro era da mulher, mas ela parou de dirigir por problema de saúde, ai deixei quieto na garagem pra ocupar espaço
O gerador foi na época que tinha tipo um racionamento e todo dia faltava luz, ele é pequeno (1200 W), é só para iluminação, ventilador, micro e TV

Não sei nem onde fica o reservatório do Eco, mas não tem como tirar a mangueira e sangrar a gasolina por ela?

Edit;
Esqueci de falar que agora ele esta servindo de guarda bagulho, bati o banco traseiro e deixo tudo dentro dele, mas tá novinho tem A/C e nunca bateu

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tirei umas fotos para mostrar a localização do reservatório. São do 2.0, mas do 1.6 é no mesmo lugar: à esquerda.

Luz do reservatorio de partida-a-frio piscando Ernz


Luz do reservatorio de partida-a-frio piscando V6z8


Luz do reservatorio de partida-a-frio piscando Stsl

O bocal é bem longo, uns 30 cm. a gasolina parece ser retirada com o auxílio de uma bomba. Não dá para visualizar mangueiras. Parece que não é muito fácil sangrar a gasolina deste local. Acho que a ideia do Simioni é mais funcional.

Mas tem que ser uma mangueira de pelo menos 40 cm. Não consegui sequer retirar uma amostra com o tubo à vácuo.

confused

#17
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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É, parece meio complicado, parece que a ford para conseguir espaço para os passageiros comprimiu o porta malas e o compartimento do motor, saudades de quando se abria o capot a dava quase uma pessoa dentro dele

No Del Rey com o motor que não era ainda o CHT dava uma criança de 5 anos deitada de cada lado do motor

#18
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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zanetti escreveu:Falando nisso lembrei que tive um carro que coloquei um botão que acionava a bomba manualmente e quando precisava dar uma esticada apertava o acelerador ao máximo e acionava a bomba, dava uma melhorada considerável

Josimar, gasolina vira uma gosma nojenta, eu tenho um fiat uno 97 (30 mil Km) parado na garagem a uns 7 anos e a gasolina que ficou no tanque estragou tudo

Edit;
Fui até ver o tanque do gerador que tem quase 2 anos que não uso, a gasolina esta com cheiro ruim, mas ainda funciona
Zanetti! Nem fale em coisas paradas em casa.... eu tenho uma moto que ta parada ha uns 8 anos ela tem apenas 11mil km... a gasolina deve ter virado pedra dentro do tanque.....

#19
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
SIMIONI escreveu:Caraca, Uno 97 com 30.000 km?! Zanetti conta pra gente essa história aí... E o gerador?!

Ainda não arrumei a seringa e o tubo, preciso achar o óleo antes!

Abs
Simioni.  Um tubo e seringa nao vai dar certo... pois o volume de vacuo que tem na seringa vai sequer cobrir o volume de ar na mangueira.... O certo eh chupar(no bom sentido Smile)   com a boca mesmo e ficar de olho, pois se entrar na boca queimalegal....
Uma vez tirei assim... chupa, trava com a lingua, bota pra fora e despeija num pote..... Fazer varias vezes ate acabar a gasolina velha....

#20
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Em relação ao ar da mangueira, tenho experiência com um líquido bastante comum, mas igualmente viscoso: sangue.

Você tem razão, Kentakk. Mas você aspira até retirar o ar, a depender do comprimento da mangueira já se foi quase todo o volume da seringa, mas daí você dobra a mangueira com os dedos (ou dobra a própria mangueira), próximo ao bocal da seringa, desconecta a mangueira da ponta da seringa, volta o êmbolo para a posição original, reconecta a mangueira  e reinicia o processo. Aliás, terá que fazer isso toda vez que a seringa encher, seja de ar ou do líquido aspirado.

Se eu não tivesse que passar o dia viajando hoje iria tentar este processo.

Abs

#21
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Depois desse tempo todo ainda não tinha feito a sangria no reservatório, e nos últimos dias minha luz de aviso começou a piscar. Aí ontem fui abastecer e comentei o fato com o frentista, e não é que ele tinha a solução?

Ele tinha uma bomba para aspiração manual. Fez a limpeza do resto de gasolina que havia (uns 80 ml ao todo). Já fazia uns três anos que eu havia abastecido o reservatório (quando comprei o carro, rsrsrs), e a gasolina estava muito escura, mas pelo menos não virou uma borra, rsrsrs.  

A bomba era parecida com esta: http://www.protsul-rs.com.br/detalhes_produtos.php?id=68

Depois de esvaziado o reservatório, coloquei 6 tampas de um aditivo para combustível (aumenta a vida útil da gasolina) e completei com gasolina.

Vou tentar fazer a aspiração no outro carro com uma seringa e equipo para soro, como comentei antes. Se der certo posto o passo-a-passo.

 santa

#22
 Vinicius Maia

Vinicius Maia
Membro Pro
Membro Pro
kentakk escreveu:
zanetti escreveu:Falando nisso lembrei que tive um carro que coloquei um botão que acionava a bomba manualmente e quando precisava dar uma esticada apertava o acelerador ao máximo e acionava a bomba, dava uma melhorada considerável

Josimar, gasolina vira uma gosma nojenta, eu tenho um fiat uno 97 (30 mil Km) parado na garagem a uns 7 anos e a gasolina que ficou no tanque estragou tudo

Edit;
Fui até ver o tanque do gerador que tem quase 2 anos que não uso, a gasolina esta com cheiro ruim, mas ainda funciona
Zanetti! Nem fale em coisas paradas em casa.... eu tenho uma moto que ta parada ha uns 8 anos ela tem apenas 11mil km... a gasolina deve ter virado pedra dentro do tanque.....

KentaKK vc não ligava ela de vez em quando não?

#23
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Voltei ao posto onde foi realizada a drenagem do reservatório de partida a frio. Pedi para drenar do outro carro mas parecia que o reservatório estava vazio.

Tirei uma foto do aparelho usado para a sucção:

Luz do reservatorio de partida-a-frio piscando Smci

#24
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Resolvi não completar o reservatório, pois suspeitei que havia algo errado.

Havia um representante de aditivos para combustível presente e ele disse que esse aparelho era usado com sucesso para esvaziar o reservatório... Mas não acreditei. Desconfiei que a mangueira do aparelho era muito pequena.

Comprei uma mangueira usada para medir nível em construções e uma seringa. Adaptei o bocal da seringa com durex e acoplei à mangueira. 

O resultado foi esse:

Luz do reservatorio de partida-a-frio piscando Z5sp


Introduzi a mangueira até o fundo do reservatório e retirei cerca de 120 ml de gasolina velha, já muito escura:

  
Luz do reservatorio de partida-a-frio piscando Lb40

Foi necessário introduzir 60 cm de mangueira dentro do reservatório. Como a seringa era pequena (10 ml), foram necessárias várias sucções até secá-lo completamente.

Resultado: retirei toda a gasolina velha e depois completei com nova. Vou fazer esta sangria de 6/6 meses, para evitar acúmulo de gasolina velha e possível formação de depósitos que poderiam entupir o sistema.

Esta gasolina estava lá havia quase dois anos. Praticamente não preciso utilizar a gasolina do reservatório, pois faz muito calor na minha região, mas não gosto de deixar o reservatório vazio. Pode acabar danificando algum componente e, caso eu venha a precisar, não vai ter gasolina para auxiliar a partida.

 santa

#25
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse do posto de gasolina eu lembro que meu pai tinha um, é um densímetro sem o flutuador que era usado para analisar a solução da bateria

Como a maioria das baterias hoje são seladas arranjaram outra utilidade

#26
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