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Ecosport só engata a primeira marcha parado

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#1
 Manoel

Manoel
Iniciante
Iniciante
Não sei se é normal
meu ecosport 2008 xls só engata a primeira marcha parado.
Só consigo voltar ate a segunda marcha em movimento a primeira marcha só engata parado
se eu for subir um morro tenho que parar o carro e engatar a primeira marcha só assim vai a primeira marcha
já aconteceu isso com alguém ou é normal isso no ecosport 2008 xls.

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Manoel, não sei nem te dizer que é normal, pois não consigo imaginar uma situação em que eu engataria a primeira marcha sem que o veículo estivesse parado ou quase parado.


Na minha concepção, a primeira marcha serve apenas para tirar o veículo da inércia, ou seja, estando sempre parado. Assim que possível, a segunda marcha deve ser engatada. Isso vai depender do tipo de via que se está trafegando. No plano, após poucos metros já se engata a segunda. Se for subir uma ladeira muito íngreme, pode-se protelar a troca.


Eu lembrei agora que, quando eu estava aprendendo a dirigir (o que já faz muito tempo, rsrs), eu já tentei engatar a primeira marcha ao me aproximar de uma preferencial, com o veiculo em movimento. O resultado foi um arranhado de dar dó na caixa de câmbio... 


Ou seja, o veículo não precisa estar totalmente parado para engatar a primeira, mas deve estar quase parado. Sei lá, a uns 5 a 10 km/hora. E isso porque os carros modernos tem anéis sincronizadores que facilitam a troca de marchas. Se fosse antigamente (caixas secas), até mesmo engatar outras marchas seria bem difícil!


Só que isso pode comprometer a caixa de câmbio. Minha dica é: só engate a primeira com o veículo totalmente parado! Se você vai subir a ladeira em primeira, isso não fará diferença.

A única marcha que não se pode engatar com o carro em movimento é a ré.


Cool

#3
 Manoel

Manoel
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Manoel, não sei nem te dizer que é normal, pois não consigo imaginar uma situação em que eu engataria a primeira marcha sem que o veículo estivesse parado ou quase parado.


Na minha concepção, a primeira marcha serve apenas para tirar o veículo da inércia, ou seja, estando sempre parado. Assim que possível, a segunda marcha deve ser engatada. Isso vai depender do tipo de via que se está trafegando. No plano, após poucos metros já se engata a segunda. Se for subir uma ladeira muito íngreme, pode-se protelar a troca.


Eu lembrei agora que, quando eu estava aprendendo a dirigir (o que já faz muito tempo, rsrs), eu já tentei engatar a primeira marcha ao me aproximar de uma preferencial, com o veiculo em movimento. O resultado foi um arranhado de dar dó na caixa de câmbio... 


Ou seja, o veículo não precisa estar totalmente parado para engatar a primeira, mas deve estar quase parado. Sei lá, a uns 5 a 10 km/hora. E isso porque os carros modernos tem anéis sincronizadores que facilitam a troca de marchas. Se fosse antigamente (caixas secas), até mesmo engatar outras marchas seria bem difícil!


Só que isso pode comprometer a caixa de câmbio. Minha dica é: só engate a primeira com o veículo totalmente parado! Se você vai subir a ladeira em primeira, isso não fará diferença.

A única marcha que não se pode engatar com o carro em movimento é a ré.


Cool



Ok Vlw.

#4
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