#1
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Ter Jan 31, 2012 7:29 amBom Dia,
Tenho uma Ecosport 2012 Automática!
Estou tendo problemas com a descida das marchas, como se o botão de kickdown não estivesse funcionando. Hj levei pra primeira revisão e reclamei, e o mecanico maravilha da Ford disse que o modelo que eu comprei não possui o botão kickdown.
Me pergunto se o mecânico é tão incopetente assim ou se realmente existe algum modelo sem a função. Eu sempre achei qeu se é automática deve vir com o botão.
Vim subindo a serra e sem chance dela passar de 80 km/h..Vc soca o pé vezes e vezes e nada de descer a marcha. Não posso confiar em um carro qeu não me dá segurança nas ultrapassagens mais básicas.
Alguém mais com esse problema?
Grata
#2
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Ter Jan 31, 2012 8:47 am"Todo veículo de transmissao automática possui um recurso denominado kick-down. Consiste num botao sob o acelerador que, pressionado pelo uso de todo o curso do pedal, provoca reduçao de marcha para melhorar as respostas do motor. Basta aliviar a pressao no acelerador para que uma marcha superior seja novamente engatada."
Texto retirado do site CAR TUNING REVOLUTION
Caso quera reduzir a marcha sem pressionar todo o pedal do acelerador vc pode utilizar o overdrive, redução de quarta para terceira marcha (overdrive/ off)
Ao apertar este botão acenderá uma luz no painel (O/D OFF) e a marcha reduzirá de 4º para 3º, ou seja, com este modo ligado a 4º marcha não entrará, só funcionará 1º, 2º e 3º.
#3
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Ter Jan 31, 2012 9:07 amMuito estranho, tenho uma automática 2012, e o funcionamento é normal, cravo o pé no fundo e ela reduz as marchas. uma diferença que senti na eco (já tive váááários carros automáticos) é que o kick down dela, é mais forte que os demais, tem q cravar o pé com gosto!! ele é beeeem no fundo do curso. ou como eu faço q é mais simples, eu troco na mão, reduzindo a marcha pela alavanca, colocando em 2 e 1 ou apertando o botão mencionado na imagem q o Lucas falou! caso nem na alavanca as marchas reduzam, sem duvida esta com problemas!!
#4
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Ter Jan 31, 2012 1:23 pmEntão, temos uma outra Ecosport, só qeu 2007.
Essa realemnte se vc pisar até o fundo a bichinha chega a pular, por isso eu resolvi comprar uma zero, chando qeu seria melhor que a outra.
Sei aonde fica o over drive e tudo mais, mas mesmo acionando ele não ta descendo a marcha.
Na concessionária me informaram que não existe mais o botão kicdown, e que a descida das marchas ocorre qd vc soca o pé até o fundo. Pois caros colegas eu soquei por 3 x xingando o carro de fdp pq queriam me atropelar e eu não conseguia sair da frente pq ela não passava dos 80 km/h. Minutos depois ela ergue o giro e trocou pra que eu pudesse sair da frente.
Fiquei imaginando o que o cara de trás falou: A mané compra carro 2.0 e não sabe usar o acelerador...UHAhuahuauh
Está na concessionária pra teste, mas eles diem que andaram com ela e funciona bem. Mas na cidade não tem como ver pq nem chega a pedir marcha.
Mandei eles pegarem a BR e sair pra Praia ...
#5
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Ter Jan 31, 2012 3:47 pmmuito complicado. Bom eu tinha uma 2008 e agora uma 2011, existe uma diferença no acelerador das 2, a 2011 tem q apertar mais!! mas a melhor forma que vc tem pra mostrar pros "especialistas" da css é colocar o cidadão dentro do carro, com vc dirigindo e mostrar pro "competente" o problema, qnd a minha deu problema na cx de direção(2008) e sempre falavam q era normal, até quebrar o pau e testar outras 4 e PROVAR que EU estava certo. Infelizmente eles são assim, ficam empurrando pra acabar a garantia. Uma outra coisa que pode te ajudar, é ligar para a FORD e fazer a reclamação formalmente, e abrir o processo interno, que assim tmb pode ser mais rápido, e te garante o serviço feito em garantia, mesmo após o termino da mesma, pois o problema começou com o carro ainda em garantia!!
