Olá,
Johnnatan.
Poder, você pode. Mas, segundo o manual do veículo (Versão 2011 - pág. 3-61), veja o que vai acontecer se usar o óleo
10W40:
1 - maior tempo de partida do motor;
2 - perda de performance do veículo;
3 - maior consumo de combustível e
4 - aumento no nível de emissões de gases poluentes...
Se achar que estas mudanças são aceitáveis, siga as orientações dos
mexânicos muito
essperientes que tem por aí e coloque um óleo mais
grosso...
Explico: Nos motores mais antigos (até os anos 90), era comum a elevação gradativa da viscosidade do óleo, de acordo com a km rodada, como uma forma de mascarar as folgas entre componentes do motor.
Aliás, revendas de carros usados ainda usam este artifício para diminuir a emissão de fumaça que sai dos escapamentos dos carros com elevada km. Mas põe elevada nisso: estou me referindo a carros com 200, 300.000 km rodados...
O objetivo do óleo mais viscoso é justamente
tapar buracos nas juntas do motor e evitar que fique queimando óleo junto com o combustível. Isso funciona bem para
tapear, mas também acelera o desgaste do motor...
Ah! Mas se perguntar para o meu pai, ele vai dizer que o óleo tem que ser mais grosso mesmo. Perguntei quando ele trocou o óleo, e ele disse que nem lembra. Deve ter sido há uns cinco anos... Só completa o nível. Perguntei se troca o filtro... Que filtro????
Cá para nós,
seu carro ainda é novo! Se você faz a manutenção correta, esqueça isso de óleo mais grosso. E se um dia ele começar a fumaçar (lá pelos 200.000 km...), é porque o motor precisa de manutenção, e não de óleo mais
grosso...