#6
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Ter Jan 31, 2012 5:04 pmJa aconteceu comigo esse probleminha de enfiar o pe pra trocar de Marcha e a velocidade se manter constante em 80 km/h.
Acho que o probleminha é de inteligencia na caixa de mudança e nao pressāo no pé. Talves um bug no modelo 2012 já que antes de comprar a Minha, testei bastante uma 2008 e nunca tive problemas.
Vale ressaltar que nao e toda hora que acontece esse problema, NA maioria das vezes (99,99%) funciona muito bem.
#7
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FreeStyle 1.6Postado
Ter Jan 31, 2012 9:08 pmPergunta: Não seria algum limitador de velocidade que você acionou no computador de bordo?
Desculpe pela pergunta, a minha Eco não tem computador de bordo, estou apenas supondo este problema.
Abraços
#8
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Ter Jan 31, 2012 9:15 pmefemota sua eco é freestyle do modelo 2008 e não tem comp de bordo?? achava que era de serie no modelo. tem certeza q não tem??
o comp de bordo não tem limitador de velocidade!
#9
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Ter Jan 31, 2012 10:54 pmEla também demora para engatar quando troca do D para o R com o carro quente? Na serra, às vezes, dependendo da inclinação e da carga do carro, não adianta pisar no fundo que não vai baixar a marcha (normalmente quando tu já está em 3a). É bom testar bem no plano. Ver se pisando rápido no fundo a 80Km/h ela baixa da 4a para a 2a e mais leve da 4a para a 3a, e a 60 se baixa da 3a para a 2a sem tremer ou demorar. É bem possível que o teu câmbio esteja com vazamento. Caso seja diagnosticado, não permita a "reprogramação" mas sim exija que a caixa inteira seja trocada.
Ah sim, se a Ecosport tem o botão mesmo, eu não sei - sempre achei que fosse pela abertura do acelerador. É raro eu precisar pisar no fundo para baixar marcha.
Mauricio, a minha 2008 não precisa pisar lá no fundo não. Só se eu quiser sentir o tranco hehehe talvez tenham mudado a regulagem para a Ecosport mais nova.
Última edição por kingleer em Ter Jan 31, 2012 11:01 pm, editado 1 vez(es)
#10
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Ter Jan 31, 2012 11:00 pmo que me referi de pisar no fundo, é q qnd crava o pé no fundo, ela reduz tudo q pode. a minha é assim, por exemplo, se piso no fundo e ela reduz pra 2ª, mas ainda daria para engatar a 1ª, só entra a 1ª se cravar o pé no fundo ou puxar a alavanca pra trás!!
#11
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Ter Jan 31, 2012 11:02 pmIsso é verdade. E às vezes não reduz nada por causa da carga/inclinação, mesmo. Aí só na alavanca.
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Qui Fev 02, 2012 10:15 am Lucas escreveu:"Todo veículo de transmissao automática possui um recurso denominado kick-down. Consiste num botao sob o acelerador que, pressionado pelo uso de todo o curso do pedal, provoca reduçao de marcha para melhorar as respostas do motor. Basta aliviar a pressao no acelerador para que uma marcha superior seja novamente engatada."
Texto retirado do site CAR TUNING REVOLUTION
Caso quera reduzir a marcha sem pressionar todo o pedal do acelerador vc pode utilizar o overdrive, redução de quarta para terceira marcha (overdrive/ off)
Ao apertar este botão acenderá uma luz no painel (O/D OFF) e a marcha reduzirá de 4º para 3º, ou seja, com este modo ligado a 4º marcha não entrará, só funcionará 1º, 2º e 3º.
Este overdrive funciona muito bem, principalmente se você esta na cidade ou em baixa velocidade, abaixo de 60 eu sempre desligo o O/d.
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#13
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Qui Fev 02, 2012 5:08 pm ekist escreveu:
Este overdrive funciona muito bem, principalmente se você esta na cidade ou em baixa velocidade, abaixo de 60 eu sempre desligo o O/d.
Ué, mas por quê?
#14
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Qui Fev 02, 2012 5:13 pmtmb não entendi!! o botão de overdrive off, é para velocidades maiores ou atingir velocidade máxima do carro.
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Sex Fev 03, 2012 5:04 am ammauricio escreveu:tmb não entendi!! o botão de overdrive off, é para velocidades maiores ou atingir velocidade máxima do carro.
]
Quando você desliga o O/D a eco não engata a 4 marcha, quando cocê aciona ela engata a 4 e fica mais econômica nas viagesns e tal, mas para cidade eu deixo o O/D em off, fica a luzinha ligada no painel...
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#16
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Sex Fev 03, 2012 11:50 am ekist escreveu:
Quando você desliga o O/D a eco não engata a 4 marcha, quando cocê aciona ela engata a 4 e fica mais econômica nas viagesns e tal, mas para cidade eu deixo o O/D em off, fica a luzinha ligada no painel...
A pouco menos de 60Km/h a 4a marcha já é engatada por economia. Não vejo outro motivo para desligar o O/D a não ser subida ou descida de serra.
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Sex Fev 03, 2012 12:07 pm kingleer escreveu: ekist escreveu:
Quando você desliga o O/D a eco não engata a 4 marcha, quando cocê aciona ela engata a 4 e fica mais econômica nas viagesns e tal, mas para cidade eu deixo o O/D em off, fica a luzinha ligada no painel...
A pouco menos de 60Km/h a 4a marcha já é engatada por economia. Não vejo outro motivo para desligar o O/D a não ser subida ou descida de serra.
Teóricamente desligando o O/D você fica sem a 4 marcha, melhorando nas subidas e decidas...
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#18
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Seg Fev 06, 2012 12:39 pmCaros!
Resumindo a história, eles cagaram no modelo novo!
Foram feitos testes e mais testes, e nos modelos 2011/2012 não existe mais o botão, e sim, ela deve descer a marcha pela pressào no fundo do acelerador. Na cidade ela se comporta razoavelmente bem, desce a marcha e manda pau. Na estrada infelizmente é umc arro qeu não dá confiança na ultrapassagem. Com a 2007 vc pode estar a 140, crava o pé a a bichinha desce a marcha e vai pra alegria....Já na nova tá uma decepção.
Me mandaram usar álcool que aumeta a combustão e tals...Mas realmente essa transição do modelo a gasolina pro Flex perdeu muita potência. Triste isso pq é um carrinho tudo de bom...
=(
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Seg Fev 06, 2012 12:42 pm dalbuquerque escreveu:Caros!
Resumindo a história, eles cagaram no modelo novo!
Foram feitos testes e mais testes, e nos modelos 2011/2012 não existe mais o botão, e sim, ela deve descer a marcha pela pressào no fundo do acelerador. Na cidade ela se comporta razoavelmente bem, desce a marcha e manda pau. Na estrada infelizmente é umc arro qeu não dá confiança na ultrapassagem. Com a 2007 vc pode estar a 140, crava o pé a a bichinha desce a marcha e vai pra alegria....Já na nova tá uma decepção.
Me mandaram usar álcool que aumeta a combustão e tals...Mas realmente essa transição do modelo a gasolina pro Flex perdeu muita potência. Triste isso pq é um carrinho tudo de bom...
=(
Mas o botão O/D ainda existe nas 2012, comprei uma faz um mês, mas sinto que as vezes soco o pé e ela não desce marcha...
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#20
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Seg Fev 06, 2012 1:31 pm ekist escreveu: dalbuquerque escreveu:Caros!
Resumindo a história, eles cagaram no modelo novo!
Foram feitos testes e mais testes, e nos modelos 2011/2012 não existe mais o botão, e sim, ela deve descer a marcha pela pressào no fundo do acelerador. Na cidade ela se comporta razoavelmente bem, desce a marcha e manda pau. Na estrada infelizmente é umc arro qeu não dá confiança na ultrapassagem. Com a 2007 vc pode estar a 140, crava o pé a a bichinha desce a marcha e vai pra alegria....Já na nova tá uma decepção.
Me mandaram usar álcool que aumeta a combustão e tals...Mas realmente essa transição do modelo a gasolina pro Flex perdeu muita potência. Triste isso pq é um carrinho tudo de bom...
=(
Mas o botão O/D ainda existe nas 2012, comprei uma faz um mês, mas sinto que as vezes soco o pé e ela não desce marcha...
Então, o O/D existe, mas serve pra nao deixar ela passar da terceira..
O que ela devia fazer é cair violentamente a marcha e acelerar até o nabo qd vc aperta no final do acelerador...
Mas infelizmente vc fica com aquela sensação de pói póin póin fiquei na mão ...
#21
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Seg Fev 06, 2012 2:14 pmpor isso que as vezes eu fico cismado com automaticos... Como nao tem botao quick-down no seu acelerador entao com certeza o quick down deve ser do tipo eletronico, tipo assim deve utilizar o sensor da borboleta da injecao eletronica juntamente com o rpm do motor e sensor da velocidade do carro, assim o cambio interpreta que o motor esta muito solicitado entao deveria baixar marcha. Mas como vc disse que nao obedece entao deve ser um tipo de programacao no cambio. Entao reza pra achar um bom mecanico, poism em autorizada vc nao vai achar. Tenta uma oficina especializada em automaticos.
#22
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Seg Fev 06, 2012 2:20 pmas vezes a marcha nao desce por motivos de segurança, pois as vezes se descer marcha a rotacao pode subir acimado limite de giro do motor. A funcao od serve para ficar evitando o famosa caça-marchas que fica toda hora subindo e descendo marhca, nessa hora eh melhor ter o cambio que pode tornar-se semiautomatico, assim vc pede na alavanca as marhca que quer, tipo tiptronic. Mas o cambio mais bem elaborado foi o do antigo fit honda que praticamente nao tinha marhcas, ele tinha 2 polias e as 2 polias de acordo com o abre e fecha da mesma altera as relacoes de marhca. Hoje em dia esse cambio equipa o nissan sentra e o renault fluence. Dizem que esse cambio eh bem eficiente, mas pena que a manutencao eh precaria.
#23
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Seg Fev 06, 2012 3:15 pmno meu carro não tenho muito esse problema, se cravo o pé com gosto, ela reduz tudo q pode. se reduzir menos do que eu quero, eu puxo a alavanca pro 1 e a bicha vai como eu quero. eu seja, é o que sempre falo, nada como aprender a usar o cambio. inclusive, eu apanhei um pouco até aprender a realmente usar o cambio automático no primeiro carro q eu tive. depois, a melhor coisa q tem é usar a alavanca colocando em 1,2,D, por isso existem essas opções no cambio!!
#24
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Seg Fev 06, 2012 3:30 pmoi garota, qual é a concessionaria que voce levou seu carro ? seu eu conhecer alguem por la vou ligar pra eles e informar que a concessionaria
esta sendo "detonada" no maior portal Ecosport do país, quem sabe eles atendem com mais atenção o seu caso...,
Kentakk, algum automaticos mais modernos tem as teclas SPORT, COMFORT, etc ... justamente pra mudar os tipos de troca das marchas.
#25
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Seg Fev 06, 2012 7:48 pm ammauricio escreveu:efemota sua eco é freestyle do modelo 2008 e não tem comp de bordo?? achava que era de serie no modelo. tem certeza q não tem??
o comp de bordo não tem limitador de velocidade!
Só respondendo a dúvida. A minha tbm é fst 2008 e não tem computador de bordo... logo não é de série não.
Abraço!